terça-feira, 16 setembro, 2025

9 comportamentos da vida adulta que são influenciados pela infância

Oi, mamães e papais, tudo bem? Hoje vim dividir com vocês 9 comportamentos da vida adulta que são influenciados pela infância!

Já escutei várias vezes dizerem que os primeiros anos de vida determinam a personalidade do adulto!

E isso sempre me impressionou muito, mas depois que tive filhos, pude perceber que isso faz todo o sentido, uma vez que as crianças são “esponjas” e absorvem tudo o que veem e escutam.

Li uma matéria do site administradores  que detalha os principais comportamentos dos adultos que são influenciados por fatores do passado, ou seja, da sua infância!

Achei tão interessante que resolvi dividir aqui no blog.

Captura de Tela 2014-08-03 às 21.58.46

Espero que vocês gostem! Mil beijos!


Inúmeras pesquisas já provaram que o comportamento adotado na vida adulta é, em grande parte, decorrente das experiências pelas quais passamos na infância.

Obesidade e subserviência são alguns problemas que têm raízes no passado e podem ser atribuídos às atitudes de nossos pais.

Para ajudar você a fazer conexões entre o passado e o presente e se entender melhor – e quem sabe até tentar melhorar as características que lhe incomodam –, o Business Insider reuniu 14 fatores que podem ter sofrido influência de acontecimentos passados.

Veja quais deles selecionamos:


Codependência

Se quando criança seus pais não deixavam você tomar decisões, você pode ter se tornado um adulto dependente física ou emocionalmente de outra pessoa.

De acordo com a conselheira mental Laura JJ Dessauer, aquelas crianças que não puderam escolher como se vestir ou com quem brincar se tornaram adultos codependentes, o que significa que você nunca tem controle em seus relacionamentos, sendo facilmente manipulado.

Intimidade

Como foi a relação com seu pai? Se na infância você era ligado a seu pai, como adulto, sabe lidar com intimidade. “A pesquisa encontrou uma conexão definitiva entre a qualidade da relação pai-filho e as relações interpessoais mais tarde na vida”, disse o pesquisador-chefe Dr. Nurit Nahmani.

O que quer dizer que se quando criança você teve uma conexão emocional com seu pai, você é capaz de ingressar em um relacionamento íntimo saudável com um eventual parceiro amoroso.

Teimosia

Se você teve pais muito controladores, você pode ter se tornado um adulto teimoso.

Teimosia é um mecanismo de defesa que as crianças adotam para escapar da vontade de seus superprotetores. Quando crescerem, elas provavelmente carregarão esse comportamento para a fase adulta.

Problemas de comunicação

Você via muitos programas de televisão quando criança? Se sim, você pode ter prejudicado suas habilidades de comunicação. Pesquisadores descobriram que a TV diminui a comunicação entre pais e filhos.

Depois de observar crianças mães e seus rebentos, eles concluíram que mesmo quando havia diálogos, os comentários dos pais eram alheios à fala de seus filhos, resultando em uma “troca improdutiva que poderia dificultar oportunidade de aprendizagem para as crianças”.

Agressividade

Aqueles que assistiram a muita violência na televisão estão propensos a se tornarem adultos agressivos.

De acordo com um estudo que durou 15 anos, as crianças modelam seus comportamentos nas cenas violentas, nas quais gestos agressivos são recompensados.

Mau comportamento

Se você apanhou muito quando criança, pode ter se tornado um adulto dissimulado. No livro “Drive”, Daniel Pink explica que a tentativa de moldar o comportamento de uma criança através de recompensas ou punições não vai atingir o objetivo desejado.

Em vez disso, se corrigirem ao receber palmadas ou retaliações do gênero, as crianças vão se empenhar cada vez mais para não serem pegas da próxima vez.

A conclusão é que se seus pais bateram muito em você na infância, provavelmente você vai se deter a um mau comportamento, contudo, vai aprender como agir assim sem ser pego.

Hábitos alimentares

Traumas na infância podem ocasionar a obesidade na fase adulta. Vários estudos indicam uma correlação entre transtornos alimentares e o abuso sexual e outras experiências traumáticas na infância.

Um estudo de 2007 apontou que o abuso sexual na infância aumenta o risco de obesidade em 27% em comparação com mulheres que nunca foram abusados ​​sexualmente.

Quanto aos homens, um estudo de 2009 mostrou que sofrer abuso sexual na infância aumenta o risco de obesidade em 66% em comparação com os homens que nunca foram abusados sexualmente.

Desempenho fraco

Se você sofreu bullying quando criança, provavelmente se tornou um adulto pouco prático.

Um estudo britânico que acompanhou 7.771 pessoas dos 7 aos 50 anos descobriu que as vítimas de bullying na infância tinham baixa escolaridade, maior ansiedade, salários mais baixos e maior índice de depressão.

Depressão

Maus tratos na infância aumentam a predisposição à depressão.

Um estudo do King’s College de London realizado em 26 mil pessoas constatou que aqueles que enfrentaram diferentes formas de maus tratos têm 2,27 vezes mais chances de ter casos recorrentes de depressão.

Os maus-tratos, de acordo com relatório do The Guardian são:
• Rejeição por parte da mãe
• Disciplina severa por um dos pais
• Comportamento inconstante por parte do cuidador primário durante toda a infância
• Maus tratos físicos ou sexuais

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

3 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, o que digerimos qdo criança até por volta 7anos, forma-se a personalidade do ser e tdo vem à tona na fase da adolescência, por isto a fase complicada de viver… Abços.
    Viviane Filgueiras.

  2. Não possondizer quanto ao restante mas o bulling não me tornou uma pessoa mais fraca. Acho que tem a ver com como os pais agem diante disso. Quando era pequena não havia essa preocupação com o bulling e eu sofri de verdade com isso. O apoio da minha família fez toda a diferença. E eu aprendi a superar esse desafio assim como os demais que vieram com a vida adulta. O problema não é o bulling e sim como os pais, familiares te ajudam a passar por isso. O apoio da minha família foi fundamental. :)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Filhos, Paris e cansaço!

Oi, meninas, Tudo bem? Outro dia recebemos um e-mail bem legal da psicóloga Fernanda, que elogiou bastante o blog, disse que...

Política de Empresas Parceiras do Just Real Moms

Cara leitora e leitor, O site Just Real Moms mantém a política de ser completamente transparente em relação ao conteúdo...

Alimentação Infantil nas Férias Escolares: Equilíbrio e Saúde

Como manter o equilíbrio e a saúde dos nossos filhos quando falamos de alimentação infantil nas férias escolares?! Podemos...

Onde comprar acessórios diferentes para festas?

Para quem está planejando uma festa infantil, aí vai uma SUPER dica! Existem alguns sites internacionais MARAVILHOSOS com muita coisa...