Oi, meninas!
Tudo bem?
Existem muitas teorias que apontam benefícios para crianças que são expostas a uma segunda língua na primeira infância. Mais do que “vantagens” em relação a aquisição dessa língua quando comparado ao adulto: excelente pronúncia, naturalidade e melhor compreensão; existem benefícios no desenvolvimento da criança como um todo, seu crescimento biológico, social e linguístico.
Sempre quando me perguntam alguma indicação de escola de idiomas para crianças indico a Language in Life, principalmente porque eles pensam em todos os benefícios quando aplicam sua metodologia nas aulas. Pensando em tudo isso, fizemos uma lista ressaltando as 10 vantagens de aprender uma segunda língua durante a infância! Vale muito conferir e pensar no futuro dos pequenos!
Deem uma olhadinha!
– Estudos mostram que quanto mais cedo a criança começar a aprender uma segunda língua, mais fácil ela adquirirá os sons desta língua, tendo maiores chances de produzir uma ótima pronúncia. Ao produzir sons que são diferentes dos de sua língua materna, a criança faz movimentos que ajudam na maturação de seus músculos faciais.
– Ao ouvir uma segunda língua, a criança pode ter sua compreensão oral desenvolvida, uma vez que estimula os caminhos do córtex auditivo.
– Através das brincadeiras e jogos de dramatização promovidos na aula de inglês, a criança tem a oportunidade de viver diferentes papéis em outra língua, ajudando assim no seu autoconhecimento.
– Uma vez motivada, a criança aprende uma segunda língua de forma natural e livre de pressões (se comparado a um adulto) assim, através de uma metodologia voltada para o seu universo, ela vivencia uma segunda língua de uma forma muito prazerosa, o que facilita a aprendizagem.
– De acordo com a teoria sócio-cultural, a linguagem faz parte da estruturação dos processos cognitivos através do seu uso social e como uma forma de organizar o pensamento. Pode-se então considerar que uma segunda língua é uma nova oportunidade de aprender novos conceitos.
– Aprender uma segunda língua pode trazer uma conscientização sobre as diferenças entre as línguas e culturas existentes no mundo, fazendo com que a criança fique mais tolerante e respeitosa ao diferente.
– Algumas teorias sobre o cérebro apontam que existem as “janelas de oportunidade”, ou que o período da primeira infância é propício para as crianças receberem diferentes estímulos, como o de aprender uma segunda língua.
– Indivíduos que falam uma segunda língua têm maior facilidade para aprender uma terceira, quarta e/ou quinta língua, o que, na atualidade pode ser uma diferencial na sua vida profissional.
– Estudos recentes mostram que o bilingualismo pode retardar doenças mentais no futuro, como o Mal de Alzeimer, por exemplo.
– Aprender uma segunda língua ajuda a criança a entender a sua língua materna e a reconhecê-la como um um sistema linguístico entre tantos outros, beneficiando assim o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.
Conteúdo da escola Language in Life.
Fonte:
Titone. Renzo. 1968. Teaching Foreign Languages: An Historical Sketch. Washington, D.C. : Georgetown UP.
Titone. Renzo. 1996. Bilingual Education as a Big Game: A Playful Approach to Teaching Young Children Foreign Languages. European Language Institute
Ressel V et all. 2012. An Effect of Bilingualism on the Auditory Cortex The Journal of Neuroscience, 21 November 2012, 32(47): 16597-16601; doi: 10.1523/JNEUROSCI.1996-12.2012
Newport, E. L. 2002. Critical Periods in Language Development. In L. Nadel, ed. Encyclopaedia of Cognitive Science. London: Macmillan, 2002.
Lantolf, J.P.Socio-cultural theory and second language development:State-of-the-art [J]. Studies in Second Language Acquisition, 54 ( 28). 67-109. Dce. 2006.
Bom dia,
Tenho uma filha de 11 anos e gostaria de informações sobre este curso , se trabalham conversação.
Att,
Sandra Andrade
Sim, Sandra! Trabalhamos especialmente a oralidade das crianças… esse é nosso foco na infância! Quer mais informações? Podemos nos falar por telefone (23382428 ou 991023595) ou por email flaviabarataeconde@languageinlife.com.br. Muito obrigada e até breve!!