quinta-feira, 11 dezembro, 2025

Está com olhos secos e irritados? Vem entender o que pode ser!

Está na menopausa e sente os olhos secos e irritados? Então, vem com a gente e aprenda a cuidar melhor da sua visão nessa fase!

Mulher com olhos secos e irritados, por causa da menopausa

Oi mamães! Você também está com os olhos secos e irritados? Esse desconforto é mais comum do que parece — especialmente durante a menopausa.

No post abaixo, a especialista convidada Dra. Patricia Kakizaki, oftalmologista, explica as causas, sintomas e soluções para cuidar da sua saúde ocular com mais clareza.

Ah! E não deixe de conferir como foi nosso Petit Comitê do Just Real Moms com 45 mães sobre o tema “Enxergando o futuro com clareza: um evento sobre menopausa e prevenção“. O evento trouxe duas super especialistas, a Dra. Patricia Kakizaki – Oftalmologista (que assina esta matéria) e a Dra. Ana Claudia Michels – Geriatra e foi realmente uma noite incrível!


Quando falamos de menopausa, o primeiro sintoma que nos vem à cabeça são os famosos fogachos e, depois deles, as alterações de humor e mudanças no sono. Mas existe uma condição muito comum, e menos comentada, que afeta diretamente a qualidade de vida das mulheres: o olho seco.

Se você está nesse período da vida e seus olhos andam irritados como se tivesse “areia” neles, ou parecem cansados ao final do dia, saiba que isso não é mera impressão. Há, sim, uma relação direta entre as alterações hormonais da menopausa e a sua saúde ocular, que não deve ser ignorada.

Embora pareça algo simples, o olho seco pode ser bem incômodo e atrapalhar suas atividades diárias, como fazer uma caminhada ao ar livre ou usar o computador. O aumento da sensibilidade e irritação ocular podem, inclusive, causar maior dificuldade em usar lentes de contato.

Viemos aqui, então, para lhe explicar a conexão entre menopausa e olho seco – além de tudo o que merece atenção a respeito dessa síndrome, como aliviar o desconforto e quando procurar ajuda. Vamos lá?


O que é, afinal, o olho seco?

A Síndrome do Olho Seco acontece quando os olhos não recebem lubrificação adequada, seja porque o corpo produz poucas lágrimas ou porque as que produz evaporam rápido demais. Isso deixa a superfície dos olhos desprotegida contra poeira, poluição e, até mesmo, o atrito com as pálpebras.

Como resultado, você pode sentir:

  • Ardência
  • Sensação da presença de areia nos olhos
  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Fadiga ocular
  • Visão embaçada (principalmente ao final do dia)
  • Sensibilidade à luz
  • Até lacrimejamento excessivo, que ocorre quando o olho tenta “compensar” o ressecamento

Por que o olho seco é tão comum na menopausa?

A menopausa provoca uma queda significativa dos hormônios sexuais, especialmente estrogênio e androgênio, que têm papel direto sobre as glândulas responsáveis pela produção da lágrima.

Entre elas, estão as chamadas glândulas de Meibômio, que ficam nas margens internas das pálpebras e produzem o meibum, uma substância oleosa que forma a camada protetora da lágrima. É essa camada que impede a evaporação precoce da parte aquosa da lágrima.

Quando os hormônios ficam instáveis ou diminuem, o meibum é produzido em menor quantidade ou com menor qualidade. Com isso, as lágrimas evaporam mais rápido e a superfície do olho fica menos lubrificada, levando ao aparecimento dos sintomas ou piora deles, para quem já tinha olho seco antes de entrar na menopausa.

Outros fatores que pioram o olho seco

Além da menopausa, existem hábitos, situações do ambiente e condições de saúde que podem intensificar o problema:

  • Uso excessivo de telas – quando estamos em frente ao computador ou dispositivos móveis, diminuímos a frequência do piscar e, dessa forma, a lubrificação dos olhos
  • Ficar longos períodos em locais secos ou com ar-condicionado
  • Exposição à poluição
  • Deficiências nutricionais
  • Utilização de alguns medicamentos
  • Doenças autoimunes
  • Procedimentos estéticos na região dos olhos – como excesso de toxina botulínica, que pode dificultar o fechamento das pálpebras

Como saber com certeza se você tem olho seco

Muita gente confunde olho seco com alergia ocular, então a avaliação médica é essencial. O diagnóstico é clínico, feito por um oftalmologista, que vai realizar testes para avaliar a quantidade, qualidade e estabilidade das lágrimas produzidas.

Não use colírios por conta própria e lembre-se que, independentemente de qualquer sintoma, é essencial visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Mulher pingando colírio nos olhos secos e irritados, por causa da menopausa

Tratamentos: o que ajuda (e muito!)

O tratamento depende da gravidade, mas, de forma geral, pode incluir:

  • Colírios lubrificantes sem conservantes
  • Suplementos com ômega 3 e antioxidantes
  • Higienização das pálpebras
  • Compressas mornas

Em quadros mais avançados, o médico pode lançar mão de medicamentos anti-inflamatórios específicos ou até procedimentos que diminuem a drenagem da lágrima, mantendo-a por mais tempo nos olhos.

Você também não pode deixar de consultar o ginecologista, pois o controle dos sintomas hormonais é primordial.

Dica especial: procure soluções práticas

Um recurso inovador está à mão de quem precisa de alívio imediato para os olhos secos: são modernas máscaras descartáveis, que cabem em qualquer bolsa e podem ser usadas onde você estiver.

A ZEISS Warm Eye Mask é uma forma prática de fazer compressas mornas, porém com tecnologia, constância de temperatura e sem bagunça. E, de quebra, ajuda a relaxar, já que a máscara deixa a região dos olhos quentinha, proporcionando aqueles minutos de ouro ao final de um dia cansativo, após o skincare ou durante um momento de autocuidado.

A Warm Eye Mask começa a esquentar sozinha quando retirada da embalagem, então basta abrir e colocar sobre os olhos. Mas o que parece mágica, é, na verdade, tecnologia: o carvão ativado presente na máscara inicia uma reação natural de aquecimento ao entrar em contato com o ar.

Esse calor atinge a temperatura ideal para desobstruir as glândulas que estejam com o meibum – aquele óleo natural que protege a lágrima – endurecido. Assim, a secreção volta a fluir normalmente, o que melhora a lubrificação ocular e reduz a evaporação da lágrima.

Adote hábitos simples no seu dia a dia

É possível prevenir, ou ao menos aliviar, a sensação incômoda do olho seco com algumas atitudes que dificultam o ressecamento:

  • Evite ambientes com ar-condicionado, principalmente se estiver direcionado ao rosto
  • Faça pausas frequentes durante o uso de telas.
  • Beba bastante água independentemente da época do ano
  • Use óculos escuros ao ar livre, especialmente no vento e no sol

A menopausa não é uma sentença e, sim, um novo capítulo, inclusive para os seus olhos. Se seus olhos ficarem secos, já sabe: existe tratamento. Com acompanhamento oftalmológico e cuidados diários é possível melhorar, e muito, o conforto e a qualidade de vida.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

SOBRE A ESPECIALISTA

Dra. Patricia Kakizaki – Oftalmologista Clínica e Cirúrgica
CRM 146179 / RQE 68957
Instagram: @DraPatriciaKakizaki

  • ⁠ ⁠Graduação em Medicina –å Universidade Federal do Paraná UFPR 2004-2010
  • ⁠ Residência Médica em Oftalmologia – Universidade Federal de São Paulo UNIFESP 2011-2014
  • ⁠ Fellowship em Retina clínica e cirúrgica – Universidade Federal de São Paulo UNIFESP 2014-2015
  • ⁠ ⁠Fellowship em Retina Cirúrgica Avançada – Universidade Federal de São Paulo UNIFESP 2015-2016
  • ⁠ Especialização em Mácula – Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- 2016
  • ⁠ Estágio Internacional – Sakura Science Program – Universidade Tsukuba / Japão – 2019
  • ⁠ Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) 2014
  • ⁠ Membro da Sociedade Europeia de Especialistas em Retina desde 2022

Tag - Publipost - Just Real Moms

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Odontopediatra: Quando devo fazer a primeira consulta?

Uma dúvida que sempre surge é em relação a primeira consulta no Odontopediatra. Hoje vamos falar sobre cada fase...

Leitura infantil: como estimular a criança a ler mais? – por Andréa Racy

Olá, moms! Tudo bem? Alguém aí com filhos que têm preguiça ou não têm paciência para ler? No post de hoje,...

Você conhece seu filho? Mesmo?

Quem nunca deu um empurrãozinho para o filho se desafiar e participar de uma brincadeira, ou mostrar o que...

Meias lindas e divertidas para crianças!

  Olá, moms! Tudo bem? Não damos tanta importância para meias até nos tornarmos mães, rsrsrsrs... Digo isso porque logo no primeiro...