O sono não apenas serve para descansar o corpo, mas ele é essencial para uma ótima qualidade de vida em diversos aspectos. Veja 8 dicas para hora de dormir não apenas para seus filhos, mas para você também!
Oi Mamães e Papais, tudo bem? Hoje, a nossa colunista Dra. Flávia Oliveira, Pediatra e Neonatologista, vai dar 8 dicas para hora de dormir!
Sabemos que nas nossas vidas como mães e pais, principalmente nos primeiros 6 anos dos nossos filhos, nós temos nosso sono t-o-t-a-l-m-e-n-t-e comprometido.
Mas, não podemos desconsiderar a importância do sono.
Hoje o post vai trazer 8 dicas para a hora de dormir!
Amamos, pois além de muitas dependerem apenas de nós e serem fáceis de incorporar no dia a dia, elas valem para a família toda!
Confiram!
Dormir vai muito além de descansar o corpo e prepará-lo para as atividades do dia seguinte.
Durante o sono restauramos nossa energia, sedimentamos novos aprendizados e habilidades, renovamos inclusive células nervosas.
Um desequilíbrio do sono, tanto qualitativamente quando quantitativamente, desencadeia um processo de stress dificultando a execução adequada de diversas tarefas durante o dia.
O rendimento cai quando não dormimos adequadamente, devido à diminuição de nossa capacidade de concentração.
O apetite também é afetado. Isso gera consumo inadequado de determinados alimentos, o que acaba por interferir no sono, gerando um ciclo vicioso.
O sono funciona como uma peça central dentro da medicina do Estilo de Vida. Se ele não está devidamente centrado, temos aumento do stress, distúrbios de humor, alterações da sensação de fome e saciedade e baixo rendimento em atividades físicas.
O estilo de vida funciona como uma engrenagem, onde cada pilar acaba por interferir diretamente no outro (para relembrar o conceito de Medicina do Estilo de Vida leia a minha primeira coluna no Just Real Moms).
A taxa de distúrbios do sono em pré escolares gira em torno de 50%, sendo que no último ano devido à pandemia, tivemos aumento dessa porcentagem.
A higiene do sono e o estabelecimento de uma rotina na hora de dormir são grandes aliadas para se estabelecer um sono mais adequado.
8 dicas para hora de dormir
#1 Estabeleça um horário para iniciar o ritual de sono
Não precisa ser algo rígido, mas a mudança constante da hora de dormir atrapalha o processo para uma noite de sono adequada.
#2 Ter um ritual de sono
Ele vai variar conforme a idade da criança, mas a intenção é fazer algo todos os dias como um momento de relaxamento. Uma leitura, banho tranquilo, música calma, podem estar inseridos nesse ritual.
#3 Não deve ocorrer exposição à aparelhos eletrônicos 1 a 2 horas antes de ir para a cama
Além da questão de hiper estimulação, ainda mais quando o conteúdo não é adequado, os aparelhos eletrônicos emitem uma luz azul que interfere na produção da melatonina, hormônio do sono.
#4 Evitar alimentos com altas concentrações de açúcar, gordura e cafeína
Eles causam agitação e também devido à diminuição da digestão no período noturno, podem gerar desconforto abdominal atrapalhando o sono.
#5 Rever as coisas boas do dia
Para as crianças maiores e adolescentes falar sobre como foi o dia, enumerando 3 coisas boas que aconteceram, auxiliam no processo de gratidão e fazem os pensamentos se assentarem. Se puder escrever e fazer um diário da gratidão, melhor ainda.
#6 A importância da luz natural
A exposição á luz natural auxilia no processo cerebral de entendimento do ciclo dia e noite.
Mesmo com a pandemia podemos nos expor todos os dias ao ar livre, com a devida responsabilidade e respeito.
#7 Claro, atividade física
Realizar atividade física regular também auxilia uma noite de sono mais tranquila.
#8 Confira a temperatura do ambiente
Mantenha o ambiente no qual a criança ou adolescente vai dormir com temperatura adequada. Acolhimento deve ser a palavra de ordem.
Durante a pandemia devido às constantes variações da rotina, e no caso das crianças, a ausência de aulas presenciais, além de toda questão de ansiedade relacionada ao isolamento e perdas financeiras, resultaram em aumento dos distúrbios de sono, principalmente a insônia.
Alguns estudos demonstram taxas de mais de 50% de queixa de insônia durante a pandemia.
Além disso, sono inadequado se reflete em alterações da resposta imunológica, o que se torna um alvo de atenção importante durante a pandemia.
Nosso foco dever ser em nos manter saudáveis e com menor risco de infecção pelo covid-19, então temos que ir além do uso de máscaras, vacinas e medidas gerais de higiene.
Torna-se imperativo o olhar atento aos cuidados com a saúde como um todo, formando uma rede ampla de proteção. Não somente contra nossa ameaça mais atual, mas contra muitas outras doenças decorrentes de um estilo de vida desequilibrado.
Por fim, se você gostou deste post, conheça o “Essência: Medicina do Estilo de Vida & Culinária Afetiva” parte do projeto da Dra. Flavia, chamado Liga da Cozinha Afetiva.
Sobre a Dra. Flávia Regina De Oliveira
Instagram: @Dra.FlaviaPediatra
CRM: 113123 | RQE: 63253
Mãe do Lucas de 10 anos e Pedro de 7 anos. Pediatra e Neonatologista pela SBP aqui no JRM vou conversar com vocês sobre Medicina do Estilo de Vida, vamos juntos traçar ferramentas para colocar em prática um estilo de vida coerente com nossas necessidades e da nossa família.
Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC – FMABC, fez residência médica em Pediatria Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, tem título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP com residência em Neonatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP.
É especialista em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP e pós-graduada em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein – HIAE.