Seu filho está ficando muito doente? 16 dicas para melhorar o sistema imunológico

De Mãe para Mãe21/01/20 By: Juliana Freire
(26) Comentários

 

Oi, meninas!

Fiquei impressionada como nestas 3 últimas semanas meus filhos ficaram doentinhos… Acho que essa mudança constante do tempo teve bastante interferência nisso.

Toda mãe sabe o cansaço e preocupação que é ter um filho doente em casa. Além da exaustão física, tem também o cansaço emocional de ver nossos pequeninos sofrendo com tosses, viroses e febres. Isso sem contar que os doentinhos não querem comer bem e ainda faltam à escola, o que nos deixa ainda mais cansadas!

Fizemos uma “mini pesquisa” em nosso instagram (@blogjustrealmoms) pedindo dicas de assuntos que nossas leitoras gostariam de ler no blog, e um dos assuntos pedidos foi justamente a “imunidade” das crianças: Como melhorar e deixar nosso filhos mais protegidos dos vírus e bactérias?

Comecei, então, minha pesquisa sobre o tema e encontrei uma matéria bem interessante em um site sobre “Nutrição inteligente” (cliquem AQUI para conhecê-lo) que nos diz como melhorar o desempenho do sistema imunológico incluindo alguns alimentos no cardápio das crianças.

 

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1-  Ofereça ao seu filho muitos sucos verdes naturais feitos no liquidificador ou na centrífuga, com frutas frescas como laranja, abacaxi, melancia, melão + um vegetal como couve ou espinafre;

2- O abacate é um dos alimentos mais nutritivos do planeta: ofereça inicialmente uma colher de chá puro. Caso não haja aceitação, misture à uma banana amassada ou mel (acima de 1 ano!) para ficar docinho. Como o abacate é extremamente cremoso, muitas crianças o aceitam bem puro;

3- Farelos como linhaça dourada, gérmen de trigo, farelo de quinoa, chia e aveia também devem ser incluidos na dieta dos pequenos, pois são extremamente nutritivos. Tudo sem exageros e de acordo com a idade, nunca ultrapassando a quantidade de 1 colher de sopa ao dia para não exceder o teor total de fibras recomendado (recomendo iniciar com 1 col. de chá/ dia). Uma boa dica é incluir esses farelos em preparações como panquecas, bolos, tortas ou amassados com futas;

4- Se o seu filho está com muito catarro, corte os alimentos derivados do leite por alguns dias, já que eles aumentam significativamente a quantidade de muco produzida pelo corpo. Troque a mamadeira de leite de vaca por leite de arroz, aveia, ou eventualmente de soja. Esses leites têm sabor suave e geralmente são bem aceitos pelos pequenos (e se não forem, faça um meio a meio com o leite de vaca);

5- Por ser fermentado, o iogurte tem uma digestão mais fácil, promovem menor produção de muco e são fontes de lactobacilos importantes para a imunidade. Mas não adianta oferecer um iogurte cheio de açúcar e corantes, como os infantis encontrados por aí. Lembre que iogurte de morango dificilmente é feito com a fruta, e sim, com corante rosa e aromatizantes sabor morango. Opte pelos naturais branquinhos e para adoçar use mel (se seu filho tiver mais de 1 ano), xarope de agave, frutose em pó ou açúcar mascavo;

6- Aliás, evite ao máximo oferecer alimentos industrializados ricos em “antes”- corantes, espessantes e conservantes. Alguns exemplos: alguns suquinhos, biscoitos, salgadinhos, ou qualquer outro produto de pacote. Eles desequilibram o organismo e também aumentam a produção de muco pelo corpo;

7- Ofereça em abundância vegetais e frutas coloridas. Entre os mais ricos em compostos antioxidantes estão o brócolis, tomate, cenoura, espinafre (não todos os dias), couve, uva, laranja, abacate, morangos (só se forem orgânicos), maçã e limão (em sucos);

8- Não se esqueça de ofereçer muitos líquidos, na forma de água ou água de coco natural.

9- A maçã e a cebola são ricas em quercetina, um flavonóide que protege o corpo de vírus e bactérias oportunistas e ainda tem uma função anti-inflamatória das vias aéreas;

10- O alho é outro alimento com propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas. Acrescente um ou dois dentinhos no preparo da papinha;

11- Outro alimento que tem um ótimo papel na imunidade é o óleo de coco. Inclua em receitas ou acrescente em vitaminas, iogurte ou amassado com frutas (1 colher de chá ao dia para começar);

12- Temperos como salsinha, orégano, alecrim, tomilho, canela, hotelã, gengibre e manjericão são ótimos coadjuvantes na prevenção ou na recuperação de gripes e resfriados, além de terem muitas vezes propriedades expectorantes. Use em pequenas quantidades em preparações salgadas, frutas, sucos ou na forma de chás;

13- Não deixe faltar proteínas no prato. Carne, frango, peixe, ovo caipira e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico;

14- Evite oferecer guloseimas, mesmo que seu filho não consiga comer de tudo;

15- Procure oferecer alimentos de fácil mastigação como sopas nutritivas, purês, mingau de aveia e frutas – frescas ou na forma de um purê quentinho;

16- Se você amamenta, saiba que seu leite é o que há de melhor para a imunidade de seu filho. Por isso, amamente na maior frequência que puder.

Fonte: Fernanda Scheer

 

26 Comentários:Seu filho está ficando muito doente? 16 dicas para melhorar o sistema imunológico
  1. ade

    otimo

  2. diana

    quero receber novidades

  3. maria kato oliveira

    e muito bom ter dicas como alimentar crianças pequenas mas hoje essas mae nao quer fazer as comida das crianças quer prontas eu cuidei dos meus filhos como vc deu as dicas mas hoje e assim quer dar alimentos prontos e ai ja viu

  4. Taís Lindoso

    Meu filhote tem 2 anos e meio e esse ano optei por coloca lo na escolinha… foi a melhor e a pior decisão que tomei, como ele ficou doentinho. Foi muito ao hospital esse ano, mais do que quando nasceu até completar 2 anos. Socorro….. a imunidade dele está no dedinho do pé!

  5. vania

    Obrigada pela dica vou fazer pra ver meu bebê saudável

  6. anatalia

    Adorei as dicas espero mais sempre.

  7. José Donizeti Covre

    A partir de que idade a criança pode consumir própolis?

  8. Fabiana

    Oi Fã, peguei essas dicas pra vc.

  9. claudine del barrio

    muito util, obrigada

  10. Raissa

    Muito boas essas dicas ajudam nos mamãe s

  11. karla

    Adorei as dicas… mas pq “eventualmente” o leite de soja?
    Fiquei curiosa pois tive q tirar o de vaca e comecei a dar o de soja…

  12. erika

    Ola,
    Adorei a materia!
    Gostaria de receber mais dicas!
    Obrigada

  13. Naiara

    Muito interessante.

  14. Fabiana Granato

    Olá, gostaria de sugestões de sucos de caixinha, pra levar de merenda escolar.
    Obrigada pela atenção!

  15. Camila Vigilato

    É muito bom receber essas notícias de alimentação que vai ajudar na saúde das crianças, vou tentar seguir as dicas pra tentar melhorar a saúde do meu filho que tem ficado muito doentinho.

  16. Aline

    Meu filho nunca mais ficou doente desde abril quê teve uma virose bem de leve, só que ele tem mamado com mais frequência, ou seja o 16!! Ele está com 1a e 11m estou relutante em tirar também por causa disso!!

  17. Giane

    Receber nweslatter

    • Renata

      Oi, Giane!

      Para receber a newsletter do Just Real Moms, é enviar seu endereço de e-mail para a gente no campo “Inscreva-se na Newsletter”, do lado direito do blog.

      Beijos!

  18. Mariana

    Adorei as dicas. Pratico a maioria, vou aperfeiçoar com estas que foram publicasdas. Muito bom!

  19. Suzana

    Quero dizer que meu filho até os 6 anos teve várias internações, mas o.brócolis fez muito bem a ele,pq odeia feijão, o cachorro que peguei também ajudou.

  20. Livio Koenig

    Fernanda, parabéns pelo elevado grau das informações e pela simplicidade com que você redigiu o texto tornando de facil memorização e aplicação. Compartilhei no meu perfil no face, que é dedicado à qualidade de vida dos pequenos. Eu e minha esposa temos uma creche/berçario e nos dedicamos a compartilhar com nossos amigos e com os pais de nossos alunos todas as informações que possam promover o bem-estar das crianças e com certeza seu trabalho neste post é muito valido.

  21. roberta

    Adorei,muito bom.

  22. Stephania

    Muito bom, mas no item 14 a palavra oferecer está escrita erroneamente com “Ç”.

  23. ADRIANA FERNANDA

    Gostaria de vê essas dicas, o link aqui não está mais funcionando.

  24. Keile Tomaz

    Obrigada pelas dicas de alimentaçao.Meu bebe tem 1 aninho e gripa muito, fora a gargantinha inflamada. Vou acrescentar mais essas dicas a alimentaçao dele.

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