segunda-feira, 8 setembro, 2025

10 regras básicas de boas maneiras que devemos ensinar aos nossos filhos!

 

Oi moms! Tudo bem?

Hoje vou escrever sobre as 10 regras básicas de boas maneiras que devemos ensinar aos nossos filhos! Parece algo óbvio, mas precisamos estar atentas se realmente os estamos ensinando a serem pessoas educadas. Antes de tudo, porém, lembrem-se de que o mais importante nesse aprendizado é o exemplo dos pais!

Garantir que as crianças aprendam desde cedo as regras básicas de comportamento estabelecidas pela sociedade é imprescindível, para que elas desenvolvam a habilidade de se relacionar bem com as pessoas e se sintam seguras em todas as situações sociais. O aprendizado de boas maneiras deve começar desde cedo, mas sem deixar que as exigências atrapalhem a espontaneidade das crianças.

 

 

manners-image1

 

 

Leiam abaixo as 10 regras básicas de boas maneiras:

1) “Por favor” e “Obrigado”

Falar “por favor” e “obrigado” deve ser tão automático quanto respirar. Usar o tom de voz adequado para essas palavrinhas faz toda a diferença. Um “por favor” choramingando deixa de ser um ato de boa educação para ser um de manipulação.

2) Desculpar-se

Quando esbarrar em alguém ou fizer algo que incomode, deve sempre vir acompanhado de um “desculpe” ou “sinto muito”.

3) Cumprimentar a todos que conhecer

Cumprimente todos com um “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, de preferência com um sorriso amável no rosto. Isso vale não só para a sua família e amigos, como também para os vizinhos, empregados, porteiro do prédio, conhecidos que encontra na rua, enfim, qualquer pessoa.

4) Respeito aos mais velhos

Abrir portas e ceder cadeiras aos mais velhos é um ato de valiosa educação.

5) Agradecer sempre que necessário

Agradecer sempre que ganhar um presente, mesmo que não tenha gostado. Ao receber um presente, ensine seus filhos a escrever um e-mail ou dar um telefonema de agradecimento.

6) Não interromper diálogos

Ensine-os a não interromper quando alguém estiver falando. Diga-lhes que eles precisam esperar um intervalo na conversa e, antes de interromper, pedir “com licença”.

7) Cumprir o combinado

Chegar aos lugares no horário marcado, sem atrasar! E ao aceitarem um convite, eles devem de fato ir ao evento. É claro que existem exceções para motivos de doenças ou emergências. Nesses casos, o anfitrião deve ser avisado sobre a ausência.

8) Saber se apresentar

Ensine-os a se apresentar aos pais dos amigos ou a apresentar os amigos para vocês. Caso alguém se esqueça de apresentá-los, eles saberão o que fazer. Por exemplo: “Oi, sou o Paulo e você deve ser a mãe do Ricardo, não”?

9) Olhar nos olhos

Ensine-os a olhar nos olhos de quem está falando com eles. É muito desagradável conversar com alguém que não lhe dirige o olhar, sem falar que passa uma grande mensagem de insegurança e timidez.

10) Não falar palavrões

E, finalmente, mas não por último: não permita que palavrões sejam ditos sob quaisquer circunstâncias e muito menos que gritem com outras pessoas.

Fonte: Clicfilhos e Tribuna do Ceará 

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

44 COMENTÁRIOS

  1. Oi aqui é a Maria Paula Komeso de Lima Noronha Coatti eu estou querendo que vocês insinem boas maneiras para o meu avô Daniel Rodrigues de Lima.

  2. wllany:

    Ola,

    Gostei muito das dicas de casa pessoas.Vocês,deve falar mas sobre o assunto.Deve expor mas sobre o assunto,para as pessoas que precisa.

  3. Que possamos assimilar essas regras de comportamento que os nossos pais
    semi-analfabetos nos ensinaram.
    Hoje presenciamos situações de ignorância do semelhante quando este,ou, esta
    é mais pobre, deficiente ou idosos.É mesmo lamentável.

  4. Boa noite. Maravilha, desta maneira deve crescer um filho e a partir das boas maneiras que apresentar a sociedade saber que o menino cresceu no seio de família educada.

  5. Boas maneiras já diz tudo,ter bons hábitos de educação,deveria ser o dom de todo ser humano.É tão agradável conviver com pessoas que tem bons hábitos de convivência!
    A própria Biblia já ensina isso desde os primórdios.É um livro do criador do próprio ser humano,deveria ser automática as boas maneiras,os bons costumes,infelizmente quanto mais o tempo passa mais as pessoas são dotadas de maus hábitos.
    Agradeço por publicarem esse assunto em seu site.

  6. Eu AMO, todas as publicações, e sem dúvidas irei reler todas quando meu bebê nascer. Dia 05/09 farei 4 meses, mas sempre venho aqui ler as novidades, adoro muito acompanhar vocês, uma segurança a mais para quem é mamãe de primeira viagem e não sabe ao certo como lidar com cada etapa da educação da criança, adoro vocês, bjos.

  7. Excelente post Ju ;) A cada dia devemos sempre lembrar e fazer valer as regrinhas! Mas confesso que tenho medo de enfrentar situações não educadas. Temos que estar preparadas para tudo né. Bjs

  8. Bom dia,

    Adoro as dicas do bolg, são de grande valia pra a minha vida de mãe. Tenho indicado o bolg para outras mamães tb, por coisas boas agente tem q repassar .
    bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Um textinho feliz – por Ana Castelo Branco

Olá, moms! Hoje é o dia internacional da síndrome de down. A data não foi escolhida à toa, já que se...

Eu dei à luz a uma criança selvagem

  Olá, moms! Tudo bem? Alguém aí tem uma "criança selvagem" em casa? Se o seu filho coloca todos os tipos de...

Estou dando alimentos industrializados para meu filho, e agora?

    Olá, moms! Tudo bem? Somos a favor de uma alimentação saudável, balanceada e equilibrada para as crianças sempre! Mas sabemos que...

Quando colocar aparelho no dentes dos pequenos? – Por Dra. Paola Vidigal

  Olá! Desde pequenininhos meus filhos frequentam o dentista. Os meus dois usaram chupeta e deixaram de usar por volta dos...