Oie, meninas!
Como vocês estão?
No final de semana, a cidade maravilhosa estará cheia de programas infantis super bacanas! O Rio Kids separou alguns passeios que vocês podem fazer com os pequenos, no Rio de Janeiro. Vejam quais são!
Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta
A superprodução Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, ganhadora do Prêmio Coca-Cola Femsa de 2013 como melhor produção infanto-juvenil desembarca na nossa cidade maravilhosa em setembro! Baseada no clássico da literatura “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, esta releitura de Mauricio de Sousa foi adaptada ao estilo narrativo do universo da Turma da Mônica, resultando em um espetáculo musical embalado por 13 músicas que abusam de ritmos brasileiros como forró, samba e xote.
Na cidade de Verona, na renascença italiana, havia duas famílias que não se entendiam e disputavam para ver quem era o dono da rua, jogando futebol na praça da cidade. Eles eram os Montéquios e os Capuletos. Quis o destino que dois jovens, Julieta Monicapuleto e Romeu Cebolinha Montéquio, se apaixonassem num baile e trocassem juras de amor sob o luar. Foram casados em segredo pelo bondoso frei Cascão, sob as vistas da ama de confiança de Julieta, Ama Gali. Mas a vida quis separar o tão feliz casal quando, numa briga de futebol, Romeu Cebolinha foi expulso da cidade de Verona pelo príncipe Jotalhão!
A família de Julieta Monicapuleto a promete ao príncipe Franjinha, sem saber do seu casamento secreto com Romeu Cebolinha. Por não aceitar esse compromisso e ser muito apaixonada por Romeu Cebolinha, Julieta foge até a capela e lá decide participar de um plano infalível do frei Cascão, para ficar com o seu amado. Ela daria uma coelhada em si mesma e ficaria desmaiada, esperando pelo seu amor, que seria avisado por uma carta explicando toda a situação. O problema é que Ama Gali, encarregada de levar essa carta, distrai-se no caminho e o recado não chega até Romeu Cebolinha. Assim, quando ele chega à capela e encontra sua Julieta estendida no chão, resolve seguir o mesmo caminho, aplicando, também, uma coelhada em si mesmo.
O final seria uma tragédia e muito triste, se isso não fosse uma adaptação da Turma da Mônica. Por isso, os dois acordam e ficam juntos, selando a paz entre as famílias. Tudo acaba bem na cidade de Verona.
Em cartaz no Teatro Bradesco, Village Mall, sábados e domingos, às 16h.
Temporada: 17 de setembro a 06 de novembro
Ludi na Revolta da vacina
Um passeio ao Centro do Rio de Janeiro transforma-se em uma grande aventura quando, ao transpor o Arco do Telles, a Família Manso se vê transportada ao passado – mais especificamente ao início do século passado, quando a cidade passava por grandes turbulências, como a Revolta da Vacina e o famoso Bota-Abaixo. Esta viagem no tempo é apenas a primeira de muitas peripécias pelas quais os personagens de “Ludi na revolta da vacina: uma odisseia no Rio Antigo” passarão. O espetáculo, que recebeu o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento Viva a Arte!, é dirigido por Renata Mizrahi, que também é responsável pelo texto livremente adaptado a partir do premiado livro homônimo de Luciana Sandroni (Editora Salamandra). “Ludi na Revolta da Vacina” estreou em abril no Teatro Sesc Ginástico e reestreará em 10 de setembro na Sala I do Teatro Fashion Mall, às 11h da manhã.
Na adaptação de Renata Mizrahi, a família é composta pela caçula Ludi (Isabella Dionísio), incansável aventureira, o irmão Rafa (Marcelo Guerra), aficionado em jogos eletrônicos, o pai Marcos (Lucas Gouvêa) e a tia Margá (Thaís Tedesco). Além do choque com a inesperada viagem ao passado, ao chegar no Rio de 1904 deparam-se com a revolta popular contra a vacina obrigatória capitaneada pelo cientista Oswaldo Cruz e com a grande reestruturação urbanística promovida pelo Prefeito Pereira Passos, que transformou a cidade em um grande canteiro de obras.
Se alguns marcos importantes da cidade os surpreendem, como a visão do então intacto Morro do Castelo, locais marcantes como a Confeitaria Colombo os acolhem como espaços de reconhecimento. Os atores Sergio Medeiros e Larissa Siqueira desdobram-se em diversos personagens do passado, dos históricos aos cidadãos comuns – que não tinham ideia que as mudanças traumáticas pelas quais passavam determinariam uma revolução na qualidade de vida do carioca. O estranhamento mútuo entre os personagens do passado e os do futuro garantem boas risadas – a adaptação de Renata Mizrahi explora a diferença entre as vestimentas de épocas tão distintas, assim como o uso de dispositivos modernos como tablets e smartphones em pleno Rio Antigo, além da percepção moderna da vacina como algo benéfico e necessário.
Temporada: Até 23 de outubro.
Filhote de Cruz Credo
Espetáculo infanto-juvenil que conta a história do bullying sofrido pelo escritor Fabrício Carpinejar na sua infância. Como ele era fisicamente muito feio, convivia com todo tipo de apelidos e piadas, que o tornaram um menino triste e solitário.
Mas o pequeno Fabrício consegue virar o jogo quando passa a ter senso de humor e a brincar com a sua condição, tornando-se querido por todos. A trilha sonora é uma tremenda seleção de músicas do repertório de Erasmo Carlos.
Em cartaz no Teatro Oi Flamengo, sábados e domingos às 16h.
Temporada: Até 25 de setembro.
Em Busca do Tesouro Perdido
Os maiores heróis da criançada reunidos: Peter Pan, Sininho, Capitão Gancho, Woody, Ariel, Rapunzel, Alladin e muito mais numa história que resgata o seu tesouro perdido. Mandy é uma encantadora menina que teve roubada pelo malvado Capitão Gancho a maior riqueza que uma criança pode ter: sua imaginação.
Desde então ela deixou seus brinquedos de lado e seus dias não tinham mais a mesma graça. Mas Peter Pan e Sininho fazem uma visita inesperada em seu quarto e a levam para um mundo de sonhos e imaginação da Pequena sereia, a princesa e o sapo, Rapunzel, Toy Story, Alladin entre outros. A menina resgata seu tesouro perdido: “Sonhar, Acreditar e Imaginar”.
Em cartaz no Teatro dos Grandes Atores, Barra, sábados e domingos, às 17h.
Temporada: Até 30 de outubro.
Alice, uma aventura musical
A História conta a vida de Alice, uma menina comum, porém, conectada com as possibilidades oferecidas pelos seus próprios sonhos. Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas.
Todos os personagens apresentam enigmas para a protagonista, estimulando o questionamento e a reflexão sobre sua própria existência e sobre o seu contato com a vida, os sentimentos, as dúvidas e a natureza. Para dar conta deste rico universo, ao mesmo tempo onírico e real, a direção do espetáculo aposta na contemporaneidade como elemento primordial de comunicação com o público e também na escolha do elenco, composto por atores que mirins e adolescentes.
Em cartaz na Sala Baden Powell, Copacabana, sábados e domingos, às 16h.
Temporada: Até 02 de outubro.