Muitas mães e pais questionam se o treinamento do sono funciona mesmo. Hoje, trouxemos um post para esclarecer esta pergunta!
Oi Mamãe e Papais! Hoje trouxemos uma especialista em sono para responder se o treinamento de sono funciona.
A Pediatra, Dra. Maici Ciari, conta tudo para vocês logo abaixo!
Ah! E aproveita para contar como é a noite de sonos das crianças por ai!
A primeira coisa que devemos entender quando pensamos em treinamento de sono é que, se o seu objetivo é que seu filho não te chame mais no meio da madrugada, ele funciona sim.
A criança vai aprender a não te chamar mais. E só isso mesmo!
Não, ele não vai dormir a noite toda. Não é isso que o treinamento de sono ensina!
O treinamento de sono consiste em ensinar para a criança que ela não pode, que ela não deve te chamar ao longo da noite. Ela aprende que mesmo que ela chore, que chame por você, você não ficará com ela.
Isso porque, durante o treinamento, ela ficou chorando sozinha por alguns minutos e, conforme o tempo foi passando, esses minutos foram se estendendo e a criança foi percebendo que não era para chamar por ninguém.
Agora, vamos entender o que acontece normalmente durante uma noite de sono, tanto com os adultos, quanto com as crianças.
Ninguém dorme a noite toda! Fato!
Todos nós temos alguns despertares durante a madrugada, mas, na grande maioria das vezes, não nos lembramos deles e achamos que dormimos a noite toda. Esses despertares são normais e acontecem com todo mundo, todas as noites!
Com as crianças, ocorre o mesmo, mas com a diferença de que, algumas vezes, elas precisam de ajuda, precisam da presença dos pais para conseguirem se sentir confortáveis, seguras e voltar a dormir.
Isso também é normal!
Precisamos normalizar o despertar noturno. Mas isso não significa normalizar toda e qualquer situação.
De acordo com o desenvolvimento neurológico das crianças, elas não têm capacidade de se acalmarem, de se regularem sozinhas antes dos 3 anos de idade. Elas precisam do adulto para conseguir essa corregulação.
É exatamente com essa idade, após os 3 anos, que a prevalência dos despertares noturnos diminui naturalmente.
A noite representa o momento de maior vulnerabilidade do nosso dia!
No escuro da noite, na hora de dormir, temos uma maior sensação de perigo e insegurança. Por isso, as crianças pequenas precisam e devem receber nosso contato, nossa presença para conseguirem se sentir seguras e relaxadas para adormecerem de forma tranquila.
Deixar a criança chorando sozinha só aumenta a sua ansiedade!
Mas então, quando procurar ajuda em relação aos despertares noturnos?
A verdade é que não existe um número exato de despertares das crianças para dizermos se está certo ou errado.
Mas, aqui é preciso levar em consideração as consequências que esses despertares trazem ao longo do dia para a criança e sua família.
As crianças que estão tendo uma piora da qualidade de sono por conta dos despertares se apresentam com hiperatividade, irritabilidade, aumento da labilidade emocional. Os adultos apresentam prejuízo no desempenho de suas funções, maior sonolência ao longo do dia, mais estresse.
Nesse caso, é necessário agir na causa do despertar, olhar para o dia da criança e da família, fazer os ajustes necessários em relação à rotina, alimentação, atividade física, contato social e conexão emocional com seus pais.
Assim como observar a adequação do ambiente de sono e descartar possíveis problemas de saúde que possam influenciar na má qualidade de sono dessa criança para que as noites sejam mais tranquilas e para que o sono seja mais saudável.
Então, não devemos negligenciar a causa do despertar, achar que tudo é normal e que com a idade irá passar, nem deixá-las chorando sozinhas para que aprendam que não podem chamar por ajuda no meio da noite.
Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler também: “Sono do bebê: Por que eles acordam tanto à noite?” e “Deixe seu filho chorar! Calma, venha entender.“.
Ah, e conheça no nosso Guia de Fornecedores, o curso online de Shantala para ajudar o seu bebê a dormir melhor! Para as mamães de 1a viagem, a Shantala pode ser feita no bebê depois do 1º mês, ok!? Esse mesmo curso pode ser feito one-on-one presencial com a Patricia Lomonaco!

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674
Instagram: @DraMaici
Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro
Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).
Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.
Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.