Olá, moms!
Hoje a querida Paula Carvalho é quem dá as dicas! A Paulinha já nos deu uma entrevista (confiram aqui) quando tinha apenas o João, que hoje está com 3 anos. Há 1 ano e 6 meses chegou o Antônio, e agora, ela fala como é ser mãe de dois filhos e as mudanças que a chegada do segundo bebê causa! A Paulinha está envolvida em um projeto que é demais na Rádio Jovem Pan, o programa Morning Show, quem nunca ouviu ou assistiu, vale MUITO a pena! Lá, eles falam de tudo um pouco com muito bom humor e com uma visão “jovem” de tudo que acontece no mundo! Além disso, escreve o Blog do Planeta Baby, que é super descolado e interessante!
Confiram as dicas que ela tem para nos contar sendo agora, mãe de dois!
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Um produto que usamos e foi bem legal foi um carrinho para dois. O João tinha 1 ano e 10 meses quando o Antônio nasceu, então usamos muito com os dois deitadinhos, ou para passear até o parque. Ainda hoje usamos bastante. O carinho que escolhemos é da phil&teds.
Usamos o mesmo berço para o Antônio, por isso tirei o João do bercinho para a cama antes do que imaginava. Comprei uma mini cama, o que me pareceu legal. Depois percebi ser meio errado… É bem na idade em que você deita um pouquinho para contar histórias antes de dormir e eu até hoje desmaio toda torta na mini cama… Kkkkkkk! Se eu pudesse voltar no tempo, teria comprado uma cama de solteiro mesmo.
Para me ajudar com o meu primeiro filho tive uma enfermeira, o que foi muito bom para tirar a ansiedade e aprender sobre o comportamento dos pequenos. Já com o segundo filho achei que podia encarar sozinha. E foi ótimo!
Fiz fotos deles recém-nascidos… Vejo até hoje e acho muito legal. A Carla D’aqui quem fez.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
O conselho para uma mãe de dois filhos é ter paciência e muito amor para receber seu mais novo e explicar a nova situação para o mais velho. Será um exercício diário de paciência para você e para o seu mais velho, que vai aprender a amar seu novo irmãozinho aos poucos. O melhor é você envolver o mais velho nos cuidados que você terá com o mais novo. Tenha paciência, e não deixe de viver alguns momentos apenas com o mais velho, para que ele perceba que também tem seu espaço.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Gosto de vesti-los com conforto. O João já tem suas preferências por personagens e cores. Já o Antônio tem herdado muita coisa… Repasso todas as roupas sem medo de ser feliz. Eles têm um primo mais velho que também ajuda a incrementar o armário.
Compro tudo quanto é roupa pela web e peço pra trazerem de fora… Aqui no Brasil a loja que sintetiza o que imagino de roupa infantil é a Gouache, da Claudinha Imperial.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Aniversários são sempre maravilhosos! Adoro envolver as crianças com temas e coisas assim. O aniver de 2 anos do João foi muito especial! Fizemos uma mini festa no estúdio da Carla D’aqui (a mesma que fez as fotos deles recém-nascidos) e chamamos o SOS Mata Atlântica, que levou bichos diversos e até uma cobra. O João pirou! Ele se lembra disso sempre e pede para voltar para esse aniversário.
O Antônio teve uma festa com tema “música”, aqui em casa mesmo. Amo fazer a decoração com elementos do próprio dia a dia da criança. O 3º aniversário do João foi uma festa cheia de dinossauros, também em casa. O Natal também é super especial. Sempre rola montagem da árvore na minha mãe. Eles se divertem muito!
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Quando o Antônio nasceu, meus filhos dormiram por um tempo em quartos separados. Mas logo que o Antônio passou a dormir a noite toda, coloquei os dois juntos, e fiz de um dos quartos uma sala de brinquedos. Eu adoro decor e fiz eu mesma os dois quartos. Vivo mudando as camas de lugar, colocando uma coisinha aqui e ali, mas via de regra eu gosto que eles tenham acesso aos brinquedos e que possam desenhar com giz pelas paredes… Kkkkkkk!!
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Viagens são sempre especiais! Acho que com 1 ano e 4 meses a criança já curte bem uma viagem. Ir para a praia é sempre legal. Fomos para São Miguel dos Milagres, na Pousada do Toque, e foi inesquecível. Eu ainda estava grávida do Antônio. Também fomos para Barbados com os dois, Antônio ainda muito pequeno, mas o João entrou em delírio! Realmente foi muito gostoso! Campos do Jordão tem opções bem legais para curtir com os pequenos. E tem o sítio dos meus sogros que sempre enlouquece os pequenos: galinha, cachorro… Todos os bichos que eles amam. Acho bem importante sair de SP… Se der, é uma ótima forma de relaxar pais e filhos.
Adorei repetir as dicas com uma mãe que teve outro filho. Faz outra entrevista com a Tamara Rudge. Bjs