terça-feira, 21 outubro, 2025

As principais doenças infantis urológicas e seus tratamentos

Esta semana o Dr. Rafael Rocha, Cirurgião Pediátrico e Urologista Infantil, explica para nós quais são as principais doenças infantis urológicas e seus tratamentos.

Just Real Moms Doenças Infantis Urologicas Dr Rafael Rocha

Oi meninas! Convidamos o Dr. Rafael Rocha, Cirurgião Pediátrico e Urologista infantil, para detalhar quais são as principais doenças infantis urológicas e seus tratamentos.

Achamos super importante nós pais prestarmos bastante atenção na saúde de nossos filhos.

Quanto mais cedo identificarmos algumas doença infantil, mais fácil será de tratar, né?


Os cuidados com a saúde das crianças vêm desde cedo. Na infância, são fundamentais consultas regulares com um pediatra.

Mas quando o assunto for relacionado ao trato urinário de meninos e meninas, o urologista pediátrico é o profissional mais indicado. Ele atuará no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças urológicas.

Por ser um médico cirurgião pediatra, o urologista pediátrico também cuida de doenças que necessitam de tratamento cirúrgico.


Os principais doenças infantis urológicas tratadas: 

Fimose

Just Real Moms Doenças Infantis Urologicas Dr Rafael Rocha FImose

A fimose caracteriza-se pelo recobrimento da glande (cabeça do pênis) pela pele que a envolve, chamada cientificamente de prepúcio. Às vezes, o prepúcio não pode ser retraído impedindo a exposição da glande para higiene por exemplo. Nos casos mais graves chega até a bloquear a saída da urina pelo pênis.

Considerada normal em bebês, ao final dos 4 anos a maioria dos meninos consegue expor totalmente a glande. Existem também situações de exposição parcial da glande e de aderências da pele.

Para resolver o problema, o urologista pediátrico é quem vai avaliar a necessidade de um procedimento cirúrgico, conhecido por postectomia ou, em algumas religiões, por circuncisão.

Infecções Penianas (Balanites/Balanopostites)

A balanite é a inflamação da mucosa que envolve a glande e, quando essa infecção atinge tanto a glande como a parte interna do prepúcio, que recobre a glande, a doença recebe o nome de balanopostite.

Diversos são os motivos que podem causar essa inflamação, devendo ser diagnosticados e cuidados pelo especialista.

Criptorquidia

Just Real Moms Doenças Infantis Urologicas Dr Rafael Rocha Criptorquidia

Normalmente, os testículos se formam no interior do abdome e deslocam-se para o saco escrotal até o final da gravidez. Porém, há situações em que isso não ocorre e esses testículos fora da bolsa escrotal são chamados de testículos criptorquídicos.

A ocorrência de criptorquidia é maior em recém-nascidos prematuros.

Em alguns meses, o testículo geralmente se move para a posição correta por conta própria. Caso isso não ocorra, ele pode ser reposicionado cirurgicamente.

O momento adequado da cirurgia para recolocar os testículos costuma ser entre 6 meses e 1 ano e o procedimento é muito importante para o apropriado desenvolvimento testicular.

Hipospádia

Just Real Moms Doenças Infantis Urologicas Dr Rafael Rocha Hipospadia

A hipospádia é uma condição congênita relativamente rara em que há uma alteração na formação do canal da urina, a uretra. Sua abertura se posiciona de forma incorreta no meio do pênis, no escroto e até mesmo no períneo.

O tratamento é cirúrgico, preferencialmente nos primeiros anos de vida da criança. Por ser uma operação tecnicamente delicada deve ser realizada por um profissional especializado para lidar com esta doença.

Infecções Urinárias

Em crianças abaixo de 2 anos, esse problema está frequentemente relacionado a malformações do trato urinário (rins, ureteres e/ou bexiga), que podem contribuir para a propagação de bactérias.

Recém-nascidos e bebês podem não apresentar nenhum sintoma além de uma febre, enquanto crianças mais velhas sentem dor ou queimação na hora de fazer xixi, dores na região da bexiga e necessidade de urinar frequentemente.

Infecções urinárias em crianças devem ser examinadas e o urologista pediátrico tem um papel fundamental nesta investigação. A importância de diagnosticar, tratar e prevenir as infecções nas crianças é essencial para evitar danos aos rins e complicações, como insuficiência renal e hipertensão arterial.

Hidrocele

Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto, envolvendo o testículo, de um lado ou dos dois.

Geralmente, a hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade.

A hidrocele pode desaparecer espontaneamente nos primeiros 2 a 3 anos de vida. Porém, se não sumir ou, ao contrário, expandir de tamanho, o problema deve ser solucionado por cirurgia.

Enurese Noturna (xixi na cama)

Enurese é a micção involuntária que pode ser causada por diversos fatores. Estes incluem desordens nos rins, bexiga, uretra ou falta de controle dos músculos que liberam a urina.

Até os 5/7 anos, é comum surgirem episódios de enurese noturna, sem que isso traga maiores preocupações.

Fazer “xixi na cama” atinge crianças que, normalmente, não apresentam qualquer tipo de problema anatômico no sistema urinário.

As alternativas de tratamento variam de acordo com as particularidades e necessidades de cada criança.

O urologista pediátrico também trata de meninas!

Muita gente pensa que o urologista é o médico especialista em cuidar apenas do órgão genital e do trato urinário dos meninos. A verdade é que esse especialista também é o profissional mais adequado para tratar doenças urológicas nas meninas.

Algumas doenças, como a infecção urinária, por exemplo, atingem mais as meninas do que os meninos.

Aqui estão as patologias mais comuns nas meninas e seus tratamentos.

Disfunção Miccional

A disfunção miccional diz respeito a problemas do papel da bexiga urinária, o que resulta em dificuldades no armazenamento ou esvaziamento da urina, sendo que a incontinência urinária é o tipo mais habitual de disfunção miccional.

Alguns procedimentos caseiros são importantes para se observar ou evitar o problema:

  • Mesmo que a criança não demonstre estar com vontade, sugerimos levá-la para fazer xixi a cada 2 ou 3 horas e antes de dormir;
  • Não oferecer líquidos após as 8 horas da noite;
  • Verificar se a criança está urinando na posição certa e prestar atenção para ver se toda a urina saiu.

Outros tratamentos também são indicados. Mas, nesse e em outros casos, consulte sempre o urologista pediátrico que é o profissional indicado para dar toda a orientação que você precisa.

Ureterocele

É uma dilatação cística do ureter intravesical, que se infla na sua abertura para a bexiga, formando uma bolsa semelhante a um saco, causando obstrução do fluxo urinário.

Embora afete também os meninos, a doença atinge mais comumente as meninas, podendo alcançar um ou os dois lados.

Na Ureterocele unilateral, o tratamento mais adequado é a incisão endoscópica da enfermidade. Para preservar a função renal e prevenir o refluxo urinário, este procedimento pode ser seguido de reimplantação ureteral.

Na Ureterocele bilateral, há outras opções de tratamento que devem ser indicadas pelo médico responsável de acordo com a necessidade de cada paciente.

Refluxo Vesicoureteral

Just Real Moms Doenças Infantis Urologicas Dr Rafael Rocha Refluxo Vesicoureteral

Um nome difícil que define uma das doenças urológicas mais comuns em meninas. Trata-se de uma condição anormal que está relacionada à origem das infecções urinárias.

Quando a urina que vem dos rins retorna para os ureteres através de um mecanismo valvular, ocorre o refluxo, favorecendo o transporte de bactérias para os ureteres ou rins, chamado refluxo vesicoureteral.

Dependendo do grau da doença, da idade da criança e da evolução das infecções, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.


Dr. Rafael Rocha (CRM: 129.846) –  Cirurgião Pediátrico e Urologista Infantil de São Paulo-SP.

Cirurgião pediátrico pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em Urologia Pediátrica.

Membro do corpo clínico do Hospital Infantil Sabará, do corpo clínico do Hospital 9 de Julho, do corpo clínico do Hospital Cruz Azul e do corpo clínico do Hospital Metropolitano. Coordenador do Serviço de Urologia Pediátrica AMEPLAN.

Instagram: @DrRafaelP.Rocha


Crédito: Allan Mas

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Bandeirada de 2020: Um ano de aprendizados

Muitos terão na memória que 2020 foi um ano difícil, embora os compreenda, eu não estarei entre esses. O...

But it was just my imagination running away with me… – por Priscila Rocha Leite

  Felizes devem ser aqueles que mesmo com o passar dos anos não perdem a capacidade de abstração das crianças.   Minha...

Monte o look de Festa Junina das crianças!

Vem conferir umas dicas para montar o look de Festa Junina mais lindo para seus filhos e um super...

Será que seu filho é realmente “hiperativo”?

Oi, meninas, tudo bem? Hoje nossa querida colunista Carla Poppa, psicóloga infantil, escreveu um texto exclusivo para o Just Real...