A melhor programação para quem vai ficar no Rio de Janeiro com as crianças – por Rio Kids

Sem categoria29/08/14 By: Joyce & Daniele
(0) Comentários

 

Oi, meninas,

Tudo bem?

Dando continuidade a novidade do blog de postar toda sexta-feira as dicas das melhores programações infantis no Rio de Janeiro, confiram a seleção da Rio Kids para este final de semana.

Espero que gostem!

Beijos

 

…………………………………………………………………………………………………………

FESTLIPinho

 

riokids-porai-festlipinho

 

Idealizado pela atriz e produtora Tânia Pires, o Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip) surgiu com a proposta de unir, por meio das artes, os países com o mesmo idioma. A novidade é que neste ano parte da programação é dedicada aos pequenos!

O FESTLIPinho apresenta a peça O Príncipe Feliz, da companhia portuguesa Magia e Fantasia, que aborda o relacionamento entre uma andorinha e o príncipe do título. Criado sem conhecer as tristezas do mundo, ele passa a ter contato com a realidade após ser transformado em uma escultura de pedra.

Sessões gratuitas na sexta-feira, dia 29 às 16h no Morro de São Carlos, no Estácio, e no domingo, dia 31, às 16h no Parque Lage.

 

O Médico que tinha Letra Bonita

 

riokids-dulcinavista-omedicoletrabonita

 

Localizado no centro da cidade, a ocupação Dulcinavista propõe levar uma programação teatral de qualidade para adultos e crianças, com espetáculos premiados e nomes que se destacam na cena cultural. A ocupação tem início em agosto de 2014 e se estende até o final de novembro.

A peça O Médico que Tinha Letra Bonita aborda o tema bullying. No palco, uma banda toca ao vivo e dá voz aos personagens da trama, que conta a história de “Tom”, um menino cujo comportamento começa a apresentar mudanças. Ter abandonado a escolinha de futebol ou descuidado do bom desempenho escolar são algumas delas. O mais evidente (e estranho) dos sintomas é o fato de que seus pés movem-se como se quisessem extravasar algo. 

É levado então ao médico pela mãe, que deseja saber se o menino é alvo “dessas perseguições que acontecem nas escolas”. Durante a consulta, Tom nota naquele médico uma característica raríssima: ter a letra bonita. O doutor lhe revela o fato de sua letra bonita ter feito dele alvo de provocações na infância. “Não é fácil ser diferente”, atesta antes de recomendar a Tom que encontre uma forma de extravasar seu talento (no caso a dança). “Descubra sua caligrafia”, aconselha.

Somente duas apresentações, sábado e domingo, no Teatro Dulcina (rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro), às 16h.

 

Urucuia Grande Sertão

 

riokids-teatro-urucuia

 

O espetáculo é vencedor do Prêmio Arlequim nas categorias melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor iluminação. O texto de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto é inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina.

A trama se passa em um reino distante no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. O criado tem a brilhante ideia de convocar rapazes a desafiar a princesa com diferentes adivinhas. O rapaz que conseguir fazer uma adivinha que a princesa não consiga desvendar terá a mão da moça em casamento. Após o anúncio, surgem pretendentes de todos os cantos do sertão. Com isso, o patriarca recria esperanças, apesar de toda a resistência da princesa, que se julga a mais inteligente do reino. Para essa princesa tão esperta, nenhum homem é capaz de demonstrar inteligência maior que a sua. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

Somente duas apresentações, sábado e domingo, às 16h, na Arena Dicró (Parque Ari Barroso, Penha – entrada pela Rua Flora Lobo).

 

Uma Aventura na Neve – O Musical

 

riokids-teatro-umaaventurananeve

 

A peça conta a história das irmãs Elsa e Anna, filhas do rei e da rainha de Arendelle. Elsa nasceu com um dom especial de criar gelo e neve. Quando tinha oito anos, enquanto brincava com a irmã Anna, de cinco anos, ela acidentalmente acerta-lhe com um raio gelado. Então o rei, esconde Elsa de todos para que ela possa aprender a controlar seus poderes até o dia de sua coroação como rainha. Após acidentalmente condenar o reino a um inverno eterno, ela foge e se esconde num castelo de gelo. Agora cabe a Anna e Kristoff, um destemido homem da montanha, partirem numa jornada para trazerem Elsa de volta e salvarem Arendelle de um terrível inverno. Será que eles vão conseguir trazer o verão de volta? Um espetáculo com diversos fatores lúdicos, e cenário elaborado que ajudam a compor o ambiente gelado e alegre que a história precisa; isso faz com que todos se sintam dentro da encenação. A montagem conta com 20 atores, sendo 8 crianças e 4 bailarinas. A diretora aposta nas músicas todas cantadas ao vivo e mostra as princesas em fase criança, jovem e adulta.

Em cartaz no Teatro Fashion Mall, sábados e domingos, às 17hs.

 

Oficina Recreativa na Feira Literária do RIOSUL

 

riokids-riosul-feiraliterária

 

No próximo domingo, dia 31, às 16h, o RIOSUL Shopping Center vai apresentar a Oficina Recreativa de Desenho e Arte. A atração gratuita acontece no 1º piso e faz parte da programação da Feira Literária ‘O Mundo Fantástico da Leitura e dos Fantoches’ que acontece até 12 de setembro.

No espaço aconchegante, são desenvolvidas diversas atividades educativas e recreativas, totalmente gratuitas. Ao longo da semana, estarão disponíveis livros para leitura e venda, a preços atrativos. Aos finais de semana, atrações especiais fazem parte da programação.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: