Olá, moms!
Tudo bem?
Como vocês já sabem, temos um espaço para que as leitoras do Just Real Moms escrevam seus textos. Valorizamos sempre o apoio mútuo entre as mães e a troca de experiência e sentimentos é muito bem-vinda aqui!
Hoje, quem nos enviou um post super bacana foi a Carolina Toledo! Formada em administração de empresas e executiva de marketing em multinacionais por uma década, ela decidiu deixar o mundo corporativo para cuidar de suas filhas (hoje com 5 e 3 anos).
Há um ano e meio, a Carol está na área de educação, cursando pedagogia e trabalhando em uma escola na educação infantil por meio período.
Confiram o texto lindo e super real que ela fez!
_______________________________________________________________________________
Sobre talentos
Ele ainda não completou 4 anos, mas sinto vontade de enquadrar e colocar na parede cada desenho que ele faz. Apurado senso estético e perfeita simetria ainda que assimétrica (artistas têm dessas coisas). Muito encantador!
Ela é destemida. Nas últimas férias se apaixonou por cavalos e passarinhos. Passo firme, fala assertiva e muito, muito carisma. Tudo isso com 3 anos recém completos.
Olho para essas crianças e fico apaixonada pelos dons que receberam de suas famílias. A verdadeira herança, aquela que vem da genética e que se levada a sério, lhes dará também realização e felicidade.
Num mundo em que se fala tanto em #amarotrabalho, penso que devemos olhar com mais carinho para as habilidades das crianças na primeira infância. Tratar com delicadeza pra que tenham espaço para florescer. E isso significa, na prática, dar-lhes tempo. Tempo para brincadeiras soltas, sem interferências de adulto. Tempo para ser livre para fantasiar. Tempo para ter ideias, tomar iniciativa e fazer.
Menos compromissos, menos horários, menos conteúdo.
Nessas férias, lendo a programação de férias de uma escola de educação infantil me deu a sensação de que aquele deveria ser o currículo escolar do ano. E não algo para ser vivido em uma quinzena de férias. Tempo para se esbaldar no parquinho, desenhar, fazer piquenique, ouvir uma história. Acho lindo. Acho ímpar.
Mas é preciso ensinar o menino a ler, e agora ele anda desenhando letras e copiando tudo que vê na lousa, porque sua habilidade manual é realmente acima da média, e ele já domina todo o alfabeto. E a menina precisa saber de regras, viver em sociedade e aprender a dividir. Acho válido, faz parte do processo. Mas é importante que nós, como pais, tenhamos a preocupação de proporcionar este espaço de descoberta na agenda de nossos filhos.
Afinal quantas vezes teremos a chance de ter 3 anos na vida?
______________________________________________________________________________
Você também gostaria de compartilhar um texto seu com as nossas leitoras? Envie-o para a gente!