Elogie seu filho do jeito certo!

De Mãe para Mãe21/09/14 By: Juliana Freire
(207) Comentários

 

Oi, moms!

Recebi este texto de uma amiga e adorei! Achei muito esclarecedor para nos informar de como devemos nos comportar para elogiar as crianças de modo que realmente faça a diferença na vida delas e as tornem pessoas melhores! O legal é que o texto é baseado em pesquisa, ou seja, tem credibilidade!

 

elogio 3

 

Vejam que interessante!

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

“Na vida não há prêmios nem castigos. Somente consequência”
Elogie o esforço, não a inteligência.
Elogie do jeito certo.

 

Recentemente, um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.

O grupo A foi elogiado quanto à inteligência.. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!” …  e outros elogios à capacidade de cada criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!”,  e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.

 

Elogio

 

As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa… As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória. Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.

Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram… você é solidária”, “Isso mesmo, filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.

Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”, “Como você é charmoso”, “Que cabelo lindo”, “Seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.

Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, de copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa.

 

elogio2

 

MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante.

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

207 Comentários:Elogie seu filho do jeito certo!
  1. Vivi

    Ótimo!

    • Juliana

      Oi Vivi, muito bom,né? Também adorei. Beijos

    • Maria nascimento

      Tenham certeza que vou disparar este texto para todas àquelas que tem filhos em formação. Penso assim e assim criei minha filha. Parabéns pelo texto!

    • gracinha gosling

      Juliana, li o post, adorei e quando fui comentar rejeitaram dizendo que eu já havia feito comentário. Achei tão estranho!!
      Gostaria de saber se você conhece a Pedagogia Logosófica? Quando eu tinha os meus filhos no Colégio Logosófico era o que eles nos ensinavam na pratica de nossa docência. Aliás, esta ciência tem artigos maravilhosos sobre, criança, filhos… SE tiver interesse posso enviar pra você colocar aqui no seu blog. São artigos muito práticos e de muitos elementos para qualquer docente. Obrigada, GG

  2. Paola

    Amei!

    • Juliana

      Oi Pá :)! Fico feliz que você gostou! Beijão

  3. Renata

    DEMAIS esse post!

    • Andrea

      AMEI tb! Saudades de vcs!!!

  4. Virgínia

    Texto muito esclarecedor e que vai de encontro ao que quero passar pra minha filha. E com certeza irá me ajudar muito nessa missão de tentar formar um ser humano para conviver com outros, não simplesmente para viver em sociedade.
    Beijo!

    • Juliana

      OI Vi, você disse tudo! Todas as mães deveriam pensar assim… Beijos

  5. Renata

    Não costumo escrever comentários em blogs ou sites, mas preciso dizer o quanto gosto do Just Real Moms. Este texto é ótimo, assim como as meninas que comandam o site. Elas gostam de coisas de qualidade e são bem reais, sem afetações, algo muito diferente da maioria dos blogs que vejo por ai. Vou ser mãe ainda neste mês e o site me ajudou muito!
    bjs e sucesso!

    • Juliana

      Re, Fiquei muuuito feliz com seu comentário! Muito obrigada pelo carinho… Parabéns pelo baby que vai nascer. Se precisar de mais alguma informação fique à vontade para pedir! Mil beijos

  6. Ana Keli

    Que interessante!!!

    Vocês tem conteúdo mesmo!!!

    Amooooo isso tudo,o aprendizado para criarmos nossos filhos da maneira correta!!!

    Beijos

    Aninha – @blogusezarakids

    • Juliana

      Oi Aninha! Obrigada pelo carinho querida! Você está se tornando uma de nossas leitoras mais participativas … que legal! Beijos

  7. Mariana Carramaschi

    Ótimo texto! Uma lição para nós mães… Bjoss

    • Juliana

      Oi MAri! O texto realmente é excelente! Beijão

  8. Juliana

    Ju que interessante!! Adore, mto bom mesmo pra pensarmos e refletirmos e a cada dia poder tornar melhor nossos diálogos. Bjo gde.

  9. Glair Betti

    Adorei o texto.`

    • Juliana

      Glair, concordo que o texto é muito bom! Obrigada pelo comentário. Beijos

  10. Marcia

    Interessaante o texto principalmente neste momento que vivemos em que a beleza é considerada fundamental, as revistas apresentam o exterior como o mais importante, a inteligencia como o que vai ficar milionario como Bill Gates. Nos faz pensar no que é mais importante. Obrigada.

    • Juliana

      Adorei seu comentário e assino embaixo Márcia…obrigada pela participação. Beijos

  11. Daniella Viegas

    Adorei o post! Sensacional! É assim que quero educar meu filho, vcs sao demais, sempre postando assuntos interessantes e reais para nos ajudar nessa difícil tarefa de formar um ser humano! Adoro o blog, vcs falam o que realmente interessa sem afetações e futilidades. Bjs eparabéns !

    • Juliana

      Oi Dani, Amei seu comentário! Muito Obrigada pelo carinho! Mil beijos

  12. Daniela Bernier

    Texto incrível, cheio de conteúdo que as vezes no dia a dia deixamos passar em branco.
    Realmente um elogio bem colocado vale muito na auto estima de nossos pequenos.
    Estão de parabéns Ju e Re!
    Bj

    • Juliana

      DanDan, que linda fazendo comentário no nosso blog! AMEI! Obrigada amiga, que bom que você gostou do texto. Mil beijos

  13. Danieli França

    Adorei o texto, realmente muito bom.

  14. bruna

    Adorei essa texto mais chorei muito tambem r admito que chorei pois sou verdadeira e sempre falo o que eu si to para minha mae ou meu pai o que eu sinti sobre o que eles falaram mas vivem disendo que foi so retruque meu falo o que n. Gostei naquilo para eles mudarem de atitude mas so me ignoram. Fis uma pergunta ao meu pai
    Como voce conseguiu aguentar a amamae todos esses anos ?
    E ele me respondeu:
    Porque oce ainda nao tinha nascido
    Fiquei muitissimo triste mas e verdade admito ter dado trabalho apos meu primeiro namorado ou seja apos meus 3 anose eu tambem tava voltando fe uma festa e meu pai me empurrou na cama e disse :
    .oce e a pior filha
    E eu perguntei :
    Mas pq ??
    E ele disse :
    Pq voce e um lixo
    Akilo me marcou muito e n tiro da cabeça isso
    Enao mas voltando ao omeço chorei pq meus pis nunca me elogiaram de nem uma dessas maneiras
    Entao em fim se eu errei alguma palavra espero que entendao mesmo assim obrigada pela atençao e agradeço a tods que gostaram do meu lundo e curto comentario né??
    Hahahahahahahahaha

    • Juliana

      Oi Bruna, conversa com seus pais e diga que você ficou triste! Tenho certeza que eles vão te escutar! Mil beijos

  15. Gabriela

    Acompanho o blog desde que comecei a tentar. Na minha opinião, o mais completo e interessante! Agora estou grávida e fico muito feliz com essas informações. Realmente vejo uma diferença enorme em crianças do “grupo A” e do “grupo B”. Já passei o texto para o meu marido!!! Iremos nos esforçar!

    • Juliana

      OI Gabi, parabens pela gravidez! ESpero te encontrar mais vezes por aqui. Mil bejos

  16. Karina

    Meninas que ANIMAL este texto!!! vou compartilhar ja com meu pais e meu marido…Sempre boas informações por aqu. Beijos Ka Carlucci

    • Juliana

      KA, também amo esse texto! Pode compartilhar com todos! Vale a pena! beijos

  17. Alline Souza

    Achei lindo e completo

  18. Maria do Carmo

    Isso é real. mais muitas os pais não estão esclarecido quanto algumas verdades e maneiras de falar com seu filhos, e saber a diferencia de elogiar a o esforço ao invés da inteligencia faz uma diferencia enorme. Que a cada dia possamos colocar em pratica coisas que vem somar na formação das nossas crianças

    • Juliana

      Oi MAria do Carmo, temos que nos policiar para colocar em prática, mas certamente valerá a pena! Boa sorte!beijos

  19. Alinee

    Muito incentivador ! Adorei

    • Juliana

      OI Alinee, obrigada pela participação. Beijos

  20. CRISTIANE

    texto bem fundado… adorei

    • Juliana

      OI Cristiane! Também adoro esse texto. Beijos e obrigada pela participação no blog!

  21. Daniela Lobo

    Maravilhosa esta abordagem e posição!!! Vou começar hoje em casa, meus 2 filhos tem cada um que ler um livro para a escola e ate agora nada… vamos ver como eu vou me sair!!! beijos

    • Juliana

      OI Daniela, que bom que você gostou! Boa sorte op aí, espero que de certo!
      Beijos

  22. Cleandho

    Que maravilha de informação que esse texto traz. Essa é uma daquelas informações de que “O Mundo Precisa Saber” para construirmos um lugar melhor para nós, nossos filhos e todas as pessoas viverem.

    • Juliana

      Oi Cleandho, concordo MUITO com você! Me ajuda a divulgar? rsrsrsrs

  23. Tatiane

    Texto ótimo!!! Eu me vi nesse texto… Minha mãe sempre me elogiou da maneira “errada” (claro que nuca foi a intenção dela), mas, tal fato, realmente me tornou uma adulta insegura, que não gosta de desafios, que não consegue passar em concursos, justamente por se achar inteligente demais, esperta demais e nunca estudar o suficiente para as provas!! :/
    Vou me policiar para, tentar, não errar com meus filhos!!!

    • Juliana

      Oi Tatiane, é sempre bom quando tentamos fazer melhor de forma consciente, certo? Boa sorte com seus filhos! Beijos

  24. MEIRE

    eU AMEI E GOSTARIA DE RECEBER NO MEU IMAIL SEU TEXTOS!

    • Juliana

      OI Meire, coloca seu email no canto inferiro diretor do blog que voc~e recebrá todos os textos automaticamente em seu email! Fico muito feliz de ter gostado do blog. Beijos

  25. Egle Viel Rodrigues

    Fantástica matéria. Mas será que ainda resolveria aplicar no meu filho de 8 ano?
    Ele é super inteligente na escola, mas sempre elogiei sua inteligencia, e não da forma que explicou.
    Obrigada

    • Juliana

      Oi Egle, acho que sim, nunca é tarde para começar a fazer melhor, certo? Beijos

  26. Marcos

    Parabés JUliana, além de acertar em cheio na matéria, fiquei impressionado com o fato que vc respondeu todos seus comentarios.. muito respeito com seus leitores!!!

    Obrigado!

    • Juliana

      Oi MArcos, sabemos o quanto é importante dar um retorno para quem se preocupou em deixar um comentário, por isso tentamos responder a todos! As vezes demoramos um pouco , mas sempre tentamos deixar uma resposta! Obrigada pela participação.

  27. Lucise

    Ótimo texto, como pedagoga e como mãe aprovei e compartilhei!!!! E com toda certeza prestarei mais atenção aos elogios superficiais.

  28. Ezio do Prado

    Inteligência e persistência tem que andar juntas… sempre incentivo meu filho a tentar sempre até consegui e nunca desistir dos seus sonhos ou novas manobras… vc pode e vai conseguir afinal, faço isso porque sei que ele tem o dom e faz tudo com muito amor, porque gosta …Ezio , Pai do Campeão Mundial de Jet Ski, David Prado 12 anos. Piloto mais jovem do MUNDO Categoria Freestyle Amador( unica criança que compete com adultos nos 3 ultimos Mundiais. Nunca existiu uma criança antes a competir com eles, adultos). Veja fan page: davidpradobrazil ou face:davidprado

    • Juliana

      UAU Ezio! Que orgulho! Parabens para você e para seu filho! Vou entrar na fanpage para dar uma olhada!

  29. dinalva dias

    adorei….

  30. Celi Gonzales

    Muito bom… pesquise interessante, texto ótimo… Adorei!

    • Juliana

      Oi Celi, fico muito feliz que você tenha gostado! Tks

  31. luiz fernando

    Adorei …. sinto que estamos no caminho certo 🙂

    • Juliana

      Que bom Luis Fernando! Parabéns!

  32. Silvia Martins

    Texto excelente! Uma lição de vida!! Parabéns!!

    • Juliana

      Oi Silvia muito obrigada pelo comentário! Também amo esse texto. Beijos

      • Anilse

        Bem propícia a mensagem sobre o elogio. Realmente é necessário que se sobressaia o esforço para que a criança ou mesmo o jovem tenha confiança em sí mesmo para progredir e se adaptar a situações novas. Valeu!

  33. Ana Paula Guimarães

    Olá, adorei o texto! Realmente muito esclarecedor!!! Mas me encasquetei com as fotos do texto!!! Me parece que isso diz muito sobre o pensamento do autor, ou do editor…Até parece que não existem crianças, famílias negras no nosso país…Sei que isso não tem a ver com o tema tratado, mas acredito que poderia haver representações de famílias brasileiras, que são muito diversificadas…pensem nisso para os próximos posts…obrigada!

    • Juliana

      OI Ana Paula, as fotos são apenas para ilustrar deixar o texto mais visual. Vamos prestar mais atenção nas próximas vezes para diversificar mais nas fotos! Obrigada pelo comentário e por participar do nosso blog.
      Muitos beijos

  34. Delma Suely Dias da Veiga

    Educar é formar homens de bem. Gosto de ler um texto que contribua para isso. Parabéns!

  35. Roberto

    Achei interessante, mas não sei se isso de fato foi um teste, uma pesquisa, ou apenas um texto de ficção, com uma base coerente.
    Se, de fato esse teste existiu é bastante boa essa abordagem, mas sempre fico com receio quando não há fonte clara. A gente cansa de ler textos bem articulados no facebook, com uma “fonte quente” no final, inclusive com título de mestre, doutor, etc…

    • Max

      Concordo… Há link para a fonte do estudo, ou ao menos o título do artigo? Seria muito bom conferir.

  36. marli

    muito bom o texto vai ajudar muitos pais tenho certeza!!!!!

  37. Pati Schuch

    Ju querida, ótima matéria, parabéns! É por isso que o blog de vocês só cresce, conteúdo super útil e inteligente, bem o que queremos dividir e aprender sobre a educação de nossos pequenos. O que tenho sentido atualmente é que muitos pais estão criando seus filhos como “reis”, cheios de vaidade, que não sabem dividir, conviver com os outros ou lidar com frustrações. Sobre os elogios, achei legal a colocação de Pamela Druckerman em “Crianças Francesas Não Fazem Manha”. Segundo ela, os franceses confiam na capacidade dos filhos, tentam ouvi-los atentamente e incentivá-los a descobrir as coisas por si mesmos, mas não passam o tempo todo pendentes de suas atividades ou elogiando-os sem parar. E isso faz com que as crianças francesas sejam mais tranquilas. “Uma criança que recebe elogios o tempo todo termina por se sentir o centro do mundo e acha que pode interromper a qualquer momento ou fica constantemente querendo atenção”, diz. Beijão para vocês, pati

    • Juliana

      Pati minha amiga do coração! MUITO obrigada pelo seu comentário! Adorei! Estou morrendo de saudades de você e da sua família linda! Quero fazer uma entrevista com você aqui no blog! Me avisa quando estiver mais tranquila para eu te mandar as perguntas!
      Muito obrigada pelo comentário do livro “Crianças Francesas não fazem manha”, já li algumas partes e também adorei!Um milhão de beijos

      • roberto p. a.

        Já vi que esse blog é daqueles sem nenhum compromisso com a verdade ou mesmo um espaço para debate.
        Publiquei uma resposta que questionava o tal “teste” e ela simplesmente foi moderada e bloqueada, sem qualquer ofensa à credibilidade da autora, apenas questionando o método da tal pesquisa. Educação de crianças é um assunto muito sério para ser guiada por “dicas de Facebook” e historinhas bonitinhas, Juliana.
        Não sei se tu vais autorizar o comentário, pois como já faltou coragem para aprovar o último, não duvido que falte neste também.

        • Juliana

          Ola Roberto, acredito que tenha havido algum engano. Nunca bloqueamos comentários construtivos, apenas aqueles ofensivos e que nada agregam nada para o blog. Se quiser expor novamente sua opinião fique a vontade! Obrigada

  38. claudia godoy

    Adorei!

    • Juliana

      😉

  39. Manuella Azevedo

    Que texto ótimo! Enquanto lia pensava na relaçao com meus filhos e fico feliz de estar no caminho certo! Adoro essas pesquisas que nos ajudam a entender essas pequenas coisas no comportamento humano. Parabens, adorei o blog! 🙂

    • Juliana

      MUITO OBRIGADA pelo carinho! Mil beijos

  40. Eliane

    Gostei do texto e concordo com o que foi colocado, mas é importante lembrar que os elogios apresentados como “menos importantes” também são significativos para o desenvolvimento de auto estima da criança. A criança que não é chamada de linda pelos pais ou por outras pessoas pode passar muitos anos de achando feia mesmo sem ter qualquer motivo para isso.
    Acho que o fundamental é o equilíbrio.

  41. alessandra

    ótimo texto, isso tudo é verdade… tenho duas filhas uma de 2 anos e outra com 10 meses, rsrsrr tento todo dia ser uma boa mãe, fazendo elogios nos momentos certos e nas horas certas, e vejo que quando recebem o elogio ficam mais sorridentes, alegres, e isso faz toda a diferença se queremos que nossos filhos se tornem adultos fortes e persistentes e que eles possam aprender valores, princípios e ética.

    adorei, estamos no caminho certo. bj

    • Juliana

      Oi Alessandra! Que bom que está no caminho certo! Parabens. beijos

  42. ana cecilia de azevedo

    Amei o texto e gostaria muito de ficar recebendo por e-mail. Tenho uma filha de 12 anos e achei bem esclarecedor. bjs

    • Juliana

      Oi Ana você pode se cadastrar aqui no blog, canto inferir direito, e receber todos os nossos posts por email. Beijos

  43. Belen

    Oi Juliana, bem certo o texto. Tenho tres filhas agora adultas. A primeira e a cacula sao bem bonitas, minha filha do meio e normal. Por a diferenca eu sempre estimulei ela mais e agora é quem acabo a universidade, as outras ainda nao consigueram. Acho que nosso comportamento familiar e bem importante no crecimento inteletual dos filhos. Bom seu blog.

    • Juliana

      Oi Belen, que excelente seu comentário, mostra que realmente o texto faz todo o sentido! Muito obrigada pela participação e Parabens pelas filhas!

  44. lisiane

    Belo texto, me identifiquei e muito, fico feliz em saber que estou educando minha filha corretamente. Abraço

    Lisiane

  45. Anderson

    Parábens Juliana, muito esclarecedor e motivante este texto. Acho que antes de cuidarmos da educação das crianças, temos que nos preocupar com a educação dos pais.

    • Juliana

      Oi Andreson, concordo com você! TEmos que ter claro que somos o exemplo para nossos filhos e que atitudes contam mais do que 1000 palavras, certo?
      Obrigada

  46. valeria

    Nossa, tenho feito os elogios ao meu filho de forma errada pensando estar incentivando…esse artigo me fez pensar em minhas atitudes…obrigada.

  47. Michele Becker

    Maravilhoso… Com isso agora vou saber resolver vários problemas que tenho com o meu filho… Obrigada

  48. jacy

    Adorei, muito bom mesmo.

  49. Maria Betania

    Lendo esse texto reforço a tese de que somos seres em constante aprendizagem. A educação é um processo delicado e requer de nós atenção, dedicação, entre outros adjetivos favoráveis a tal processo, mas sobre tudo precisa de que sejamos sensíveis a essas necessidades.

  50. Marcia Alberge

    Se eu já era sua fã agora sou mais ainda, é disso que precisamos para educarmos nossos filhos para serem adultos saudáveis.
    Obrigada.

  51. nelci lopes ribeiro

    Parabéns pelo texto ,é muito esclarecedor para os pais que estão nessa caminhada. Parabéns também porque pela preocupação em responder aos comentários . Eu já criei meus filhos , mas adoro o tema educar. Iniciativas parecidas que levam a sociedade para um futuro melhor. Parabéns.

  52. Luana

    Muito bom o texto, realmente é isso! bjs e obrigada pela dica.

  53. laura santos

    eu sempre acreditei nesse tipo de educação, pois fui criada assim, elogios pela inteligência nunca, mais pelos esforços sim do meu pai e da minha mãe, vou dar um ex:uma certa vez falei para o meu pai:pai passei de ano estou na sexta série, sabe o que ele falou? você não fez mais do que sua obrigação, fiquei triste mais depois pensei comigo mesma o que valeu foi meu esforço de ter conseguido passar para sexta série com apenas 11 anos de idade, não sou só inteligente, sou esforça em primeiro lugar! !

  54. Soeli Ap Brunelli Gosuen

    É o q mais vemos hj, familiares dando corda ao ego dos pequeninos, com elogios supérfluos, tds voltados ao externo, deixando de evidenciar o quão importante fazê-los despertar seu universo interior.

  55. Edilma Silvia

    Extraordinário,verdadeiro..precisamos estimular nossos filhos,de uma forma que desenvolvam a capacidade de ter senso de auto critica,olhar seus limites sem medo e acreditar que são capazes de supera-los…adorei!

  56. Luis Linck

    Maravilhoso!!!

    Fico feliz por pessoas que postam um material de grande valor, bem que os face da vida poderiam conter mais conteúdos deste teor…

    Obrigado!!!!

  57. Joilca Bezerra

    Parabéns pelo texto! Ame i e vou compartilhar com meus filhos e nora. Pois tenho duas neta s lindas e será muito útil para o aplicar em casa e na escola. Um grande abraço !!!

  58. Elza Goulart

    Que texto maravilhoso. Compartilhando com o mundo!! Obrigada meu netinho Pedro Gabriel um dia vai entender extamente o que a vovó passará a dizer pra ele. Você tem facebook??

  59. Elza Goulart

    Que maravilha. Meu netinho Pedro Gabriel há de agradecer futuramente o que aprendi hoje aqui,Vc tem facebook .

  60. Izabela Fernandes Viana

    Muito bom,gostei muito da dica,abraço

  61. Jocelma

    Adorei esse post. Confesso que estava elogiando o meu filho de forma errada e com essa dica com certeza estarei melhorando nessa parte.

    Obrigada!

  62. Luciana Reis

    Sensacional!!! Sensacional!!!

    • Juliana

      Obrigada por particpar do blog Luciana! beijos

  63. Alessandra Faria

    Muito bom o texto!
    Estou fazendo tudo errado, mesmo querendo acertar!
    Minha mãe nunca me fez nenhum tipo de elogio.
    Por isso, elogio muito meus filhos, mas de forma errada, muitas vezes.
    Vou mudar o foco, agora.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

    • Juliana

      OI Ale, esse texto me ajudou muito também! Sempre elogiei muuuuuuito meus filhos, mas do jeito errado! Depois deste post mudei tudo! Beijos

  64. Marcelo

    Oi, Juliana:

    Eu estou chegando no seu blog por indicação da minha esposa. Gostei do texto e parece fazer mesmo muito sentido. Só achei que faltou a citação do artigo original, que relata o experimento realizado. Vejo que não citar as fontes é algo recorrente, principalmente em textos brasileiros, talvez por achar que os originais sejam descritos em linguagem demasiadamente científica, ou em língua estrangeira. No entanto, a citação traria mais credibilidade às informações e daria a possibilidade das pessoas que tiverem interesse, ler o original. Fica aí a sugestão e parabéns pelo blog.

    • Juliana

      OI MArcelo, Tudo bem? Obrigada pelo retorno e comentário. Realmente eu não tinha nenhuma informação da pesquisa original, por isso não incluí no texto. Vou ver se consigo mais informações. Obrigada

  65. Cid@

    aqui “Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “Acho você muito esperto, meu filho”, “Como você é charmoso”, “Que cabelo lindo”, “Seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”.” então não devemos NUNCA falar isso?

    No mais eu gostei de tudo, até compartilhei com amigas

  66. Jhennita Ednelly Cunha

    Muito bom!!!Adorei….

  67. Ana

    Joana,

    Achei interessante e encaminhei a vc.

    Bjs,
    Ana

  68. Pollyanna Vieira Aragão Alkimim .

    Gostei muito do texto, foi muito enriquecedor!

  69. ana carolina

    Estou amando todas as dicas…

  70. Lara

    oi

  71. Celene Melo

    PARABÉNS PELA SUA GARRA……MEU AMADO FILHO CELSO RICARDO!!!!

    ZN SÃO PAULO. <3

  72. Glauce de Oliveira

    Excelente texto. Como é importante este tipo de informaçao! Prática modo “on”. Abração

  73. Dorival

    Muito bom, adorei…

  74. Renata

    Texto maravilhoso!!

  75. luisa

    EU TENTO PREPARAR O MEU FILHO, ADOREI AA DICAS

  76. Karmodilha Lima

    Tecto exemplar.Nunca li tanta verdade.Aprendi bastante.Lindo demais….♥Esclarecedor…

    • Juliana

      Obrigada, Karmodilha.

  77. demerson

    deve ser por isso que a nina esta com preguiça de estudar?

    • Juliana

      Oi, Demerson. São muitas as possibilidades dos motivos, mas o texto ajuda a clarear as ideia e dar uma direção, né? Pode ser que esse seja mesmo um motivo da preguiça da Nina.
      beijoss

  78. leila

    Excelente o texto e muito necessário esse assunto, sou avó e erro tentando acertar, vou me corrigir. É bom aprender.

    • Juliana

      Erramos tentando certar… é sempre bom aprender!
      beijoss, Leila.

  79. Luciana

    Tenho três filhos e estava errando o texto foi edificante para mim.

    • Juliana

      Ficamos felizes quando nosso blog ajuda!
      beijos

  80. Juliana

    MUITO INTERESSANTE!!! OBRIGADA!!! =)

  81. Leidiane

    Fiz tudo errado e hoje sofro com isso , minha filha tem sete anos e eu vivia fazendo os elogios errados achando que era o correto 🙁 hoje em dia ela não me obedece e é extremamente egocêntrica. Queria ter lido esse texto antes… Mas acredito que não seja tarde pra recomeçar e agora de forma correta. Muito obrigada por esse texto!

    • Leidiane

      Desculpa pelo desabafo 🙁

  82. SONIA HERCULANO

    Adorei esse texto, muito esclarecedor.

  83. Kelley Marques

    Excelente artigo…Nos conduz a reflexão e ainda á perspicácia de novos hábitos. Amei…Super Grata…Estarei indicando p profissionais e pai. Prof. Drª Kelley Marques(Neuropsicopedagoga/NeuroCoach Talentos e Hábitos) http://www.neurocoachingkm.com.br / http://www.talentosehabitos.com.br

  84. virginia

    Bem esclarecedor.

  85. Vera Lúcia Rocha Borges

    Adorei o texto e concordo plenamente .Ajo assim com meus netos ,como o fiz com meus filhos .Vou repassar .Parabéns!!!

  86. Rosana

    Excelente reportagem! Sou mãe, avó e educadora, muito útil para praticarmos com nossos alunos, filhos e netos.

  87. sirlene lacerda

    Amei o texto,é mesmo o que eu estou precisando tenho dois filhos e confesso que as vezes me vejo um pouco sem saber o que fazer…

  88. ZANANDREA

    Amei este texto e gostaria que ele chegasse a pais e mães que não sabem ou não querem agir dessa maneira eu aprendi o que eu tinha dúvida mas agora tenho certeza que estou tentndo acertar com meus filhos obrigdo.

  89. JOSY SPADA

    adorei!!! é para se aplicar também em sala de aula….dica para professores !

  90. José Expedito

    Eu não tenho filhos e não vou enviar só pra quem tem filhos,vou enviar pra todos que quiserem praticar a sabedoria!!!!

  91. Gabriella

    Adoreiiii

  92. Flavia

    Maravilha de texto, adorei!

  93. Flavia

    Excelente texto. Muito interessante!

  94. iara vollrath

    Lindo muito importante como elogiar nossos filhós, netos e alunos valeu muito a pena parabéns

  95. Natalie

    Post muito bom. Super importante para pais de viagem, como eu e meu esposo.

  96. maria celia de andrade e gouveia

    Texto brilhante, coisas tão obvias…mas que muitas vezes não nos damos conta
    .

  97. NANCI TRINDADE

    ESTE TEXTO RETRATA FIELMENTE COMO DEVEMOS TRATAR AS CRIANÇAS COM RELAÇÃO AO SEU DESENVOLVIMENTO. PRECISAMOS, ENQUANTO EDUCADORES E PAIS, ESTAR ATENTOS A ISSO E LER MUITO, ESTAR ATUALIZADO SOBRE COMO A CRIANÇA SE DESENVOLVE E COMO DEVEMOS AGIR EM DETERMINADAS SITUAÇÕES. EU, COMO EDUCADORA, ACREDITO E FAÇO ISSO. DÁ CERTO. PARABÉNS PELO TEXTO. JÁ COMPARTILHEI COM MEUS AMIGOS DO FACE.

  98. Robson

    texto

  99. Thiago

    amor, leia este texto, veja que legal. Bj.

  100. iranita

    De grande valia essa pesquisa, pois ajuda as famílias a educar suas crianças e jovens, contribuindo para a evolução da humanidade. Gratidão.

  101. rosaria

    mto bom.

  102. Patrícia de Brito

    Gostei, muito bom o texto!

  103. ana maria alvim souza

    Parabéns pelo texto! As vezes os pais pensam que estão fazendo o melhor, e não percebem que está reforçando sentimentos de frustração do filho. E que elogiar é um reforço positivo. Abraços.
    Ana Maria Alvim Souza
    Psicologa Clínica Especialista em Cognitiva Comportamental

    • Juliana

      Obrigada pelo comentário, Ana Maria!
      Abraços!

  104. Zelia Chociai

    Amei o texto !!!

  105. Zelia Chociai

    Texto perfeito !!!

  106. Eliania Estrelas

    Parabéns! Muito Educativo o texto além disto quebra os paradigmas que ser um ser forte é que o mundo tem que girar entorno de si. Por isto a cada dia estamos gerando e educando seres com condutas marginalizadas e egoísticas.

  107. Lilian Angelica

    Excelente texto.

  108. Carlos José Sá

    Bastante interessante.

  109. LU

    Mais um aprendizado para nós

  110. LU

    Vivendo e aprendendo…

  111. José Luís

    Oi. leia.

  112. Carmen

    Excelente!!!!

  113. Alana Mara Santos dos Anjos Ferreira

    Excelente texto

  114. Maria Célia sousa Assis

    Excelente. Texto claro e conciso que deve ser repassado continuamente.

  115. Erica

    Olha que legal!

  116. Regina

    Eu amei esse texto,vou lê-lo na reunião de pais da escola que trabalho,sou professora da sala de leitura e se puderem me mandar textos que de reflexão ficarei muito grata. Parabéns a todos. Um abraço. Regina Yano de Guararapes SP

  117. Gilvan Moura Santos

    Adorei o texto, se todos os psis procurasse aplicar pelo menos parte sesse texto, o mundo seria bem melhor.

  118. diego

    Importante este esforco.preciso muito me ajudar para melhorar cada vez mais alguns princípios.muito obrigado

  119. luiziane

    Materia que ė informativa para todos educadores tambem.Excelente materia.

  120. Lucineia

    Amei essa explicacao e agradeco a possibilidade de poder acertar na educacaode meu filho.

  121. Adriana

    Super interessante esse texto!

  122. Makeley

    Adorei
    Alguns elogios já faço ao meu filho, mais com essa pagina vou sabendo como lidar com ele…
    Parabéns às pessoas que criaram e tds que colaboram

  123. Andrea tabille

    Muito legal adorei.

  124. Lauci

    Adorei nem imaginei q seria tão fácil assim!!!

  125. Fátima

    Verdade, acomoda sim este elogio tipo “confete” já incentivar a descobrir, motiva e incentiva a criatividade dando segurança e competência. Excelente texto

  126. segilene barbosa

    Muito interessante, uma visao diferente de elevar a auto-estima, enquanto incentiva as crianças a darem o seu melhor. Parabens pela pesquisa e pelo texto.

  127. francine

    Adorei bons exemplos e orientaçoes

  128. Veronica

    Amei, aprendi muito.

  129. Adriana

    Ótimo! Muito consistente e verdadeiro.

  130. celina yoshida

    Adorei, não tenho filhos mas tenho muito contato com crianças de 1 a 12 anos.

  131. Gilmara

    Amei, esse artigo, quero muito usá-lo na minha reunião de pais e mestres, poderia?

  132. sandro lopes

    Muito interessante isto. Vou começar a tentar usar com minha filha. E ver o resultado.

  133. Vivi Leona

    Muito bom!!!! O importante é desenvolver nas crianças a capacidade de resolver problemas e lidar com situações sem frustrações.

  134. Eliana

    Muito bom, aprendi muito com esta publicação. Vou tentar colocar em prática.

  135. Elba

    Muito esclarecedora e pertinente a orientação.

  136. maiara

    Gostei muito desse texto..

  137. Vera lorentz

    Gostei do texto porque transmite uma importante “dica” para as mães de uma forma simples e ao mesmo tempo embasado em uma pesquisa realizada. Mesmo sem dar detalhes da pesquisa como número de participantes, tempo, classe social, por exemplo, parece justificar a forma correta de agir. Muito legal.

  138. norma

    Texto de muito aprendizado!

  139. Paulo

    Parabéns pelo conteudo do texto, muito útil para quem interage com seres humanos em geral, e crianças em especial.

  140. Mariane

    Que delícia de informações, amo lêr suas postagens. Sempre me atualizou com suas dicas.

  141. nairian

    Obrigada pelas dicas..

  142. meiry rosa coelho

    Amei lindas palavras…muito bem empregadas.Parabens pelo belo texto.

  143. sonia

    Texto maravilhoso!!!!

  144. laizeth Oliveira

    Excelente! Nos faz refletir muito a respeito.

  145. Gracinha Gosling

    Juliana e Renata, sou uma feliz vovó e já li muito para que meus filhos fossem realmente felizes. Agora, a preocupação são os netos! Aprendi na Pedagogia Logosófica que o elogio puro e simples não soma em nada! Tive filhos “modesta à parte”, lindos! Tinha a maior preocupação e costumava dizer à eles que tinham sido elogiados pela simpatia, educação ao invés da beleza fisica! Sempre busquei forjar no interno dos meus filhos valores que dessem à eles defesas fisicas e mentais! Fiquei muito feliz em ler aqui pesquisas tão importantes para a felicidade de todas as crianças que já chegam numa epoca de carencia quase total de valores!

  146. simone

    Adorei o concelho… foi bom

  147. Ana Martinez

    Parabéns, muito bom, de grande valia para pais e filhos!

  148. Mateus

    Vale a pena ler…

  149. Nice

    Muito interessante esta matéria sobre elogiar os filhos do jeito certo. .Ajudou_me imenso como mãe e como comportar_me com meu filho.

  150. Vanessa

    Um estudo semelhante, acho que deve ser até o mesmo, saiu na Veja certa vez, meu marido guarda a pagina, antes mesmo de eu engravidar, hoje nossa filha está com 8 meses, e conforme ela for crescendo vamos agir assim, pois concordamos muito com isso.

  151. Adriana

    Olá td bem? Nossa adorei essa matéria,nos ensina como lidar na questão de elogia os filho. Parabéns

  152. Jorge

    Muito boa a orientação e tenho certeza que saberei coloca-las no momento certo.

  153. Maruza

    Excelente texto muito bom para educarmos pessoas que serão o futuro daqui pra frente

  154. Maria Elisa B.Zurstrassen

    muito bom este comentário.Que nos maes, estejamos sempre atentas a isto.
    Elogiar sempre boas atitudes e esquecer o superficial.

  155. Suzi

    Sou mãe de trigêmeos, hoje com 10 anos, e sempre me questiono se estou fazendo a coisa certa em relação à formação deles como “pessoas de bem e pensantes”. Neste texto encontrei um apoio muito importante, acho que estou no caminho certo, sim. Parabéns pelo texto e obrigada por compartilhar.
    Abs

  156. priscilla

    Adorei , são detalhes que faz toda a diferença na vida ..

  157. Raquel

    Amei!! *__*

X Leia também: