5 Dicas para prevenir a diarreia infantil

De Mãe para Mãe - Dicas - Publipost - Saúde da Criança07/10/15 By: Juliana Freire
(0) Comentários

 

Olá, moms!

Tudo bem?

Nós sempre queremos o melhor para a saúde de nossos filhos, e para isso sempre devemos estar atentas. No post de hoje, falaremos sobre um tema que é muito recorrente nas crianças, e  também nos adultos – a diarreia.

Infelizmente, essa é a segunda maior causa óbitos entre crianças de zero a 5 anos no mundo (perdendo apenas para a pneumonia), segundo dados da UNICEF e da Organização Mundial da Saúde.

Com a chegada do verão, os casos de diarreia aumentam significativamente, especialmente entre as crianças. Portanto, é importante ter mais atenção e tomar as medidas necessárias para que seu pequeno não passe por esse problema.

Para que a diarreia não evolua para um quadro mais grave, de desidratação, por exemplo, listamos aqui 5 dicas de prevenção, indicadas também pela OMS e UNICEF.

1 – Com a vacinação em dia, podemos evitar diversas doenças. Mesmo que seja muito complicado para as crianças, ela é necessária. Para prevenir a diarreia, estar vacinado contra rotavírus e sarampo é muito importante.

2 – Aleitamento materno imediato e exclusivo pode ser muito eficaz na prevenção contra essa infecção intestinal. Além disso, também é recomendada a suplementação de vitamina A.

3 – A higiene é um dos fatores mais importantes para evitar a diarreia. É importante sempre lavar as mãos com água e sabão, principalmente antecedendo uma refeição. Sempre verifique se seu pequeno está com as mãos limpas!

4 – Beber muita água pode prevenir muitas coisas, além de fazer muito bem para a nossa saúde. Entretanto, também é necessário saber que você e sua família estão consumindo água de qualidade.

5 – No Brasil, temos um sério problema com saneamento básico. Grande parte da população vive perto de esgotos a céu aberto, o que coloca em risco a saúde e qualidade de vida de todos. Com tratamento de esgoto, diminuímos a proliferação de bactérias que podem ser nocivas a nossa saúde.

diarreia_infantil-Just_Real_moms

Mesmo que seu filho tenha um episódio de diarreia apesar de todos os cuidados, é importante que ele se hidrate bem. Quando estamos com essa infecção, nosso corpo perde muito líquido e sais minerais (sódio, cloro e potássio), que são muito necessários para o pleno funcionamento do nosso organismo. Portanto, é recomendável que os pais levem a criança a um hospital ou posto de saúde, onde ela receberá soro, que possui todos os sais minerais necessários para o nosso corpo.

Além de hidratar-se, outra medida a ser tomada é a administração do zinco. Ela é de extrema importância, pois a diarreia causa pequenos ferimentos na parede interna do intestino, que agravam a perda de líquidos e sais minerais. Com o aumento da dose de consumo de zinco, a mucosa intestinal é regenerada, o que resolve a questão dos ferimentos na parede interna do órgão. Portanto, o zinco é altamente recomendado nesses casos, além de ser indicado pela Organização Mundial de Saúde. Para isso, nós aconselhamos que as mamães usem o BioZinc, que é um suplemento alimentar à base de zinco, que além de tudo, oferece um sabor bastante agradável de guaraná. Como sabemos que crianças podem ser muito resistentes na hora de tomar algum medicamento, seja em comprimido ou gotas, isso ajuda muito. Afinal, #SerMaeNaoEBrincadeira, não é mesmo?

Esperamos que as dúvidas tenham sido esclarecidas e as dicas sejam úteis! Portanto, não se esqueçam: muita hidratação, higiene, administração de sais mineirais e BioZinc! Lembrando que visitar o pediatra do seu filho também é de extrema importância, sempre consulte um médico.

Beijos!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Leia também: