Molusco contagioso? Saiba como reconhecer e como tratar – por Juliana Macéa

De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas01/10/14 By: Juliana Macéa
(28) Comentários

 

Oi, moms!

O post de hoje da nossa colaboradora, a dermatologista Dra. Juliana Macéa, explica o que é, como reconhecer e como tratar o molusco de pele, uma doença de pele muito comum entre os pequenos.

Se você nunca ouvir falar ou já teve contato, vale a leitura!

 

————————————————————————-

 

molusco_contagioso-just_real_moms

 

Existem algumas doenças de pele que praticamente só ocorrem em uma fase da vida. O molusco contagioso é uma delas, acometendo geralmente crianças entre 3 e 8 anos.

As lesões na pele são muito típicas: “bolinhas” de 2 a 4 mm, geralmente mais claras do que a cor da pele ou levemente avermelhadas e que têm uma depressão no centro. Podem aparecer em qualquer lugar, inclusive na face. São causadas por um vírus chamado Poxvírus e a transmissão se dá pelo contato direto ou por meio de roupas ou objetos contaminados.

O molusco contagioso na infância não apresenta gravidade mas, como o nome sugere, as lesões se espalham com facilidade no paciente e também para irmãos e amiguinhos.

O próprio sistema imune pode destruir o vírus em algumas semanas, mas quando isso não acontece ou se as lesões estiverem aumentando, vale a pena procurar rapidamente o dermatologista.

O tratamento varia desde a aplicação em casa de cremes que inibem a multiplicação do vírus ou soluções levemente irritantes que estimulam o sistema imune até a aplicação de nitrogênio ou curetagem das lesões que são realizadas no consultório. Após o tratamento é fundamental o retorno ao consultório para um exame bem minucioso da pele em busca de pequenas novas lesões que, se não tratadas, podem reiniciar o quadro.

Um abraço,
Dra. Juliana Macéa
www.masterlaserdermatologia.com
instagram: @masterlaserdermatologia

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

28 Comentários:Molusco contagioso? Saiba como reconhecer e como tratar – por Juliana Macéa
  1. Avatar
    Gleice

    Ola pessoal, minha filha teve molusco contagioso aos 3 anos de idade.
    Durou por aproximadamente 1 ano e meio, e se espalhou por todo corpo dela. Eu fiquei desesperada e todos os dermatologistas me falavam que nao podiam fazer nada, que com o tempo iria sumir. O problema e que ja estava espalhando e crescendo muito rapidamente. Tentei de tudo, hidrocortisona, propolis, liquido de verrugas, ate retirei um com uma agulha, mas nada adiantou. Ha pouco tempo atras eu entrei num blog e vi o conselho de uma Mae que estava passando pelo mesmo problema que eu. E gracas a Deus minha filha esta curada.
    O segredo e simples: vinagre de maca! Eu comprei um vinagre de maca organico que ainda esta com os pedacinhos da maca dentro. Todas as noites depois do banho eu umidecia um pedacinho de algodao no vinagre e colocava em cada uma das bolinhas ( nao use o mesmo algodao pra passar o vinagre pq se espalha o mollusco ainda mais). Depois eu cobria com um band aid. Isso nao permitia ela se cossar pela noite. No outro dia pela manha eu tirava todos os band aids, e dava um banho nela com sabonete anti bacteriano. ( eu usava o protex balance). No outro dia vc ja percebe que algumas bolinhas ficam pretas e outras avermelhadas, continue fazendo isso todas as noites que dentro de uma semana elas comecam a cair todas! E um pouco dolirido, elas vao ferindo e qdo vc poe o vinagre arde. Minha filha chorava e me partia o coracao, mas agora ela ja nao tem nada. Ta tudo sequinho. Ficaram as cicatrizes mas eu ja estou usando um creme pra ajudar nesse processo.
    Espero ter ajuda-las de alguma forma. Boa sorte!
    Gleice Pagani
    Orlando, Fl

  2. Avatar
    Susana

    Olá,
    Tenho 3 filhos e os 3 sofreram das malditas “bolinhas” como lhes chamavam.
    O 1º a ser tratado, foi através da aplicação de medicamento utilizado para as verrugas, que além de doloroso era horrível e deixou-lhe marcas nas “curvas traseiras” dos joelhos.
    Após este 1º sofrimento (para ele muito e não menos para mim) quando apareceu nos outros 2, fui a outro dermatologista, que aplicou o método da curetagem, solução dolorosa no acto mas a única que foi eficaz. E se foi, a minha menina, tinha no pescoço 32!!! E foi uma valente, só chorou a partir da 20ª.
    Informações destas são muito úteis.
    Obrigada pela abordagem do tema.

  3. Avatar
    Raquel Lyra

    Meu filho teve, mas assim que começou a sair, me indicaram aplicar um pedacinho de algodão embebido com óleo de cravo em cima, no comecinho queima (arde) um pouquinho, mas depois passa. Dentro de 3 dias no máximo, os do meu filho secaram e caíram.

  4. Avatar
    mariana arcenio

    Oi boa tarde a todos. A 3 anos o meu marido teve essas bolinhas nas costas ficaram horrível o medico disse que era ERPES NERVOSA e passou antibiótico e mandou ele passar violeta geresiana.Com 20 dias depois foi sumindo e hoje em dia ele não tem mais.
    Mais do ano passado pra cá eu venho tendo essas bolinhas pelo corpo estontece mais quando eu fico muito ansiosa, preocupa, ou muito nervosa. Eu marquei uma consulto num posto de saúde e os médicos não souberam dizer o que era isso.
    mais cosa muito

  5. Avatar
    Noana Magali

    Olá, boa tarde Dra. Juliana. A minha filha de 1 ano e 6 meses, apresentou o molusco. Fui na dermato e ela fez a extração dos maiores, porém ficou alguns menores, mas segundo ela não tem nenhuma medicação para ser usada. Tem como vc me informar qual o creme para eu pedir a receita para a pediatra, pois é na face e eu não queria que contaminasse outras regiões. Por favor. Desde já agradeço!

    Obrigada! Noana

    • Avatar
      Elisangela

      Muito cuidado com alguns médicos. A dermatologista recomendou alcool e iodo para os moluscos de meu filho e queimou a pele dele. desisti de passar e procurei várias pesquisas na internet, além da fé querer curar meu filho. Pois meu filho já estava com a cirurgia marcada p dois meses a frente, a tal da curetagem onde muitas mães não recomendam. Através de pesquisas encontrei um Santo remédio, utilizei 10 a 12 frascos no total, pois eram muitos.Óleo Essencial Melaleuca / Tea Tree 11ml Phytoterápica e esparadrapo. Meu filho está curado.Preciso ajudar outras mães preocupadas.

  6. Avatar
    Josy Branco

    Gente tem uma pomada que resolve, o primeiro medico que fui disse que tinha que espremer igual espinha minha filha sofreu muito mas em seguida procurei outro que foi minha salvação um creme, uma pomada milagrosa, agradeço a Deus todos os dias, que sofrimento.

    • Avatar
      Regilene

      Boa noite você poderia me passar o nome da pomada!

    • Avatar
      pamela

      Oie boa tarde !!! Vc poderia ne qual nome da pomada? Por favor ..

    • Avatar
      claudiane

      Me envia os nomes das pomadas, pois minha filha está com isso e estou desesperada. [email protected]

    • Avatar
      Nice

      por favor me envia o nome da pomada [email protected]

    • Avatar
      Érika Almeida

      E qual o nome dessa pomada, desse creme??

  7. Avatar
    selma

    qual tipo de contaminação e pega através de que?

  8. Avatar
    Kátia DG

    Meu filho pegou através de água contaminada de uma piscina. O tratamento foi com colocar uma gota do remédio receitado com uma pontinha de palito em cada molusco… logou sumiu, porém ficaram as marquinhas.

    • Avatar
      Dra Juliana Macea

      Queridas mães fiquei muito feliz que o tema tenha despertado interesse e ajude de alguma forma.
      Vou tentar esclarecer algumas dúvidas
      A transmissão se da pelo contato com a pele, ou roupas, objetos contaminados pelo vírus. A transmissão pela piscina é possível sim e portanto crianças com lesões não devem nadar em piscinas de uso coletivo.
      Quanto ao tratamento cada medico tem sua experiência e há até médicos que orientam que as lesões somem sozinhas com o desenvolvimento da imunidade da criança. Na minha opinião devem sim ser sempre tratadas pois podem espalhar muito. Já atendi crianças com mais de 40 lesões. A minha primeira escolha é a curetagem no consultório mas sempre com aplicação prévia de creme anestésico. Ajuda muito a reduzir a dor e crianças maiores sequer reclamam. Outra opções de tópicos são soluções de hidróxido de potássio, imiquimode creme mas que sempre devem ser usados com acompanhamento medico. O vinagre de maçã deve ter agido por um efeito secativo. Que bom que funcionou para vocês! Bj a todas

      • Avatar
        denize

        Meu filho também teve isso umas bolinha no antebraço o médico receitou verrux e um remédio com o vidro igual de um esmalte passava todos os dias em cima,o remédio queimava as bolinhas

        • Avatar
          Luciane

          Denise a dermato recetou isso To com medo, deu certo?

      • Avatar
        Patricia

        dra juliana ola estou desesperada pq minha filha adquiriu este molusco na virilha e agora esta migrando para a vagina. o pediatra deu o ixium mas nao tem.efeito nenhum e eu passo piora ainda mais. e agora passou para o irmao mais velho… o q eu faco?????? grata. patricia.

        • Avatar
          Priscila

          Oi maezinha tenho uma filha d 7 anos q tbm esta cm MC estou passando nela o vinagre d maca dsd o dia 14 de agosto e ja tem me dado resultado eu ti oriento a fazr o msm pois funciona. Bj e melhoras para os piqnos.

        • Avatar
          diana

          Vinagre de maçã mãe, meu filho teve e tratei assim, têm um vídeo na Internet, gastei muito com pomadas, cheguei a importar uma dos USA que foi muito cara, sendo que o remédio estava na cozinha, é só molhar um algodão colocar em cima e fechar com band aid ela começa a escurecer e cai, faça até a bolinha estar pretinha, depois ela seca sozinha.

        • Avatar
          Thalita

          Estou na mesma situação, minha filha de 4 anos está com essas bolinhas mas até agora nenhum medico conseguiu me dizer o que era ao certo! passou uma pomada que não adiantou de nada, acho que até aumentou, estou com medo de passar para o irmão de 1 ano e 10 meses !:(

  9. Avatar
    Elisangela

    Muito cuidado com alguns médicos. A dermatologista recomendou alcool e iodo para os moluscos de meu filho e queimou a pele dele. desisti de passar e procurei várias pesquisas na internet, além da fé querer curar meu filho. Pois meu filho já estava com a cirurgia marcada p dois meses a frente, a tal da curetagem onde muitas mães não recomendam. Através de pesquisas encontrei um Santo remédio, utilizei 10 a 12 frascos no total, pois eram muitos.Óleo Essencial Melaleuca / Tea Tree 11ml Phytoterápica e esparadrapo. Meu filho está curado.Preciso ajudar outras mães preocupadas.

    • Avatar
      Zandra Maria

      Comecei a usar este oleo de Tea Tree na minha filha de 5 anos, devido ao molusco contagioso, mas ainda não tive sucesso, eu passo e o oleo e não coloco nada em cima, está certo?

  10. Avatar
    Helenita do Carmo de Souza

    Boa Tarde,doutora.
    iniciei um tratamento na minha filha ela tem 6 anos,que foi diagnosticado pela dermatologista pelo vírus do molusco numa parte da perna direita,ela tem renite alérgica e a medica disse ela contraiu na piscina ou de outra criança. Mas que devido a alergia ela ficou bem veraneável e a medicou com loção Hidroxido de potássio, e com três dias de uso a pele ficou ferida isso e consequência do tratamento ou o mais viável e suspender o tratamento. aguardo ansiosa a suas orientações. Obrigada!

  11. Avatar
    Denis

    Olá, eu tenho 27 anos, faço 28 daqui 3 mêses, eu peguei abaixo da batata direita da perna, estou passando uma pomada aqui que o clinico geral recomendou, porém, as bolhas com aquele negócio branco voltaram para pele e a multiplicação do vírus só está aumentando.

    Comprei até vinagre de maça mas ainda não passei, minha pomada ta acabando. Queria ajuda, não sei se marco um dermatologista ou passo o vinagre, mas ta muito ruim a situação da minha perna, não sei como peguei isso 🙁 mas eu acho que porque estava com imunidade baixa, por favor, me ajuda !

  12. Avatar
    Silmara Beraldo

    Meu filho teve moluscos contagiosos e a pediatra receitou guaçutonga solução e também em formula de docinhos para ser ingerido. Foi excelente. Este medicamento você compra em farmácia de manipulação.

    • Avatar
      Débora Resende

      Silmara Beraldo, onde é essa médica que você foi? Eu sou do RJ e estou desesperada, já levei minha filha em diversos dermatologistas e nada resolve, eles dizem que não podem fazer nada, nem curetagem, porque ela só tem dois anos. Agora está espalhando pelo corpo todo. Se for no RJ, eu te imploro, me passa o telefone dessa médica.

  13. Avatar
    Fernanda

    Ola
    O medicamento mais usado para este tipo de lesao/ virus e o Ixium. E deve ser aplicado em cima das lesoes em dias alternados. O verrux tabem pode ser usado. Vinagre de maca tambem e muito eficaz.

X Leia também: