Muitas pessoas estão buscando viver uma vida diferente e estão redefinindo prioridades. Então hoje, a Dra. Flávia Oliveira vai contar 5 dicas para uma vida mais leve e com propósito.
Olá sou a Flávia Oliveira médica pediatra e neonatologista, 43 anos, casada, mãe do Lucas de 10 anos e Pedro de 7 anos. Hoje vou dar 5 dicas para uma vida mais leve e com propósito!
Formada há 18 anos pela Faculdade de Medicina do ABC e com especialização em pediatria e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP. Tenho pós graduação em perinatologia pelo Hospital Albert Einstein e em nutrologia pela Universidade de Boston.
Além disso, sou consultora de sono materno infantil e trabalho com homeopatia.
Tenho 2 projetos ligados à medicina culinária e medicina do estilo de vida: Pediatria na Mesa e a Liga da Cozinha Afetiva.
Em 2020 me tornei colunista da Revista Crescer e em novembro lancei um livro juntamente com mais 3 profissionais: ESSÊNCIA – Medicina do Estilo de Vida e Culinária Afetiva.
A pediatria mudou muito nos últimos anos e nesse tempo minha visão do que é cuidar de uma criança também.
Ao me tornar mãe pude vivenciar muitas das situações que ouvia das famílias que atendia, e nada como sentir na pele para darmos a devida atenção a determinadas coisas.
A pediatria hoje contempla a questão de prevenção muito mais fortemente que a de tratamento.
Cada vez mais a ciência demonstra que muitas das doenças têm sua origem até mesmo antes de nós nascermos… e indo mais além, até mesmo antes de nossas mães engravidarem.
Ao passo que, a Medicina do Estilo de Vida é uma abordagem geral da saúde que está tomando forma no Brasil nos últimos anos.
Ela contempla alguns pilares que irei dividir com vocês nas próximas colunas.
Então, são eles:
- Atividade Física
- Medicina Culinária
- Sono
- Manjo Stress
- Felicidade
O auto cuidado é fundamental para se exercer uma maternidade e paternidade em sua plenitude.
Então, através desses pilares iremos traçar ferramentas para colocar em prática um estilo de vida coerente com nossas necessidades e da nossa família.
Vamos então às 5 dicas para começar esse caminho rumo à uma vida mais leve e com propósito?!
Assim, usarei a técnica de metas SMART: eSpecífica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
- Pense em alguma meta que está na gaveta e escreva num caderno. Seja específico e claro nas ideias.
- Escolha algo que irá impactar na sua vida, pode ser pessoal, profissional, emocional
- Não importa se você está no zero, comece hoje com um primeiro passo, ridículo de preferência. Por exemplo: quero ler mais, mas no momento não estou lendo NADA. “Irei por 2 semanas ler 2 páginas por dia”. Sério?! Só 2? Isso mesmo … afinal 2 páginas é o dobro do que você está lendo no momento.
- Converse com alguém sobre a meta e de seus objetivos… assim você terá um compromisso público.
- Não adianta querer fazer mais do que você propôs a você mesmo. Lembre-se que a constância é essencial e não a velocidade. Posso ler 4 páginas? Não… mantenha o objetivo de 2.
Por fim, vamos mergulhar juntos em uma jornada que vai além da visão estreita sobre a pediatria e a maternidade.
Muito feliz em compartilhar, mas também da troca de vivências que teremos.
Sobre a Dra. Flavia Regina De Oliveira
Instagram: @Dra.FlaviaPediatra
CRM: 113123 | RQE: 63253
Mãe do Lucas de 10 anos e Pedro de 7 anos. Pediatra e Neonatologista pela SBP aqui no JRM vou conversar com vocês sobre Medicina do Estilo de Vida, vamos juntos traçar ferramentas para colocar em prática um estilo de vida coerente com nossas necessidades e da nossa família.
Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC – FMABC, fez residência médica em Pediatria Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, tem título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP com residência em Neonatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP. É especialista em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP e pós-graduada em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein – HIAE.