Oi, meninas!
Tudo bem?
Estou há algum tempo pensando na possibilidade de meus filhos dormirem no mesmo quarto, mas ainda não tenho uma opinião formada. Atualmente eles dormem separados, mas como a Ana Helena já está maiorzinha, estava pensando em colocar os dois no mesmo quarto para poder montar um quarto de brinquedos bem legal no outro! Ainda não decidi se vou fazer isso mesmo…
Sobre esse assunto, não existe certo e errado, mas sim aquilo que melhor se encaixar na família.
A psicóloga e pedagoga Penélope Ximenes, mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB), destaca que não é raro um pai ou uma mãe querer transferir para os filhos o que traz de sua vivência familiar. “Se dormiu no mesmo quarto que o irmão e foi ótimo, vai querer colocar os filhos em situação idêntica. Se detestou ter que dividir o quarto, vai fazer o possível para os filhos não passarem por isso. Se queria ter compartilhado um quarto com o irmão, mas os pais não deixaram, vai tentar forçar os filhos a dormirem no mesmo cômodo, mesmo que haja espaço na casa”, exemplifica.
Confiram a seguir as dicas das profissionais especialistas para cada situação: filhos com grande ou pequena diferença de idade ou meninos e meninas:
Quando há um quarto para cada filho
Diferença de idade pequena (até quatro anos)
O melhor é que cada um tenha seu quarto. Colocar os filhos no mesmo cômodo sem que nenhum deles peça, apenas com a intenção de que sejam melhores amigos, é um esforço desnecessário. “Não existe relação de causa e efeito entre dormir no mesmo quarto e desenvolver laços afetivos. Isso não altera em nada a afinidade, ou a falta dela, entre irmãos”, explica Penélope.
Mas, caso um tenha medo de dormir sozinho ou sinta necessidade de companhia e o outro não se incomode, os dois podem dividir um quarto até o momento em que um deles reivindicar privacidade.
Atenção: se o outro não simpatizar com a ideia logo de cara e expressar que prefere manter seu espaço para si, os pais devem respeitá-lo. “Não se pode satisfazer um em detrimento dos sentimentos do outro. O filho medroso ou inseguro terá de lidar com isso de outra maneira e com o apoio dos pais, até porque proporcionar segurança para as crianças é função deles, não do irmão”, afirma Miriam.
Meninas e meninos
Por uma questão de praticidade e organização, irmãos de gêneros diferentes devem ser donos cada um de seu cômodo na casa desde o início da vida. Se eles pedirem para ficar no mesmo quarto por serem amigos, ou porque um tem medo de dormir sozinho e o outro aceitou a divisão, o acordo pode durar até a menina chegar à puberdade, seja ela a primogênita ou a caçula. Nessa fase, ela vai querer mais privacidade e espaço para seus pertences (roupas, acessórios, diário). “Os meninos dificilmente criam caso quando ficam mais velhos. Meninas costumam ser mais impositivas nesse sentido”, diz Penélope.
Diferença de idade grande (cinco anos ou mais)
O ideal é que fique cada um no seu quarto. Quando o mais velho chegar à adolescência, o caçula ainda será criança, e nenhum deles se sentirá bem dividindo o espaço sem necessidade.
Quando há apenas um quarto para os dois filhos
Diferença de idade pequena (até quatro anos)
O berço do caçula deve ficar no quarto dos pais até que ele consiga dormir a noite toda. Isso é importante para preservar o primogênito, “que já está sofrendo com a perda do posto de filho único e do espaço que antes era só dele”, de acordo com Miriam.
Quando chegar a hora de os dois filhos dividirem o quarto, uma boa forma de minimizar possíveis traumas do mais velho é envolvendo-o na arrumação dos armários. “Ele precisa sentir que não está perdendo espaço, mas sim começando a dividir. Os pais devem repetir isso para ele quantas vezes conseguirem ao longo da gestação e também dos primeiros meses de vida do irmãozinho”, orienta Penélope.
Com o passar do tempo, os pais precisarão ficar bastante atentos às diferenças de personalidade dos irmãos. Se um for organizado e o outro, bagunceiro ou um quiser a luz acesa o tempo todo e o outro quiser apagá-la, por exemplo, será necessário que os adultos estabeleçam regras de relacionamento e convívio.
Meninas e meninos
Ao atingir a puberdade, a menina reivindicará privacidade. Como ela não terá outro quarto para onde ir, Penélope sugere que os pais lancem mão de biombos e divisórias para criar dois ambientes distintos no mesmo cômodo. “Uma decoração que delimite bem o espaço de cada um, com cores diferentes, também ajuda”, complementa.
Diferença de idade grande (cinco anos ou mais)
É a melhor situação para a divisão de quarto entre irmãos, porque a criança mais velha já consegue entender melhor a presença do bebê e acolhê-lo sem sentir que ele representa uma rivalidade ou uma ameaça ao amor que os pais sentem por ela.
Até que o bebê consiga dormir a noite toda, seu berço deverá ficar no quarto dos pais, para respeitar a noite de sono do primogênito – afinal de contas, são os pais que devem cuidar do recém-nascido que acorda à noite com fome ou dor, o irmão não pode fazer nada para ajudar.
Vantagens dos irmãos dormirem no mesmo quarto
1 – Os irmãos vão se conhecer melhor
Crianças partilhando um quarto podem encontrar mais tempo para conhecer um ao outro do que crianças que poderiam ficar isoladas em seus próprios quartos perseguindo seus próprios interesses.
No bem sucedido livro Little [Little, Brown and Company, 2002], os autores William Sears, M.D., Martha Sears, R.N. e Elizabeth Pantley relatam que muitos pais observam que as crianças que compartilham quartos desenvolvem uma ligação especial com os outros. Irmãos que vivem juntos têm uma valiosa oportunidade de fazer memórias compartilhadas que irão durar para toda a vida.
2- Poder de negociação
Como Adele Faber e Elaine Mazlish observam no livro: “Irmãos sem rivalidade” [W.W. Norton & Company, 1987], compartilhar o quarto faz com que os irmãos negociem entre si para proteger seus interesses, mas também fazer com que todos no quarto tenham suas necessidades atendidas. Irmãos que já aprenderam como viver em quarto compartilhado vão encontrá-lo mais fácil ao ter que partilhar o quarto no futuro com um companheiro de quarto de faculdade ou um cônjuge.
3- Irmãos mais novos podem aprender a ter mais responsabilidade
Irmãos mais novos podem aprender e adotar bons padrões de comportamento observando as ações dos irmãos mais velhos companheiros de quarto. Se uma criança mais jovem vê uma mais velha guardando seus brinquedos, vestindo-se sozinha, colocando roupa suja no cesto de lavanderia, e assim por diante, ela vai querer copiar seu irmão ou irmã.
Fontes: Delas.Ig e Shipibonation
Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.
minha filha tem 5 anos e meu filho tem 7 anos, o menino dorme só, mas a menina de 5 anos não dorme só quer dormir com ele.
eu devo deixa los dormir juntos ate ela querer a sua privacidade?
Oi, eu tenho um casal. A menina tem 12 e o menino 9. Até os 9 anos dela eles dormiram juntos e aproveitei o 3o quarto para fazer o quarto de brinquedos. Deu super certo e eles sempre bricavam juntos. Quando ela estava com 9 para 10 anos nos mudamos para outro apartamento e achei que já tava na hora de cada um ter seu quarto, até porque ela já estava entrando na puberdade. E foi acertada a decisão! Agora cada um tem seu quarto, mas de vez em quando ela ainda brinca com ele no quarto dele, pois o dela já não tem mais brinquedos. Ela está na fase de transição e, às vezes, se dá o direito de brincar e esquecer que está mocinha. Rsrs.
Concordo muito com a idéia de que cada família tem suas particularidades e vai saber o que será melhor para os irmão!
Muito legal o blog! Sucesso pra vocês!
Oi, sou tenho 2 meninos gêmeos e posso dizer com toda experiência que dormir junto pode ser bom mas tb pode ser desesperador quando se tem 2 bebes em casa. Um sempre acorda o outro e estou começando a pensar em coloca-los em quartos separados.
Ah, eu tenho um blog e sempre falo da minha rotina de mamãe com 2 bebes e tudo o que envolve maternidade, beleza das mamães e muitos outros.
Aguardo uma visita.
;)
OI Monique tudo bem? Dois bebês no mesmo quarto tem realmente esse problema de um acordar o outro! Sempre tem prós e contras né?? Qual é o seu blog? Quero conhecer! Beijos
Tenho um casal uma menina de 12 e um menino de 7 e eles não dormem no mesmo quarto,pois eu não acho necessário,mais é legal q irmãos durmam juntos