Oi, meninas!
Hoje quem dá as dicas é a Roberta Pires Dias!
A Ró, como é chamada, é minha cunhada (irmã do meu marido) e tem um filho de 1 ano e 4 meses, o João Guilherme! Desde que se casou, essa é a segunda vez que muda de cidade. Já morou em Michigan por 1 ano, sem filhos, e agora está morando no Rio de Janeiro.
Como trabalha com o terceiro setor (na Associação Obra do Berço, de SP) para ela fica mais fácil todas essas mudanças, mas claro que teve que abrir mão de uma carreira profissional mais sólida para poder acompanhar seu marido na jornada dele. Então, acaba fazendo alguns freelancers na aérea de marketing e de design gráfico digital. Segundo ela, mudar nunca é fácil, com filho menos ainda, mas o resultado final é muito prazeroso. “O Rio é uma cidade, além de deslumbrante, muito atrativa para as crianças, então foi mais fácil pro JG se adaptar. Como é uma cidade que “chama para a rua”, estamos sempre fazendo algo fora de casa, desde brincando na praia, na pracinha, até passeando a pé. Ele me acompanha em tudo e vai dando oi pra todo mundo, como se fosse o prefeito da cidade, rs…” – diz. Ela optou por não ter ajuda de babá nos dias de semana, então leva ele para cima e para baixo aonde quer que vá.
Fora isso, teve trombose durante sua gravidez, uma doença não rara para as gestantes e tem muito para contar para a gente!
Tenho certeza de que vão adorar a entrevista!!
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Como a minha gravidez foi complicada, eu tive uma trombose no 5º mês de gestação, acabei ficando ainda mais inchada do que as grávidas normalmente já ficam. Nunca senti tanto alívio com a drenagem linfática como nessa fase, realmente acho que toda grávida deveria fazer pelo menos 2 vezes por semana. Ajuda muito na retenção de líquidos e diminui o inchaço.
Com meu filho, nunca abri mão de fazer hidratação nasal, ainda mais tendo nascido em SP onde a poluição acaba com nossas narinas. Eu uso nele todo dia religiosamente o Arm & Hammer Simply Saline.
Outra coisa que usei e ajudou muito foi o colar de âmbar, da Ambar J Necklaces. No Brasil é vendido por representantes, eu comprei online nos Estados Unidos. O colar é feito de âmbar, uma resina vegetal, e estudos afirmam que o contato do âmbar com a pele atua como analgésico e antiflamatório natural, por isso ajuda quando estão nascendo os dentinhos do bebê. Eu usei no João Guilherme e ele ficou pouco irritado nessa fase. Tirava o colar quando ele ia dormir.
Outra dica que eu gostaria de dar para as mães é usar meia de compressão SEMPRE quando forem viajar de avião. É realmente necessário na gravidez. Eu passei por uma trombose e é perigosíssimo. Graças a Deus tudo correu bem. Não custa usar a meia durante os voos, ajuda mesmo, sou prova disso.
No dia a dia, usava uma meia bege horrível que tinha maior compressão da marca Sigvaris, comprei online, e à noite usava uma da mesma marca, mas com uma compressão menor da cor preta que parecia uma meia-calça, então dava para usar com vestidos e saias. Tem até meia com o formato da barriga. Nao é confortável, mas para algumas grávidas com problemas circulatórios é realmente necessário e hoje já tem algumas bonitinhas, idênticas à meia-calça. Tem até calça legging de compressão!
Trombose é coisa séria, e na gravidez é mais comum do que se pensa, pois o corpo da mulher está se preparando para o parto, então a capacidade de formar coágulos aumenta. A trombose é uma complicação nos vasos sanguíneos, na qual o sangue fica coagulado e obstrui o fluxo normal.
Se você sentir pernas e pés inchados de repente, dor, ou se sua pele mudar de cor, ficar vermelha ou azulada, ligue para seu médico imediatamente.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Sempre siga seu instinto materno. Por mais que a gente tenha dúvidas, fique insegura, precise de ajuda de babás, avós etc., quando nasce nosso bebê junto nasce nosso instinto materno. Mesmo com toda a inexperiência da primeira maternidade não pode existir nada mais certo do que o instinto materno. Sempre que tiver dúvidas, o siga!
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Na gravidez, com a trombose, minha perna esquerda inchou muito e ficou desproporcional com relação à da direita. Então, eu só usava saia comprida ou calça social preta para disfarçar. Eu ousava mais na parte de cima com uma camiseta mais justa para marcar a barriga e uma camisa aberta ou um blazer por cima, e sempre colocava um maxi colar para enfeitar.
O João Guilherme eu gosto de vestir como menininho mesmo, bermuda xadrez com bolso do lado, camiseta de desenho animado, gosto de colocar calça jeans colorida, tênis All Star… Adoro camiseta ou bermuda listrada e gosto de colocar fantasia, rs… Ele herdou muita roupa do José, primo dele, e eu adoro as roupas do José! Foi ótimo porque casou direitinho os estilos.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
O batizado foi um dia muito especial, mas eu adorei mesmo foi fazer o aniversário de 1 ano. Só chamei os melhores amiguinhos e a família, tinha no máximo 20 pessoas. Pedi para as crianças irem fantasiadas e foi muito engraçado! O tema era “monstrinho” e ele ficou fantasiado a tarde toda. Encomendei um bolo, docinhos, sanduichinhos, e comprei online uns guardanapos, pratinhos, copinhos e algumas decorações com o tema. Foi muito simples e muito especial.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Decorei sozinha o quarto dele, com ajuda da minha mãe. Queria em branco, vermelho e azul. Comprei um nicho de parede quadrado onde coloquei várias miniaturas de super-heróis e personagens já começando uma coleção para ele. O quartinho eu trouxe todo para o RJ, então continuou igual, menos com o papel de parede, o que foi bom para a adaptação dele, que se sentiu no mesmo ambiente em que nasceu.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Me mudei para o Rio de Janeiro quando ele tinha 1 ano e 2 meses. A vida no Rio para as crianças já é uma diversão. Tem muita criança na rua, na praia, nas praças, e aos domingos a orla fecha uma das mãos da rua para recreação e fica lotada de atividades, como cama elástica, teatrinho. Eu levo ele todos os dias ao Baixo Bebê, no Leblon, para brincar, ou vou andar de bicicleta com ele na cadeirinha pela orla ou pela Lagoa. Ele adora. É lindo ver a carinha dele quando chega na orla, ele levanta os bracinhos e bate palmas de alegria quando chega lá! Na volta, sempre paro em alguma casa de suco para tomar algo com ele antes de voltar para casa.
Amei a entrevista! Dicas excelentes! Ótimo a Ró ter falado sobre a hidratação nasal. A pediatra do meu filho também recomenda aplicação diária. Depois do spray passo um cotonete para limpar… Por incrível que pareça, o Rafael adora!!! Ele deve sentir alívio!
Adorei essa real mom! Dicas realmente valiosas, como a questão da trombose, seguir o instinto materno.
Mais entrevistas assim, por favor!
Adoro o blog!
Amei compartilhar um pouco sobre minha experiência.
Obrigada JRM.