Olá, meninas!
Como vocês estão?
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre um assunto muito recorrente no mundo das mães. Muitas de vocês nos escrevem e-mails pedindo algumas dicas de como incentivar a leitura infantil, por isso, reunimos algumas formas de como fazê-lo!
Algumas crianças naturalmente gostam de ler, mas não é uma regra, muito pelo contrário. É super comum que os pequenos tenham “preguiça” de abrir um livro, isso pode acontecer por diversos motivos e um deles é a falta de interesse no que estão lendo.
Confiram as 5 dicas para incentivar a leitura entre as crianças!
1- Livros chamativos
Para as crianças pequenas ou bebês, opte por livros que tenham páginas interativas, imagens grandes e coloridas e formato maior, assim, há um deslumbramento do pequeno antes mesmo de começar a leitura em si, incentivando-o a explorar o conteúdo.
2- Transforme a leitura em diversão
Muitas crianças podem não gostar da leitura por estar relacionada a um hábito ou tarefa diária, mas se você transformar a hora da leitura em um momento de diversão – vale interpretar a história, fazer entonação diferenciada da voz e brincar com as palavras – elas irão ver aquele momento como algo divertido.
3- Esteja rodeado de livros
Quanto mais livros entrarem em contato com a criança, mais ela vai se acostumar com a presença deles e, consequentemente, ver aquilo como parte de sua vida. Presentei-a de vez em quando com livros, leve-a para bibliotecas (as sessões infantis costumam ter espaço kids de leitura) e deixe alguns livros expostos para que ela possa lembrar deles.
4- Mostre que você é uma leitora
As crianças costumam buscar exemplo nos pais, assim, ao se habituarem com os pais lendo perto delas, associarão a leitura como algo positivo e parte do dia a dia.
5- Dê vida à história
Por fim, deixe que o pequeno leia o livro, mas não deixe de ler para ele. Não ofereça uma história apenas como um conjunto de palavras e frases, conte a história de forma que ele desenvolva a curiosidade de ouvir o que vai acontecer com determinado personagem, como será o final etc. É importante que a criança entre no mundo do livro.
Deixe uma resposta