segunda-feira, 1 dezembro, 2025

Elogie seu filho do jeito certo!

 

Oi, moms!

Recebi este texto de uma amiga e adorei! Achei muito esclarecedor para nos informar de como devemos nos comportar para elogiar as crianças de modo que realmente faça a diferença na vida delas e as tornem pessoas melhores! O legal é que o texto é baseado em pesquisa, ou seja, tem credibilidade!

 

elogio 3

 

Vejam que interessante!

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

“Na vida não há prêmios nem castigos. Somente consequência”
Elogie o esforço, não a inteligência.
Elogie do jeito certo.

 

Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.

O grupo A foi elogiado quanto à inteligência.. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” …  e outros elogios à capacidade de cada criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!”,  e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.

 

Elogio

 

As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa… As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.

Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… você é solidária”, “Isso mesmo, filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.

Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”, “Como você é charmoso”, “Que cabelo lindo”, “Seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.

Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, de copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

 

elogio2

 

MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante.

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

211 COMENTÁRIOS

  1. Excelente texto!
    Na correria da vida cotidiana alguns pais esquecem de prestar atenção aos pequenos detalhes nos gestos/atitudes da criança e não elogiam de uma forma mais concreta o que foi realizado, ou seja, baseado em fatos! São feitos elogios muito comuns, do tipo “Que gracinha!”, “Que fofo!”, “Que lindinha!”… Sim, mas toda criança é uma gracinha, fofa e lindinha! Ocorre que quando presenciamos atitudes edificantes nestes pequenos, devemos sim elogiá-los pelo feito e da forma mais objetiva e direta /específica possível. Acredito que este comportamento irá despertar na criança a força de vontade, auto-confina e determinação.

  2. Sou mãe de trigêmeos, hoje com 10 anos, e sempre me questiono se estou fazendo a coisa certa em relação à formação deles como “pessoas de bem e pensantes”. Neste texto encontrei um apoio muito importante, acho que estou no caminho certo, sim. Parabéns pelo texto e obrigada por compartilhar.
    Abs

  3. Um estudo semelhante, acho que deve ser até o mesmo, saiu na Veja certa vez, meu marido guarda a pagina, antes mesmo de eu engravidar, hoje nossa filha está com 8 meses, e conforme ela for crescendo vamos agir assim, pois concordamos muito com isso.

  4. Juliana e Renata, sou uma feliz vovó e já li muito para que meus filhos fossem realmente felizes. Agora, a preocupação são os netos! Aprendi na Pedagogia Logosófica que o elogio puro e simples não soma em nada! Tive filhos “modesta à parte”, lindos! Tinha a maior preocupação e costumava dizer à eles que tinham sido elogiados pela simpatia, educação ao invés da beleza fisica! Sempre busquei forjar no interno dos meus filhos valores que dessem à eles defesas fisicas e mentais! Fiquei muito feliz em ler aqui pesquisas tão importantes para a felicidade de todas as crianças que já chegam numa epoca de carencia quase total de valores!

  5. Gostei do texto porque transmite uma importante “dica” para as mães de uma forma simples e ao mesmo tempo embasado em uma pesquisa realizada. Mesmo sem dar detalhes da pesquisa como número de participantes, tempo, classe social, por exemplo, parece justificar a forma correta de agir. Muito legal.

  6. Muito interessante, uma visao diferente de elevar a auto-estima, enquanto incentiva as crianças a darem o seu melhor. Parabens pela pesquisa e pelo texto.

  7. Adorei
    Alguns elogios já faço ao meu filho, mais com essa pagina vou sabendo como lidar com ele…
    Parabéns às pessoas que criaram e tds que colaboram

  8. Eu amei esse texto,vou lê-lo na reunião de pais da escola que trabalho,sou professora da sala de leitura e se puderem me mandar textos que de reflexão ficarei muito grata. Parabéns a todos. Um abraço. Regina Yano de Guararapes SP

  9. Parabéns! Muito Educativo o texto além disto quebra os paradigmas que ser um ser forte é que o mundo tem que girar entorno de si. Por isto a cada dia estamos gerando e educando seres com condutas marginalizadas e egoísticas.

  10. Parabéns pelo texto! As vezes os pais pensam que estão fazendo o melhor, e não percebem que está reforçando sentimentos de frustração do filho. E que elogiar é um reforço positivo. Abraços.
    Ana Maria Alvim Souza
    Psicologa Clínica Especialista em Cognitiva Comportamental

  11. ESTE TEXTO RETRATA FIELMENTE COMO DEVEMOS TRATAR AS CRIANÇAS COM RELAÇÃO AO SEU DESENVOLVIMENTO. PRECISAMOS, ENQUANTO EDUCADORES E PAIS, ESTAR ATENTOS A ISSO E LER MUITO, ESTAR ATUALIZADO SOBRE COMO A CRIANÇA SE DESENVOLVE E COMO DEVEMOS AGIR EM DETERMINADAS SITUAÇÕES. EU, COMO EDUCADORA, ACREDITO E FAÇO ISSO. DÁ CERTO. PARABÉNS PELO TEXTO. JÁ COMPARTILHEI COM MEUS AMIGOS DO FACE.

  12. Amei este texto e gostaria que ele chegasse a pais e mães que não sabem ou não querem agir dessa maneira eu aprendi o que eu tinha dúvida mas agora tenho certeza que estou tentndo acertar com meus filhos obrigdo.

  13. Fiz tudo errado e hoje sofro com isso , minha filha tem sete anos e eu vivia fazendo os elogios errados achando que era o correto :( hoje em dia ela não me obedece e é extremamente egocêntrica. Queria ter lido esse texto antes… Mas acredito que não seja tarde pra recomeçar e agora de forma correta. Muito obrigada por esse texto!

    • Oi, Demerson. São muitas as possibilidades dos motivos, mas o texto ajuda a clarear as ideia e dar uma direção, né? Pode ser que esse seja mesmo um motivo da preguiça da Nina.
      beijoss

  14. aqui “Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”, “Como você é charmoso”, “Que cabelo lindo”, “Seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”.” então não devemos NUNCA falar isso?

    No mais eu gostei de tudo, até compartilhei com amigas

  15. Oi, Juliana:

    Eu estou chegando no seu blog por indicação da minha esposa. Gostei do texto e parece fazer mesmo muito sentido. Só achei que faltou a citação do artigo original, que relata o experimento realizado. Vejo que não citar as fontes é algo recorrente, principalmente em textos brasileiros, talvez por achar que os originais sejam descritos em linguagem demasiadamente científica, ou em língua estrangeira. No entanto, a citação traria mais credibilidade às informações e daria a possibilidade das pessoas que tiverem interesse, ler o original. Fica aí a sugestão e parabéns pelo blog.

    • OI MArcelo, Tudo bem? Obrigada pelo retorno e comentário. Realmente eu não tinha nenhuma informação da pesquisa original, por isso não incluí no texto. Vou ver se consigo mais informações. Obrigada

  16. Parabéns pelo texto! Ame i e vou compartilhar com meus filhos e nora. Pois tenho duas neta s lindas e será muito útil para o aplicar em casa e na escola. Um grande abraço !!!

  17. Maravilhoso!!!

    Fico feliz por pessoas que postam um material de grande valor, bem que os face da vida poderiam conter mais conteúdos deste teor…

    Obrigado!!!!

  18. Extraordinário,verdadeiro..precisamos estimular nossos filhos,de uma forma que desenvolvam a capacidade de ter senso de auto critica,olhar seus limites sem medo e acreditar que são capazes de supera-los…adorei!

  19. eu sempre acreditei nesse tipo de educação, pois fui criada assim, elogios pela inteligência nunca, mais pelos esforços sim do meu pai e da minha mãe, vou dar um ex:uma certa vez falei para o meu pai:pai passei de ano estou na sexta série, sabe o que ele falou? você não fez mais do que sua obrigação, fiquei triste mais depois pensei comigo mesma o que valeu foi meu esforço de ter conseguido passar para sexta série com apenas 11 anos de idade, não sou só inteligente, sou esforça em primeiro lugar! !

  20. Parabéns pelo texto ,é muito esclarecedor para os pais que estão nessa caminhada. Parabéns também porque pela preocupação em responder aos comentários . Eu já criei meus filhos , mas adoro o tema educar. Iniciativas parecidas que levam a sociedade para um futuro melhor. Parabéns.

  21. Lendo esse texto reforço a tese de que somos seres em constante aprendizagem. A educação é um processo delicado e requer de nós atenção, dedicação, entre outros adjetivos favoráveis a tal processo, mas sobre tudo precisa de que sejamos sensíveis a essas necessidades.

  22. Parábens Juliana, muito esclarecedor e motivante este texto. Acho que antes de cuidarmos da educação das crianças, temos que nos preocupar com a educação dos pais.

    • Oi Andreson, concordo com você! TEmos que ter claro que somos o exemplo para nossos filhos e que atitudes contam mais do que 1000 palavras, certo?
      Obrigada

  23. Oi Juliana, bem certo o texto. Tenho tres filhas agora adultas. A primeira e a cacula sao bem bonitas, minha filha do meio e normal. Por a diferenca eu sempre estimulei ela mais e agora é quem acabo a universidade, as outras ainda nao consigueram. Acho que nosso comportamento familiar e bem importante no crecimento inteletual dos filhos. Bom seu blog.

  24. ótimo texto, isso tudo é verdade… tenho duas filhas uma de 2 anos e outra com 10 meses, rsrsrr tento todo dia ser uma boa mãe, fazendo elogios nos momentos certos e nas horas certas, e vejo que quando recebem o elogio ficam mais sorridentes, alegres, e isso faz toda a diferença se queremos que nossos filhos se tornem adultos fortes e persistentes e que eles possam aprender valores, princípios e ética.

    adorei, estamos no caminho certo. bj

  25. Gostei do texto e concordo com o que foi colocado, mas é importante lembrar que os elogios apresentados como “menos importantes” também são significativos para o desenvolvimento de auto estima da criança. A criança que não é chamada de linda pelos pais ou por outras pessoas pode passar muitos anos de achando feia mesmo sem ter qualquer motivo para isso.
    Acho que o fundamental é o equilíbrio.

  26. Que texto ótimo! Enquanto lia pensava na relaçao com meus filhos e fico feliz de estar no caminho certo! Adoro essas pesquisas que nos ajudam a entender essas pequenas coisas no comportamento humano. Parabens, adorei o blog! :)

  27. Ju querida, ótima matéria, parabéns! É por isso que o blog de vocês só cresce, conteúdo super útil e inteligente, bem o que queremos dividir e aprender sobre a educação de nossos pequenos. O que tenho sentido atualmente é que muitos pais estão criando seus filhos como “reis”, cheios de vaidade, que não sabem dividir, conviver com os outros ou lidar com frustrações. Sobre os elogios, achei legal a colocação de Pamela Druckerman em “Crianças Francesas Não Fazem Manha”. Segundo ela, os franceses confiam na capacidade dos filhos, tentam ouvi-los atentamente e incentivá-los a descobrir as coisas por si mesmos, mas não passam o tempo todo pendentes de suas atividades ou elogiando-os sem parar. E isso faz com que as crianças francesas sejam mais tranquilas. “Uma criança que recebe elogios o tempo todo termina por se sentir o centro do mundo e acha que pode interromper a qualquer momento ou fica constantemente querendo atenção”, diz. Beijão para vocês, pati

    • Pati minha amiga do coração! MUITO obrigada pelo seu comentário! Adorei! Estou morrendo de saudades de você e da sua família linda! Quero fazer uma entrevista com você aqui no blog! Me avisa quando estiver mais tranquila para eu te mandar as perguntas!
      Muito obrigada pelo comentário do livro “Crianças Francesas não fazem manha”, já li algumas partes e também adorei!Um milhão de beijos

      • Já vi que esse blog é daqueles sem nenhum compromisso com a verdade ou mesmo um espaço para debate.
        Publiquei uma resposta que questionava o tal “teste” e ela simplesmente foi moderada e bloqueada, sem qualquer ofensa à credibilidade da autora, apenas questionando o método da tal pesquisa. Educação de crianças é um assunto muito sério para ser guiada por “dicas de Facebook” e historinhas bonitinhas, Juliana.
        Não sei se tu vais autorizar o comentário, pois como já faltou coragem para aprovar o último, não duvido que falte neste também.

        • Ola Roberto, acredito que tenha havido algum engano. Nunca bloqueamos comentários construtivos, apenas aqueles ofensivos e que nada agregam nada para o blog. Se quiser expor novamente sua opinião fique a vontade! Obrigada

  28. Achei interessante, mas não sei se isso de fato foi um teste, uma pesquisa, ou apenas um texto de ficção, com uma base coerente.
    Se, de fato esse teste existiu é bastante boa essa abordagem, mas sempre fico com receio quando não há fonte clara. A gente cansa de ler textos bem articulados no facebook, com uma “fonte quente” no final, inclusive com título de mestre, doutor, etc…

  29. Olá, adorei o texto! Realmente muito esclarecedor!!! Mas me encasquetei com as fotos do texto!!! Me parece que isso diz muito sobre o pensamento do autor, ou do editor…Até parece que não existem crianças, famílias negras no nosso país…Sei que isso não tem a ver com o tema tratado, mas acredito que poderia haver representações de famílias brasileiras, que são muito diversificadas…pensem nisso para os próximos posts…obrigada!

    • OI Ana Paula, as fotos são apenas para ilustrar deixar o texto mais visual. Vamos prestar mais atenção nas próximas vezes para diversificar mais nas fotos! Obrigada pelo comentário e por participar do nosso blog.
      Muitos beijos

  30. Inteligência e persistência tem que andar juntas… sempre incentivo meu filho a tentar sempre até consegui e nunca desistir dos seus sonhos ou novas manobras… vc pode e vai conseguir afinal, faço isso porque sei que ele tem o dom e faz tudo com muito amor, porque gosta …Ezio , Pai do Campeão Mundial de Jet Ski, David Prado 12 anos. Piloto mais jovem do MUNDO Categoria Freestyle Amador( unica criança que compete com adultos nos 3 ultimos Mundiais. Nunca existiu uma criança antes a competir com eles, adultos). Veja fan page: davidpradobrazil ou face:davidprado

  31. Parabés JUliana, além de acertar em cheio na matéria, fiquei impressionado com o fato que vc respondeu todos seus comentarios.. muito respeito com seus leitores!!!

    Obrigado!

    • Oi MArcos, sabemos o quanto é importante dar um retorno para quem se preocupou em deixar um comentário, por isso tentamos responder a todos! As vezes demoramos um pouco , mas sempre tentamos deixar uma resposta! Obrigada pela participação.

  32. Fantástica matéria. Mas será que ainda resolveria aplicar no meu filho de 8 ano?
    Ele é super inteligente na escola, mas sempre elogiei sua inteligencia, e não da forma que explicou.
    Obrigada

    • OI Meire, coloca seu email no canto inferiro diretor do blog que voc~e recebrá todos os textos automaticamente em seu email! Fico muito feliz de ter gostado do blog. Beijos

  33. Texto ótimo!!! Eu me vi nesse texto… Minha mãe sempre me elogiou da maneira “errada” (claro que nuca foi a intenção dela), mas, tal fato, realmente me tornou uma adulta insegura, que não gosta de desafios, que não consegue passar em concursos, justamente por se achar inteligente demais, esperta demais e nunca estudar o suficiente para as provas!! :/
    Vou me policiar para, tentar, não errar com meus filhos!!!

  34. Que maravilha de informação que esse texto traz. Essa é uma daquelas informações de que “O Mundo Precisa Saber” para construirmos um lugar melhor para nós, nossos filhos e todas as pessoas viverem.

  35. Maravilhosa esta abordagem e posição!!! Vou começar hoje em casa, meus 2 filhos tem cada um que ler um livro para a escola e ate agora nada… vamos ver como eu vou me sair!!! beijos

  36. Isso é real. mais muitas os pais não estão esclarecido quanto algumas verdades e maneiras de falar com seu filhos, e saber a diferencia de elogiar a o esforço ao invés da inteligencia faz uma diferencia enorme. Que a cada dia possamos colocar em pratica coisas que vem somar na formação das nossas crianças

  37. Acompanho o blog desde que comecei a tentar. Na minha opinião, o mais completo e interessante! Agora estou grávida e fico muito feliz com essas informações. Realmente vejo uma diferença enorme em crianças do “grupo A” e do “grupo B”. Já passei o texto para o meu marido!!! Iremos nos esforçar!

  38. Adorei essa texto mais chorei muito tambem r admito que chorei pois sou verdadeira e sempre falo o que eu si to para minha mae ou meu pai o que eu sinti sobre o que eles falaram mas vivem disendo que foi so retruque meu falo o que n. Gostei naquilo para eles mudarem de atitude mas so me ignoram. Fis uma pergunta ao meu pai
    Como voce conseguiu aguentar a amamae todos esses anos ?
    E ele me respondeu:
    Porque oce ainda nao tinha nascido
    Fiquei muitissimo triste mas e verdade admito ter dado trabalho apos meu primeiro namorado ou seja apos meus 3 anose eu tambem tava voltando fe uma festa e meu pai me empurrou na cama e disse :
    .oce e a pior filha
    E eu perguntei :
    Mas pq ??
    E ele disse :
    Pq voce e um lixo
    Akilo me marcou muito e n tiro da cabeça isso
    Enao mas voltando ao omeço chorei pq meus pis nunca me elogiaram de nem uma dessas maneiras
    Entao em fim se eu errei alguma palavra espero que entendao mesmo assim obrigada pela atençao e agradeço a tods que gostaram do meu lundo e curto comentario né??
    Hahahahahahahahaha

  39. Texto incrível, cheio de conteúdo que as vezes no dia a dia deixamos passar em branco.
    Realmente um elogio bem colocado vale muito na auto estima de nossos pequenos.
    Estão de parabéns Ju e Re!
    Bj

  40. Adorei o post! Sensacional! É assim que quero educar meu filho, vcs sao demais, sempre postando assuntos interessantes e reais para nos ajudar nessa difícil tarefa de formar um ser humano! Adoro o blog, vcs falam o que realmente interessa sem afetações e futilidades. Bjs eparabéns !

  41. Interessaante o texto principalmente neste momento que vivemos em que a beleza é considerada fundamental, as revistas apresentam o exterior como o mais importante, a inteligencia como o que vai ficar milionario como Bill Gates. Nos faz pensar no que é mais importante. Obrigada.

      • I’ve always thought Bob Graham would be fabulous because he has the soul of a poet, an perfectly tuned ear and eye for family and such a rich, deep sense of huyBintm.aut yes, Kirsty would be great. And Alison Lester too, because she writes such BEAUTIFUL perfect books and writes across so many age groups. In my next life I want to be an Alison Lester picture book.

  42. Não costumo escrever comentários em blogs ou sites, mas preciso dizer o quanto gosto do Just Real Moms. Este texto é ótimo, assim como as meninas que comandam o site. Elas gostam de coisas de qualidade e são bem reais, sem afetações, algo muito diferente da maioria dos blogs que vejo por ai. Vou ser mãe ainda neste mês e o site me ajudou muito!
    bjs e sucesso!

    • Re, Fiquei muuuito feliz com seu comentário! Muito obrigada pelo carinho… Parabéns pelo baby que vai nascer. Se precisar de mais alguma informação fique à vontade para pedir! Mil beijos

  43. Texto muito esclarecedor e que vai de encontro ao que quero passar pra minha filha. E com certeza irá me ajudar muito nessa missão de tentar formar um ser humano para conviver com outros, não simplesmente para viver em sociedade.
    Beijo!

    • Tenham certeza que vou disparar este texto para todas àquelas que tem filhos em formação. Penso assim e assim criei minha filha. Parabéns pelo texto!

    • Juliana, li o post, adorei e quando fui comentar rejeitaram dizendo que eu já havia feito comentário. Achei tão estranho!!
      Gostaria de saber se você conhece a Pedagogia Logosófica? Quando eu tinha os meus filhos no Colégio Logosófico era o que eles nos ensinavam na pratica de nossa docência. Aliás, esta ciência tem artigos maravilhosos sobre, criança, filhos… SE tiver interesse posso enviar pra você colocar aqui no seu blog. São artigos muito práticos e de muitos elementos para qualquer docente. Obrigada, GG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Ansiedade infantil: Nossos filhos vivem a geração mais triste da história

  Oi moms, Uma grande amiga me enviou um texto muito interessante sobre ansiedade infantil, com uma entrevista com o Dr....

As amizades de nossos filhos – por Orientace Pedagogia

Olá, meninas! Tudo bem? Hoje vim falar com vocês sobre as amizades de nossos filhos. Que amigos são muito importantes...

Como escolher a escola para meu filho? – por Orientace Pedagogia

  Olá, moms! Em meio a tantas opções de escolas hoje em dia, decidir onde seu filho vai estudar não é uma...

A importância do chorar – por Renata Soifer

  Olá, meninas! Como estão? Hoje, a nossa querida colunista e psicóloga, Renata Soifer Kraiser, que é autora do livro "O sono...