Oi, meninas, tudo bem?
Nessa fase do ano, com o período de volta às aulas, as mamães ficam apreensivas e cheia de dúvidas, principalmente aquelas que estão vivendo a fase de adaptação dos pequenos! Temos recebido muitos e-mails para falarmos um pouco mais desse tema. Então,convidamos a pedagoga Tarsila S. C. Granadeiro Guimarães para falar um pouco sobre a adaptação escolar dos nossos filhos e da relação deles com a escola.
A Tarsila já esteve em nosso blog antes, quando escreveu um post a respeito da escolha ou não de uma escola bilíngue (para ler, cliquem AQUI).
Espero que gostem!
Beijos!
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Conversando com a Ju sobre o blog, chegamos à conclusão que seria legal escrever uma coluna para falar um pouquinho sobre a adaptação escolar dos pequenos e pequenas. Muitas de vocês devem estar passando por isso pela primeira vez e, apesar de ser um momento único, é também repleto de dúvidas.
Primeiramente recomendo aos pais que na ocasião do primeiro contato com a escola e sua equipe façam todas as perguntas que julguem pertinentes para que se identifiquem e se sintam seguros com a proposta da escola. Quando há identificação com a filosofia da escola, os pais naturalmente se sentem muito mais confiantes e otimistas com o processo de adaptação.
Antes das aulas começarem, converse bastante com seu filho/filha sobre a escola, o uniforme, sobre os amigos que virão a ter e sobre que tipos de atividades serão realizadas, tais como pintar, colar, desenhar…. É muito positivo ressaltar que será um lugar novo, cheio de brincadeiras e novos amigos. Outro ponto importante é não incluir nenhuma outra alteração na rotina, ou seja, nada de largar a fralda ou a chupeta nesse mesmo período. Além disso, se a criança insistir em levar um brinquedo ou uma fralda de tecido não se oponha, nem a impeça. Este objeto é chamado de “objeto transicional” e transmite segurança e conforto ajudando a criança a lidar com a ausência da mãe.
Começada a adaptação, é muito importante que os pais fiquem na área reservada e nunca em sala de aula. A criança poderá chorar e, aí sim, deve ser levada ao encontro dos pais (ou de outro parente que esteja participando desse processo), percebendo que não está sozinha naquele novo ambiente. Para muitas crianças, os primeiros dias podem ser muito difíceis e é fundamental que os pais tenham paciência e consigam controlar a sua ansiedade e apreensão neste momento. Os pais estão ali para dar conforto e segurança, mas nunca devem interferir no andamento da aula, já que esta será a nova dinâmica da vida da criança desse momento em diante. Vale até mesmo controlar as “espiadas” e os “tchauzinhos” para que a presença dos pais interfira o mínimo possível.
Outro fato bastante comum que surpreende muitos pais é quando a criança começa a mostrar resistência após alguns dias de adaptação. Isto normalmente acontece quando a sensação de novidade passa e eles descobrem que regras existem e farão parte dessa nova rotina diária. Continue firme enaltecendo os aspectos positivos como as brincadeiras e os novos amigos.
Mais uma dica muito pessoal refere-se à pontualidade. Esta é de extrema importância tanto para a chegada da criança na escola como na saída. A criança deve chegar no horário para que os momentos iniciais (normalmente caracterizados pela interação do grupo) sejam usufruídos por todos os alunos da melhor forma. Já na saída, muitos deles sentem-se inseguros enquanto o pai, a mãe ou o responsável não chegam. Portanto, especialmente nos primeiros dias, tentem se planejar para estarem na escola uns minutinhos antes da saída. Isto trará tranquilidade e um sorriso lindo no rosto do seu pequeno/pequena.
Aproveitem bastante esse momento riquíssimo na vida de seus filhos. A educação não é só um direito da criança, é também um presente para um caminho muito especial. É através desta trilha que eles crescerão e se tornarão cidadãos capazes e preparados para fazerem a diferença no nosso mundo. Que o caminho deles seja repleto de muita criatividade, alegria e conhecimento!
Ótimo este post Ju!!! Bons pontos abordados pela pedagoga. Ainda tenho uns anos pela frente,mas é sempre bom jáir tendo contato com este tipo de informação. Bjs
Oi Ju querida, também adorei as dicas…Obrigada pela participação! Mil beijos