Oi, meninas!
Tudo bem?
Tenho algumas amigas grávidas do segundo filho, que pediram dicas de como agir com o mais velho quando o irmãozinho chegar!
Pensei, então, em como fiz com o Olavinho há 2 anos atrás, quando a Ana Helena nasceu. Atualmente ele é apaixonado por ela, super protetor e demostra pouquíssimo ciúmes, muito pelo contrário, acho que ela tem mais ciúmes que ele, rsrsrrs. Tentei lembrar o que fiz que considero que tenha dado certo.
Vejam aqui algumas dicas simples:
1) Conversar sobre a chegada do bebê!
Sempre que possível, dizia que tinha uma bebê dentro da minha barriga e que seria a sua irmãzinha. Mesmo ele não dando muita bola ou fingindo não ouvir, eu insistia no assunto! Dizia que ele iria ajudar a mamãe a cuidar dela e que a bebê iria trazer presentes para ele. Comparava-o aos amiguinhos que já tinham irmãos ou aos personagens de desenhos da TV também com irmãos.
2) O dia do nascimento!
Procurei dar muita importância para o Olavinho no dia do nascimento da Ana Helena. Lembro-me que ela trouxe presentes que o deixaram muito feliz, como um patinete que ele queria muito. Quando o Olavinho chegou na maternidade para me visitar (eu o deixei dormindo na casa da minha mãe), o presente da irmãzinha já estava no quarto, então a nova situação ficou interessante para ele, rsrsrsrs!!!
3) Lembrancinhas para o mais velho!
Comprem algumas lembrancinhas para deixar na maternidade para as visitas darem para seu filho mais velho, pois normalmente elas trazem presente para a mãe e para o bebê. Dessa forma, o filho mais velho não se sente excluído da “festa” e receberá atenção de cada visita da maternidade.
4) O pai deverá ajudar mais intensamente!
Para a mãe não enlouquecer e ficar mais tranquila de que o filho mais velho estará bem amparado, ela deverá contar muito com a ajuda do marido. Lembro-me que o Olavinho ficou muito mais tempo com o pai, uma vez que eu tinha que amamentar de 3 em 3 horas. Por isso, preparem os maridos e deixem claro que o papel deles é fundamental nesse período de adaptação da chegada do irmãozinho!
5) Não altere a rotina do mais velho!
Todas as matérias que eu lia na época diziam para não fazer grandes alterações na rotina da criança maior, como ir para a escolinha ou mudança de quarto ou mudança de babá. Assim, as perdas não serão associadas com a chegada do irmãozinho.
6) Estimule o envolvimento entre os irmãos!
Deixava o Olavinho participar ativamente dos cuidados com a irmãzinha: pegando-a no colo, fazendo carinho, acompanhando a troca de fraldas, as mamadas etc. As crianças adoram ser úteis e participantes, o que facilita a aceitação e a integração do novo irmãozinho em sua vida.
7) Reserve um tempo exclusivo com o mais velho!
Acho importante ter um tempo apenas você e seu filho, seja na hora de ir para a natação, na hora de ler uma história para dormir etc. É importante reservar um momento a dois, sem ninguém para interromper.
Recomendo muuuuuito ter o segundo filho! É um sentimento de família completa!
Adoro essas fotos dos meus amores, tiradas logo depois que a Ana Helena nasceu!
Beijos
Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.
Muito bom Deus. Abençoe
Obrigada pelas dicas,meu filho,o Gustavo já está gostando mais da Julia!Agradeço muito!
Maravilhosas dicas
Oi, meu nome é Edna Oliveira
estou grávida do segundo filho e ainda não sabemos o que é, e a minha filha Iara tem 4 anos ela está feliz e muito ansiosa e tem mudado seu comportamento na escola, tem estado muito chorona e fala que quer ficar perto da mamãe e do irmaozinho pois ela fala que é um menino. Sempre conversamos com ela, será que passará ou aumentará o ciume.
qual a diferença de idade entre eles? Abraços
Adoreiiiii as dicas, pois estou estarando Alice e meu filho Nicolas está tendo alguns comportamentos que antes não tinha, mas quando se fala na irmã ele participa da conversa e se mostra positivo com a chegada da irmã.