sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Piolhos, talvez você passe por isso – por Dra. Juliana Macéa

 

Oi, meninas!

 

No post de hoje, a nossa colunista, a dermatologista Dra. Juliana Macéa, que já nos deu dicas incríveis aqui no blog, vai falar sobre um assunto pelo qual muitas de nós ainda não passou, mas que, provavelmente, irá passar: os piolhos em crianças!

 

Eu me lembro bem quando tive piolho e, naquela época, não haviam muitos remédios especializados. Lembro que minha mãe jogava vinagre na minha cabeça! Ainda hoje é bem comum crianças terem piolhos… Portanto, mamães, vamos ficar de olhos abertos aos sintomas!

 

Mil Bjsss

 

 

………………………………………………………………………………………………………………………

 

 

Piolhos, talvez você passe por isso!

 

 

piolho1

 

 

Antes de termos filhos, costumamos achar que piolho é uma coisa de outro mundo, geralmente relacionada a hábitos inadequados de higiene. Porém, muitas mães (especialmente as de crianças acima dos 4 anos) acabam descobrindo que os piolhos podem ser mais frequentes do que gostaríamos. Mas, afinal, o que são, como identificar e tratar?

 

O piolho é um inseto chamado Pediculus humanus e a transmissão acontece normalmente pelo contato direto cabelo com cabelo e muito raramente por meio de bonés ou chapéus usados por alguém contaminado. O piolho libera uma substância irritante e, por isso, a infestação coça bastante. Muitas vezes, o couro cabeludo chega a ficar avermelhado e com “casquinhas” e uma área frequentemente acometida é a da nuca. Fique atenta para “coceiras” nesta região!

 

Como o número de insetos adultos no couro cabeludo costuma ser pequeno, o mais fácil é encontrar as lêndeas, que são os ovos. Elas parecem uma caspinha esbranquiçada, mas olhando de perto, têm um formato de gota e ficam supergrudadas no fio do cabelo, ao contrário de uma caspa comum que se desprende facilmente.

 

 

piolho5

 

 

Felizmente o tratamento costuma ser bem eficaz. Normalmente é feito com loções ou xampus à base de permetrina (em concentração que varia de 5 a 10%) e deve ser espalhado em todo comprimento dos fios por cerca de 30 min e depois enxaguada. Atualmente, existe também um tratamento oral à base de ivermectina.

 

Na minha opinião, é fundamental repetir o tratamento (quer seja tópico, oral ou ambos) após 7 a 10 dias, pois este é o tempo que algum ovo resistente leva para gerar um novo piolho e recomeçar a contaminação.

 

 

piolho2

 

 

Ah! E é superimportante avisar na escola que seu filho está com piolho, para que as outras mães fiquem de olho e todas as crianças acometidas sejam tratadas ao mesmo tempo, evitando que fiquem passando uma para a outra.

 

Espero ter ajudado…

 

Um abraço,

Dra Juliana Macéa

 

 

Dra. Juliana Macéa é colunista do Just Real Moms e escreve aqui todo mês. Para ler (ou reler) o último post da Ju, cliquem AQUI.

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

2 COMENTÁRIOS

  1. Post interessante para mostrar que não é devido a falta de higiene que pegamos piolho. Confesso que tive muito na época de colégio….ahh na época tinha aquelas coisas de vinagre….ficava com cabelo cheirando vinagre, quase uma salada bem temperada lkkkkk. Sorte q hj existem remédios eficazes e até de forma oral. Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

A sua medula óssea pode salvar o filho de alguém…

Você sabia que a sua medula óssea pode salvar o filho de alguém? Hoje vamos explicar por que se...

Você tem aproveitado a infância dos seus filhos?

  Oi, moms! Tudo bem? Esses dias estava olhando as fotos de quando meus filhos eram bebês, e me deu um aperto...

Enjôo na gravidez – por Andrea Ierizzo

Olá, mamães! Tudo bem? No texto de hoje, a nossa colunista de nutrição, Andrea Ierizzo, fala sobre um tema bastante recorrente...

Como uma cirurgia de mama pode interferir com a amamentação

Uma dúvida muito comum hoje em dia é em relação a como a cirurgia de mama pode interferir com...