sábado, 6 setembro, 2025

A sua medula óssea pode salvar o filho de alguém…

Você sabia que a sua medula óssea pode salvar o filho de alguém? Hoje vamos explicar por que se cadastrar para ser doador, o que é a medula óssea, como funciona a doação, quem pode doar a muito mais!

Sua medula óssea pode salvar o filho de alguém Dra Natasha Vogel Ortopedia Pediátrica Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Hoje o nosso post é muito especial e vamos compartilhar com vocês como que a sua medula óssea pode salvar o filho de alguém…

Quem acompanha o nosso trabalho há um tempo, sabe que gostamos de trazer assuntos importante relacionados a inclusão social, diversidade, empreendedorismo feminino, projetos sociais, mães em vulnerabilidade social (Aqui doamos 100% do lucro para CUFA – Mães da Favela), entre outros tantos temas.

Então, hoje a nossa colunista, a Dra. Natasha Vogel – especialista em Ortopedia Pediátrica – trouxe um relato próprio para falar e explicar como a sua medula óssea pode salvar o filho de alguém!

Ser doador é super importante, hoje os procedimentos são super fáceis, rápidos e até indolor.

E ainda, você pode ser a pessoa para salvar a vida de outra!

Queremos agradecer também a Dra Elisa Campos Adolfo Queiroz, que abriu o seu coração e fez parte desse texto incrível, mesmo com a sua filha internada na UTI!

Então, confiram o post abaixo e façam a diferença na vida de alguém!


Hoje, vou compartilhar com vocês uma história que acompanhei nesse último ano.

Muito além do COVID, que era e é ainda um assunto muito discutido, existem outras doenças, tão ou mais importantes, que precisam de nossa atenção. E, muito mais do que isso, da nossa ajuda!!!

Em 2021, uma amiguinha de turma do meu filho mais velho, começou com um quadro de febre. Essa febre não passava e os pais preocupados com a situação, procuraram o hospital.

Naquele mesmo dia, após exames de sangue, tiveram o diagnóstico de leucemia!!

Por um ano, essa amiguinha chamada Luísa, passou por sessões de quimioterapia, usou corticóides (que a deixaram inchadinha), perdeu os seus lindos cabelos, teve que assistir as aulas remotamente, teve idas e vindas do hospital e, depois de um longo tratamento, demonstrava sinais de melhora!!

Mas, em dezembro de 2021, seus pais tiveram a notícia de que a leucemia estava voltando, e que a partir daquele momento, somente um transplante de medula óssea seria eficaz para o tratamento da sua pequena!

Sabe qual é o detalhe?

A sua mãe é médica, mas sabem por que eu acho importante falar isso?

Pois também somos mães, e levamos os mesmos sustos que cada uma que está lendo esta matéria, seja para tirar dúvidas, buscar orientações ou ver dicas!!

Eu, na minha visão pessoal, acho que o fato de entendermos um pouco da medicina, às vezes atrapalha.

Hoje, estou aqui para falar da Lulu, mas o mais importante é falar sobre o que podemos fazer para ajudá-la.

E assim, também ajudar milhares de outras pessoas que passam por situações similares e precisam de uma doação de medula óssea.

Vamos lá, você sabe o que é medula óssea, quais são os pré-requisitos, como funciona o procedimento e onde você pode doar??

Então, me acompanha aqui que com a ajuda da minha amiga, médica, a Dra. Elisa (mamãe da Luísa), redigimos um conteúdo bem bacana para tirarmos as suas dúvidas, formarmos uma corrente do bem e conscientizarmos as pessoas sobre a importância da doação da medula óssea.

O mais importante: Por que se cadastrar e doar?

A doação, para muitas pessoas, é a única chance de curar doenças que comprometem a produção normal de células do sangue.

Quanto maior for o número de doadores, maior será a chance de pessoas, como a Lulu, encontrarem doadores compatíveis.

A compatibilidade é mais fácil de ser encontrada na população de origem do paciente e cerca de 75% das pessoas que precisam desse tratamento, dependem dos bancos de medula óssea, pois só 25 % encontram doadores em suas famílias.

Esse é um ato de solidariedade e amor ao próximo.

Mas você sabe o que é medula óssea?

Ela é a fábrica onde é produzido nosso sangue!!!

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos nossos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”.

A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.

Adicionalmente, você sabia que são mais de 80 doenças que podem precisar de transplante de medula óssea para o tratamento?

Doenças relacionadas ao sangue e ao sistema imunológico, como por exemplo: Leucemias, Linfomas, Mieloma Múltiplo, Doenças Autoimunes, Anemias, etc.

Então, como funciona a doação?

Para se tornar um doador é preciso fazer o cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) que está sob coordenação do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A partir do primeiro cadastro, 5ml do seu sangue serão colhidos para análise e pronto!!! Você já será um doador cadastrado.

É importante salientar que caso haja compatibilidade com algum paciente, o hemocentro entrará em contato, confirmará o seu desejo em fazer a doação e explicará todo o procedimento.

Todas as pessoas podem ser doadoras?

Para ser doador de medula precisa ter entre 18 e 35 anos para se inscrever; estar em bom estado de saúde; não apresentar histórico de câncer, doença autoimune ou hematológica; e não possuir doença infecciosa transmissível pelo sangue (como hepatite e HIV).

Onde eu posso fazer esse cadastro?

O próprio REDOME do INCA tem uma aba destinada a localizar todos os hemocentros para doação.

Lá você pode achar o local mais próximo através do seu CEP ou Estado.

E para deixar ainda mais fácil o acesso a essa informação, aqui está o endereço eletrônico!

Ficou curioso para entender como é feito o transplante caso seja compatível com alguém?

É um procedimento que pode ser feito de 2 formas diferentes:

A primeira delas ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia geral ou local e requer uma internação prévia.

A coleta é feita através de punções no osso da bacia e o procedimento dura cerca de 90 minutos. Você poderá retornar as atividades do seu dia a dia em, aproximadamente, 1 semana.

A segunda, a doação é feita por aférese – que consiste numa simples coleta do sangue.

Ele passa por uma máquina que coleta as plaquetas e depois retorna para o corpo.

Este procedimento dura de 3 a 4 horas, mas neste caso o doador recebe uma medicação para tomar por 5 dias para estimular as células-tronco.

Mas, lembrando que em cada doador a compatibilidade é analisada e o método a ser utilizado é determinado pelo médico.

Mas o que irá acontecer com a sua medula após uma doação?

As células irão se reproduzir naturalmente, por isso dentro de 2 semanas o organismo já estará recuperado. E depois de 6 meses, é possível doar sua medula novamente.

Se você já fez o seu cadastro em algum momento, não se esqueça de manter os dados atualizados, pois a doação pode ser feita até os 60 anos (mas lembrando: inscrição tem que ter 18-35 anos).

E se você ainda não teve a oportunidade de fazer e está dentro dos pré-requisitos para ser um doador, não perca tempo e procure o local mais fácil para se cadastrar!

Muitos precisam de nós!

E não fique triste se não puder se cadastrar, nos ajude a divulgar! Fale sobre o assunto, compartilhe a informação, encaminhe essa matéria para amigos, familiares e colegas…

Então, contamos com você!

Acima de tudo, eu gostaria de agradecer a mãe da nossa Lulu (se assim me permite), Dra Elisa Campos Adolfo Queiroz, que abriu o seu coração e fez parte desse texto incrível, mesmo com a sua filha internada na UTI!

Isso sim é propósito!

De duas mães para todos!


Por fim, se gostou desse post, aproveite para ler: “Está com dor nas costas por causa da gravidez?“e “Como escolher a cadeirinha do carro para o meu filho?“.

E conheça também o nosso Guia de Fornecedores de produtos & serviços incríveis – um jeito nosso de dar mais uma mãozinha para todas nós mães.


Crédito: Cortesia de Puwadon Sang-ngern

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

5 Livros Infantis Por Faixa Etária

Vejam 5 livros infantis por faixa etária que abordam temas importantes e ajudarão a criança a entender suas emoções...

Filhos de óvulos doados podem ter características dos pais?

Você sabia que filhos de óvulos doados podem ter características dos pais? O efeito epigenético pode fazer com que...

A Anunciação – Mas o que é isso?

Às vezes recebemos intuições e seguimos, às vezes não as seguimos. Muitas mães nunca ouviram falar sobre a Anunciação,...

Grávidas e a aprovação da vacina contra o Covid-19

A Pandemia realmente mudou muita coisa na nossa vida, né? E agora, outro grande dilema é a questão das...