5 formas de incentivar a leitura entre as crianças

De Mãe para Mãe - Desenvolvimento - Educação06/03/19 By: Ana Lú Gerodetti
(0) Comentários

 

Olá, meninas!

Como vocês estão?

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre um assunto muito recorrente no mundo das mães. Muitas de vocês nos escrevem e-mails pedindo algumas dicas de como incentivar a leitura infantil, por isso, reunimos algumas formas de como fazê-lo!

Algumas crianças naturalmente gostam de ler, mas não é uma regra, muito pelo contrário. É super comum que os pequenos tenham “preguiça” de abrir um livro, isso pode acontecer por diversos motivos e um deles é a falta de interesse no que estão lendo.

Confiram as 5 dicas para incentivar a leitura entre as crianças!

 


 

5 formas de incentivar a leitura das crianças

 

1- Livros chamativos

Para as crianças pequenas ou bebês, opte por livros que tenham páginas interativas, imagens grandes e coloridas e formato maior, assim, há um deslumbramento do pequeno antes mesmo de começar a leitura em si, incentivando-o a explorar o conteúdo.

 

2- Transforme a leitura em diversão

Muitas crianças podem não gostar da leitura por estar relacionada a um hábito ou tarefa diária, mas se você transformar a hora da leitura em um momento de diversão – vale interpretar a história, fazer entonação diferenciada da voz e brincar com as palavras – elas irão ver aquele momento como algo divertido.

 

3- Esteja rodeado de livros

Quanto mais livros entrarem em contato com a criança, mais ela vai se acostumar com a presença deles e, consequentemente, ver aquilo como parte de sua vida. Presentei-a de vez em quando com livros, leve-a para bibliotecas (as sessões infantis costumam ter espaço kids de leitura) e deixe alguns livros expostos para que ela possa lembrar deles.

 

4- Mostre que você é uma leitora

As crianças costumam buscar exemplo nos pais, assim, ao se habituarem com os pais lendo perto delas, associarão a leitura como algo positivo e parte do dia a dia.

 

5- Dê vida à história

Por fim, deixe que o pequeno leia o livro, mas não deixe de ler para ele. Não ofereça uma história apenas como um conjunto de palavras e frases, conte a história de forma que ele desenvolva a curiosidade de ouvir o que vai acontecer com determinado personagem, como será o final etc. É importante que a criança entre no mundo do livro.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: