Oi, meninas!
Hoje quem dá as dicas por aqui é a Kátia Ouang!
A Kátia é uma das amigas super queridas que ganhamos neste universo de blogs. Ela tem um blog super bacana, o Minhas Dikas, onde divide todas as suas dicas e até seus desabafos como mãe. Para quem ainda não conhece o blog, não deixe de entrar, é o máximo! Além disso, ela tem também a Paper K, onde faz um trabalho maravilhoso de papelaria, com todos os produtos personalizados. Tem muitas coisas lindas para nossos pequenos!
Mãe das pequenas Bruna e Manuela, hoje ela conta todos os seus segredos para a gente!
Confiram!!
Mil Bjsss
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Não tenho nenhum segredo ou algo específico da minha família, mas sempre escutei muito o que os meus pais aconselham em relação à educação das meninas, pois clichê ou não, passei a entendê-los muito mais depois que me tornei mãe. Meus pais dizem que nós complicamos muito, que na época deles não havia nem cadeirinha de carro e estamos todos aqui; aprendemos a comer sem assistir filme na TV, aprendemos a nos comportar em um restaurante sem ter um iPad, aprendemos a sobreviver a uma dúvida sem ter um Google para resolver… Que, quanto menos opções temos, mais simples se tornam as coisas. E eu concordo com isso!
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Tem vários produtos que na minha opinião são práticos e ajudam muito a facilitar o dia a dia. Então, fiz um “mix” bem variado de dicas que gosto de passar:
Um pediatra que seja acessível. Sou daquelas que não gosta muito de ligar no meio da noite só para saber quantos ml dar de um remédio. E no primeiro filho qualquer possibilidade de uma simples assadura já vira um drama na vida da mãe. O primeiro pediatra das meninas não era muito adepto da tecnologia, nem sequer usava email. Apesar de adorar ele, não me sentia à vontade em ligar o tempo todo. Hoje, praticamente só falo o necessário por WhatsApp e fico super à vontade com isso. Pediatra, além do profissionalismo, claro, na minha opinião tem que ser um “paizão” ou uma “mãezona” para nos sentirmos acolhidas e seguras de entregarmos os cuidados de nossos filhos.
Fraldas de vestir. Um item indispensável para quem sai ou viaja bastante com as crianças, pois você não depende de um trocador, podendo colocar a fralda em qualquer lugar. Acho mais prático e higiênico.
Mochila. Depois que comecei a usar mochila no lugar das sacolas minha vida mudou. O fato de você poder ter os braços livres para usar com os filhos e não ter uma sacola que vai batendo em tudo, ajuda muito. Hoje muitas marcas bacanas fazem mochilas com divisões que atendem tão bem quanto as sacolas.
Sapatos de borracha. Sou fã das Melissinhas para as meninas e Crocs para os dois. Lembrando que o Crocs não recomendo para a fase em que as crianças estão aprendendo a andar, e sim para mais adiante, na faixa dos 3 anos. São sapatos práticos, sem cadarço, que as próprias crianças podem vestir sozinhas desde pequenas e que podem molhar e sujar o quanto for que não estragam.
Tapete de atividades, daqueles de PVC. Foi e ainda é muito útil por aqui. Uso esse tapete desde quando elas eram bebezinhas e ficavam no chão para aprender a rolar, sentar, engatinhar, brincar… E até hoje elas sentam para montar quebra-cabeça, dar cambalhotas, forrar o chão em um dia frio. Não gosto das placas de EVA, pois além de ter que montar toda vez, acumulam sujeira, não são impermeáveis e estragam rápido.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Colocar de castigo, dar uma bronca, conversar, tirar algo que a criança goste muito… o que fazer quando nada disso funciona? E outra dificuldade que enfrentei mas que teve começo, meio e fim foi a amamentação. Sofri muito (sem exageros!) na amamentação de minha primeira filha. Eu tinha muito leite, e com isso veio empedramentos, mastites, dores e rachaduras que duraram meses. Muitas vezes chorei de desânimo, dor e cansaço, mas consegui amamentar minhas duas filhas exclusivamente no peito até os 6 meses, e por mais um tempinho depois.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Como tenho duas meninas, vivo um universo totalmente cor de rosa o tempo todo, e acabo muitas vezes me vendo nelas e descobrindo algumas coisinhas em suas personalidades que me emocionam. Cada uma tem um pouco de mim, mas são totalmente diferentes entre elas. Fico doida com a bagunça que elas fazem nas minhas roupas, sapatos, maquiagem, bolsas…. Mas é incrível como o instinto feminino aflora desde pequeninas e no final me divirto olhando o quanto são vaidosas.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
O que elas mais curtem fazer é, sem dúvida, ir à praia. Podem passar o dia todo brincando na areia e entrando no mar que não se cansam. E acho a viagem ideal para ir com crianças, pois a praia proporciona milhares de descobertas e ocupações. Desde procurar conchinhas de todos os tipos, ver peixinhos, fazer castelos, tomar um sorvete, pular ondas… E como tenho uma tag no blog que chama “Viagem com Crianças”, já fui conhecer alguns hotéis que têm estrutura para elas. Dentre eles, os que eu amei foram o Tivoli – na Praia do Forte, por ter um contato com a natureza incrível e uma estrutura excelente – e o Sofitel Jequitimar – no Guarujá, fica bem perto de São Paulo e tem uma piscina ótima com um trecho enorme bem raso, onde podemos deixar as crianças brincando enquanto tomamos sol, além de ser “pé na areia”.
Sigo o blog da Katia faz tempo e gosto dela justamente porque nao e afetada e sempre foi bem realista. Acho que ela atende bem todos os publicos, conta a verdade das coisas, nao fica mostrando so o lado cor de rosa das coisas ou entao assuntos como festas, roupas, etc, com valores absurdos e impagaveis pela maioria das pessoas. Sigo alguns blogs de maes, mas alguns so da pra achar bonito, porque jamais seria a minha realidade (e a da maioria das pessoas). Acho ela uma mae super real, verdadeira e ao mesmo tempo uma pessoa que me parece ser bem doce.
Alias, queria fazer uma pergunta: sempre sofri com essa coisa da bolsa. Eu nao sou muito fa de mochila, nunca fui. So que talvez se fosse uma bem legal eu animaria usar. Voces tem boas dicas? Seria ate um bom assunto pra post aqui no blog ne? Ou no da Katia.
beijos,
Dani
Nossa, minha impressão sobre o EVA é totalmente diferente… Tenho no quarto da Sofia e pra mim, é super prático!
Claro que tenho que limpar sempre, mas é uma passada de aspirador de pó em cima a cada 2 dias e fica perfeito!
Se eu não tivesse uma cachorrinha seria mais fácil ainda…
Beijos!
Concordo quando ela diz que tapete de EVA acumula muita sujeita. Tive um no quarto das crianças mas descartei rapidinho porque não é nada prático.