Crianças que sentam em “W” – qual o problema? – por Dr. Jairo Len

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas03/12/18 By: Dr. Jairo Len
(4) Comentários

Olá!

Outro dia uma mãe me alertou sobre os problemas que podem causar a criança sentar com as pernas no formato de “W”.

Por isso, pedi ao nosso colunista, o pediatra Dr. Jairo Len, para esclarecer dúvidas sobre esta postura muito comum entre as criancas.

Espero que ajude!

Mil Bjsss

 

dr_jairo_len

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Crianças que sentam em “W” – qual o problema?

 

É muito comum você ver crianças sentando com as pernas em forma de “W’. Para algumas crianças a posição é bastante confortável. Ao mesmo tempo, mães e pais ficam corrigindo essa posição.

 

Sentar em W - Just Real Moms

 

Faz mal sentar em “W”?

– Existe um consenso entre fisioterapeutas que quando a criança assume muito esta posição, ela deixa – neste momento – de desenvolver outros movimentos muito importantes do corpo.

– Na postura em “W”, a criança experimenta um grande aumento da base de sustentação quando comparada com outras posturas sentadas, isso lhe garante maior estabilidade estática e menor necessidade de ajustes posturais.

– O “W” é uma posição muito estável, que não permite à criança exercitar seu equilíbrio, limitando as rotações de tronco e as transferências de peso laterais como aquelas que realizamos para alcançar um objeto.

 

Sentar em W - Just Real Moms

 

– Não vai haver, prioritariamente, problemas com as pernas – e sim com o não-desenvolvimento de demais movimentos importantes para fortalecimento muscular, principalmente na região do tronco.

– É evidente que o ideal é que haja bastante variação, tentando achar outras posições confortáveis, como as pernas cruzadas, evitando-se desde cedo que o sentar em “W” se torne um hábito.

 

Sentar em W - Just Real Moms

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:Crianças que sentam em “W” – qual o problema? – por Dr. Jairo Len
  1. camilla mota

    Olá, boa tarde, minha filha tem a posição de pernas W, sempre corrigi, ela está com 6 anos e desde que começou a andar aos 11 meses, notava-se um andar marchado, mesmo como quem rebola rsrs, as pessoas achavam que era charme dela, mas com o passar dos anos ela foi reclamando muito com dores nas pernas, consultamos um ortopedista que a examinou e fez rx, e não encontrou anomalias, mas uma grande elasticidade de nervos na posição W, foi encaminhada a fisioterapeuta , que logo na primeira olhada da coluna dela detectou uma irregularidade na bacia dela, quase imperceptível, mas ela é profissional, claro. Ela disse que por sentar nessa posição os “encaixes” do quadril que recebe o fémur deveriam estar virados pra frente, o dela está ligeiramente virados pra dentro, fazendo que sentar-se nessa posição se torne confortável. Como minha filha nao aguenta andar “longas” distancias a pé, levo ela no carrinho , aqui em Portugal é muito normal, por isso , não ha olhares. A fisioterapeuta encaminhou minha filha a ser tratada semanalmente com quiropata(acho que é assim que escreve) . Ainda não começamos o tratamento. Espero ter bom resultados. bjinhos, qualquer pergunta vai ao meu facebook: Camilla Martens da Mota

  2. Ana Paula

    Meu filho tem 3 anos, e desde que iniciou os primeiros passos percebemos que havia algo de errado, pois sempre andava na ponta dos pés,mas como ele nasceu com a unha encravada, o pediatra disse que poderia ser por este motivo de estar andando na ponta dos pés. Encaminhou meu filho para um cirurgião pediátrico, onde o mesmo constatou que o andar de meu filho era na ponta dos pés, pois sua pisada era torta.
    Fomos então encaminhados à um ortopedista pediátrico, lá fomos levar meu filho no especialista. Na consulta do médico que ele constatou que devido meu filho sentar em “W”, descobrimos que ele possui flexibilidade no quadril.
    O pediatra ortopedista então nos disse, Pais corrijam a forma dele sentar, de preferência que a criança sente em forma de pernas cruzadas, para fazer o movimento de borboletas com as pernas. Recomendou que meu filho frequentasse aulas de judô ou karatê, aulas de ioga, hidroginástica e fisioterapia. Hoje meu menino faz todas essas atividades 1 vez por semana, além das atividades físicas que fazemos em casa. Infelizmente ainda precisamos estar chamando a atenção na forma de sentar, e algumas vezes meu próprio filho muda de posição quando lembra.

  3. Marilda

    Bom o que diz de mim, que cento assim desde criança,hoje com 40 anos ainda cento, e as vezes cento na cama e deito sobre as pernas virada e durmo, para relaxar o corpo…..Sem contar que desde criança durmo de barriga para baixo e cabeça erguida apoiando a cabeça com as mãos.

  4. Dayane

    eu sempre sentei em W minha vida toda, hoje tenho 22 anos, sento em W ate hoje e nao desenvolvi nenhum tipo de problema com meu corpo.

X Leia também: