A pele do seu bebê está mais ressecada e vermelha no inverno? Por Dra. Juliana Macéa

Cuidados especiais - De Mãe para Mãe - Dicas dos especialistas - Saúde da Criança14/08/13 By: Juliana Macéa
(9) Comentários

 

Oi, meninas! Tudo bem?

 

A dica de hoje é de uma de nossas colunistas, a dermatologista e mãe, Dra. Juliana Macéa. O tema de hoje é sobre os cuidados com a pele das crianças nessa época de frio!

 

Espero que gostem!

 

……………………………………………………………………………………………………………..

 

Queratose pilar: o que é e como controlar?

 

O inverno é uma época que pode exigir cuidados extras com a pele das crianças. O tempo fica mais seco, os banhos são mais quentes e, em geral, mais demorados, pois é difícil tirar os pequenos daquela água quentinha… Tudo isso contribui para o ressecamento excessivo da pele e o surgimento ou piora de uma alteração relativamente comum que é a queratose pilar.

 

 

Captura de Tela 2013-08-13 às 22.16.18

 

 

A queratose pilar não é exatamente uma doença, e sim, uma tendência da pele. Manifesta-se por microbolinhas, geralmente cor da pele ou um pouco avermelhadas, ásperas ao toque e localizadas comumente nas laterais dos braços, bochechas e face anterior das coxas. A pele fica parecendo uma lixinha. Quando mais intensa, também pode acometer antebraços, parte de trás das coxas e abdômen. As lesões não costumam coçar, mas como ocorrem na pele seca, essa sim, coça.

 

A queratose pilar não tem gravidade, porém quem a possui, geralmente quer se livrar dela. Para isso alguns cuidados são importantes:

 

 

Captura de Tela 2013-08-13 às 22.17.14

 

 

– Os banhos devem ser com água não muito quente, rápidos e com pouco sabonete. Essas medidas previnem o ressecamento excessivo da pele.

 

– Não esfregar as lesões com bucha. As bolinhas são, na verdade, um tipo de “rolha” de queratina que fica grudada nos poros da pele. Esfregá-las só irá irritar a pele e, posteriormente, agravar o quadro.

 

– Abuse dos hidratantes. Devem ser usados diariamente, logo após o banho.

 

– Em casos muito intensos ou em que a pele está irritada, cremes de tratamento específico com ativos calmantes ou até mesmo com ácidos (esses mais para adultos ou crianças maiores) podem ser usados com bons resultados.

 

Espero ter ajudado!

 

contatos Dra. Juliana Macéa:

www.masterlaserdermatologia.com.br

email: [email protected]

Tel: 3071-2388 e 3071-1882

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentários:A pele do seu bebê está mais ressecada e vermelha no inverno? Por Dra. Juliana Macéa
  1. Avatar
    Andrea

    A Maria Carolina fica com as bochechas bem vermelhas, principalmente quando vai à Curitiba, e o pai dela falando que era alguma coisa que eu fiz, hahaha! Vou mostrar pra ele! Ah, e ele AMA dar banho bem quente nela!!! 😉

  2. Avatar
    Mariana

    Jú,
    SUPER OBRIGADA pela dica! Foi MUITO útil.
    As meninas têm tendência a ter pele seca, e por isso, uso muito hidratante sempre, mas ultimamente tenho notado esses sintomas…
    Beijos Grandes
    Mari

  3. Avatar
    Dra Ju

    Deia, tenho certeza que você não fez nada de errado!! rsrs. Curitiba eh sempre mais frio então quando for pra lá, aplique bastante hidratante na Maria Carolina. Só preste atenção se ela não reclama quando você aplica pois as vezes hidratantes corporais destes mais comuns ardem na pele mais sensível da face. Uma boa opção eh o hidratante facial da Mustella…
    Mari, que bom que gostou! saudades das meninas!!!

  4. Avatar
    Mari

    Ola, qual hidratante você recomenda para um bebe de 2 meses e outro de 1 ano e 4 meses? Obrigada

  5. Avatar
    FABIANA

    MINHA BEBE DE 1 ANO E 8 MESES ESTA COM A PELE RESSECADA, IRRITADA E COM UMAS MANCHAS BRANCAS DEVIDO A UM CREME PASSADO PELA MEDICA, ESTOU MUITO PREOCUPADA QUAL MELHOR SABONETE E HIDRATANTE? ISSO PODE SER ALERGIA, O QUE FAZER?

  6. Avatar
    Simone

    Nossa muito obrigada agora estou mas despreoculpada pq na minha filha apareceu essa bolinhas ja estava doida pois a pediatra dela esta viajando…..

  7. Avatar
    livia

    Oi meu nome e Lívia gostaria de saber q o filho tem 4 meses e esta com umas manchas branca no rosto e a pele rececada mas e só no rostinho de estou usando sabonete da granado glicerina e hidratante da natura mamãe bebe e não esta adiantado nada .o que devo fazer .

  8. Avatar
    ANDRESA DOS SANTOS MASSINAN

    meu bebe esta com as bochechas vermelhas e asperas ,posso passar cutinasol ?

  9. Avatar
    lilian

    minha nenê de 9 meses esta assim obrigada pelos esclarecimentos estou mais aliviada de não ser nada grave…

X Leia também: