Olá, mamães!
Recentemente estava pensando em como a maternidade é uma experiência única em nossas vidas. Ela me proporcionou lembranças e aprendizados incríveis que nunca teria se não fosse mãe! Nós aprendemos o que é o amor de verdade que podemos sentir por nossos filhos e como isso nos faz pessoas melhores.
O que percebemos também é que muitas pessoas só falam dos aspectos positivos da maternidade. Não há dúvida que não existe amor maior no mundo, mas sabemos que ela vem com muita responsabilidade e dificuldades! Alguns dias de gestação são mais complicados que outros, dores no parto, a amamentação que também não é tão simples, o desafio que é educar nossos filhos… Realmente não é simples!
Existem momentos em que tudo parece ser complicado e tudo o que queremos é um tempo sozinhas, poder descansar e ter tempo para nós mesmas. A paciência parece que se esgota, a falta de horas de sono acaba nos deixando completamente cansadas e as crianças às vezes não nos obedecem por nada no mundo! Elas podem fazer aquela “cena” que bem conhecemos em lugares públicos, não pararem de chorar quando são bebês pequenos, não querendo se alimentar direito…
É completamente normal que as mamães fiquem exaustas e não há nada de errado nisso! Mas infelizmente, muitas vezes temos que simplesmente respirar fundo e seguir em frente. Nessas situações tento também pensar em coisas que me fazem amar ser mãe, em todas as lembranças incríveis que construí ao longo dos anos.
Penso em como me senti ao descobrir que teria meu primeiro filho – que é uma mistura de emoções! Sentimos já um amor sem tamanho, felicidade, mas também alguma insegurança e medo por tudo que nos aguarda no futuro. Mas com o tempo, enquanto vemos nossa barriga crescendo, pensamos que existe uma vida dentro de nós, isso não é mágico?
Quando estou brava com os pequenos também penso em todos os momentos em que eles me fizeram sorrir, seja brincando com eles em um domingo em casa, em nossa primeira ida à praia, ou mesmo observando-os dormindo tranquilamente em suas camas. Aquele desenho que eles nos mostram com tanto orgulho ou a curiosidade em ouvir uma história.
Lembrem-se de como é estar cansada, mas mesmo assim, receber um abraço quentinho de quem mais amamos no mundo, de quando eles falaram suas primeiras palavras e deram seus primeiros passos…
Todas sabemos que não é simples, mas tenho certeza de que vocês pensaram em alguns desses momentos agora, não? Por mais que seja difícil, são essas as lembranças boas que farão toda a diferença na nossa história e de nossos filhos. Portanto, na próxima vez em que vocês estiverem passando por essas dificuldades, parem, respirem e lembrem-se de todas essas coisas boas!
Um dia nossos pequenos crescem, mas as memórias ficam!
Espero que isso ajude nas próximas vezes!
Beijos!