Olá, moms!
Quando estava grávida, tive a famosa linea nigra (latim para “linha negra”), conhecida também como Linha Alba. Esta, é aquela linha escura que “divide” a barriga da grávida ao meio. Não me preocupei muito, pois já a tinha visto em diversas gestantes. Porém, após o nascimento dos gêmeos, ela demorou um bom tempo para sair, então questionei meu obstetra sobre ela. Após 6 meses do parto, ela havia desaparecido naturalmente.
Como a maioria das futuras mamães possuem a linea nigra na gravidez, resolvi fazer este post para esclarecer dúvidas que possam surgir:
Por que esta linha aparece?
A linea nigra é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. As gestantes possuem uma grande sensibilidade ao hormônio estrógeno que provocam um aumento na produção do hormônio melanócito estimulante, o qual estimula a produção de melanina e faz com que a coloração não somente desta linha, mas também a coloração ao redor dos seios e as manchas no rosto, conhecido como cloasma.
Ela aparece em todas as grávidas?
Cerca de três quartos das grávidas têm esta linha escura durante a gravidez.
Quando ela começa a aparecer?
Normalmente a partir do segundo trimestre da gravidez a linha começa a aparecer. Ela é uma faixa marrom escura, que risca o meio o abdômen, entre o umbigo e a região pubiana. Esta faixa é chamada de linea alba. Quando ela escurece na gravidez, é denominada linea nigra.
O que as grávidas que possuem a linha devem fazer?
Não há nada a se fazer além de passar protetor solar com FPS acima de 30 ao se expor ao sol. A linea nigra não é prejudicial para a grávida e nem para o bebê.
Quanto tempo demora para desaparecer?
Após o nascimento do bebê a linea nigra começa a desaparecer naturalmente. Mas deve sumir completamente por volta do sexto mês após o parto.
Curiosidade:
Algumas pessoas acreditam que a linea nigra pode ser um sinal sobre o sexo do bebê. Dizem que se corre até o seu umbigo, você está à espera de uma menina e, se continuar por todo o caminho, será um menino. Mas isso é apenas uma “lenda urbana”…
Fonte: A Enfermagem / Índice de saúde / Wikipedia
Não sei se tem haver com o seco do bebê ou se é uma simples consciência…na minha gestação de menina foi até o meio do umbigo .. e do meu menino passou do umbigo .. me diga se aconteceu com vcs também! Bjs