HypnoBirthing: Descubra como se preparar para um parto menos sensível à dor, através de um método que reduz ansiedade, medos e proporciona maior relaxamento para a mulher
“Todo bebê deveria vir ao mundo em uma atmosfera calma, tranquila, gentil e feliz. E isso pode sim se tornar realidade quando a mãe se prepara física e emocionalmente para esse momento.”
É com esse propósito que Joana Sepreny, psicóloga perinatal e uma das poucas profissionais brasileiras especialistas na técnica HypnoBirthing, tem ajudado mulheres a ressignificarem seus partos.
Um momento antes bastante temido devido às dores das contrações e ao desconhecido, ganha novo significado à medida que a gestante se abastece de informação e aprende técnicas de respiração para receber seu bebê da melhor forma possível.
Afinal, o que é o HypnoBirthing?
O HypnoBirthing é um método de preparação para o parto que enfatiza a harmonia entre a mente e o corpo durante o processo de dar à luz.
Criado por Marie Mongan na década de 1980, essa técnica tem ganhado adeptas em todo o mundo, oferecendo uma alternativa à visão tradicional do parto como algo doloroso e assustador.
Nesse método a hipnose é utilizada como uma técnica de relaxamento profundo, respiração e visualização que ajudam as gestantes a terem mais consciência do próprio corpo e alcançar um estado onde a mente permanece relaxada.
Nesse estado, elas podem liberar medos e tensões relacionados ao parto, o que contribui para um parto mais tranquilo e menos doloroso.
“O HypnoBirthing prepara a mulher emocionalmente, mentalmente e fisicamente para qualquer via de parto, reduzindo a sensação de medo para esse momento. No curso as mulheres obtêm informações sobre o funcionamento do seu corpo e sobre a importância de relaxarem.
A técnica é baseada na teoria de que quanto mais relaxado o corpo da mulher está, menos sensível à dor ela fica e melhor será a experiência do parto”, diz Joana.
HypnoBirthing: Um Aliado para as Gestantes
O HypnoBirthing oferece uma série de benefícios que podem transformar a experiência do parto e puerpério para as gestantes:
#1 Redução do Medo e Ansiedade: Uma das principais contribuições do HypnoBirthing é a redução do medo associado ao parto. Ele ajuda as gestantes a compreenderem o processo do parto e a liberar medos e preocupações, substituindo-os por confiança e segurança.
#2 Relaxamento Profundo: As técnicas ensinadas no HypnoBirthing promovem o relaxamento profundo. Isso ajuda a aliviar a tensão muscular e aumentar a dilatação, o que, por sua vez, reduz a dor associada ao trabalho de parto.
#3 Informação: O programa capacita as gestantes a se tornarem ativas participantes em seu próprio processo de parto. Elas aprendem a fazer escolhas informadas e a comunicar suas preferências à equipe médica.
Conheça o Curso por Dentro
Após concluir sua formação em HypnoBirthing pelo Active Birth Center de Londres, Joana sentiu a necessidade de compartilhar seu conhecimento e criou o seu próprio curso.
Desde então já contribuiu com a formação de várias mulheres, dentre elas Gabriela Pugliesi, Fabiana Justus, Fiorella Mattheis e Giovanna Ewbank.
Além da parte técnica, o curso também aborda a dimensão terapêutica e psicológica, trabalhando o aspecto emocional da gestante.
Por essa razão, os grupos são compostos por um número limitado de gestantes que compartilham seus medos, ansiedades e experiências entre si.
No curso, além de receberem informação de qualidade, também encontram acolhimento e apoio, elementos tão essenciais para essa jornada intensa e transformadora que é a gestação.
Onde: Online Via aplicativo zoom
Quando: 5 encontros semanais
PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
Aula 1: Introdução ao HypnoBirthing
– O que é o Hypnobirthing
– Por que o medo nos leva a sentir dor
– Relação do Corpo e da mente
– Técnicas de Respiração e Relaxamento
Aula 2: Nosso Corpo e o parto
– Se conectando com o nosso bebê
– Entendendo a Parte fisiológica do parto
– Técnicas de Massagem para o trabalho de parto
– Técnica da Respiração da Contração
– Tipos de relaxamento
Aula 3: As fases do trabalho de parto
– Trabalhando os medos durante o trabalho de parto
– As 3 Fases do trabalho de parto
– Respiração do momento expulsivo
– Golden Hour
– Respiração e Relaxamento
Aula 4: Plano de parto
– Preferências para o parto
– Preferências para o bebê
– Formas de indução
– Bebê pélvico
– Em caso de cesárea
– Técnicas de relaxamento
Aula 5: Puerpério
– Pós-parto
– Amamentação
– Autocuidado no Puerpério
– Papel do parceiro
– Cuidados com bebês
– O nascimento do bebê e uma nova família
– Depressão pós-parto