segunda-feira, 20 outubro, 2025

Grávida pode ir ao dentista?!

Um dos grandes mitos da odontologia é o da grávida que não pode ir ao dentista. A gestante não apenas pode, como deve se consultar preventivamente e realizar algum tratamento quando necessário.

Dentista cuidando de paciente mulher - grávida pode ir ao dentista

Oi Mamães e Papais! Hoje viemos responder à pergunta: Grávida pode ir ao dentista?

Como percebemos que essa dúvida é super frequente, principalmente entre as mamães de primeira viagem, achamos interessante abordar este assunto!

Hoje, a nossa Colunista, Dra. Lígia Coutinho – Cirurgiã-dentista Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – vai falar sobre o Pré- Natal odontológico, como doenças dentais afetam a saúde do bebê e as 3 principais alterações bucais na gestação.

Venham ler para entender!


Gravidez não é doença

Durante a gestação são muitos os procedimentos que não podem ser feitos, mas saiba que negligenciar a saúde bucal não é um deles.

Então, é muito importante realizar um acompanhamento com seu dentista, buscando evitar o agravamento de problemas pré-existentes, e também para prevenir o surgimento de novas doenças.

O cuidado com o sorriso da futura mamãe deve ser redobrado – até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro.

A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe. A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher.

Logo, as gestantes devem procurar um especialista para fazer o pré-natal odontológico.

Os benefícios de hábitos mais saudáveis da paciente grávida certamente se estenderão ao bebê, através de medidas preventivas que minimizam a possibilidade do surgimento de várias patologias na criança, entre elas a cárie.


Pré-Natal odontológico: orientação e prevenção para mamãe e o bebê

A gravidez é um período que envolve uma série de mudanças físicas, psicológicas, metabólicas e hormonais bastante complexas.

Assim, torna-se uma etapa favorável para a promoção da saúde, pois é o momento que essas transformações estimulam a grávida a mudar seus hábitos, buscar informações e adquirir novas e melhores práticas de saúde.

O pré-natal odontológico é um atendimento essencial para evitar problemas que possam afetar a saúde do bebê.

A gestante terá orientações quanto a prevenção de problemas gengivais e periodontais, dieta equilibrada, além de receber tratamentos quando necessário.

É o momento também em que a futura mamãe receberá orientação dos cuidados com o recém-nascido, como a amamentação e hábitos, por exemplo.

Neste atendimento com a gestante, o odontopediatra é um agente na promoção da saúde bucal, que contribui com a desmistificação de medos e mitos relacionados à atenção odontológica durante o pré-natal e as alterações que podem ocorrer nesse período.


A paciente grávida no consultório

Problemas dentais interferem diretamente na saúde do bebê e podem desencadear em parto prematuro ou bebês de baixo peso, quando não tratados adequadamente.

Estudos recentes indicam que o período ideal e mais seguro para o tratamento odontológico é durante o segundo trimestre da gestação. (Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde do AM e Saúde Bucal da Gestante – Universidade Federal do Maranhão)

Porém, como mencionamos acima, a odontologia oferece condições seguras em todas as fases da gravidez.

Na primeira consulta do pré-natal odontológico, a gestante deve informar na anamnese sobre seu histórico médico anterior e atual, para que se estabeleça um plano de tratamento odontológico seguro e individualizado.

As mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gestação incluem transformações em todo o organismo, inclusive a cavidade bucal e na fisiologia oral.

Ocorrem aumento da salivação, náuseas e enjoos, alterações na gengiva, ganho de peso, hipotensão postural e outras transformações.

O atendimento da paciente grávida envolve desde procedimentos como profilaxia (limpeza), aplicação de flúor (de acordo com as necessidades da futura mamãe) e remoção de irritações locais que possam estar agredindo a gengiva.

E até o aconselhamento preventivo para a saúde bucal da mãe e do bebê.


As 3 principais alterações bucais na gestação

Existem três principais alterações geralmente associadas à gravidez: a gengivite gravídica, o tumor gravídico e a cárie dentária.

A gengivite pode ser prevenida mediante a remoção do biofilme dentário por meio de uma boa higiene bucal em casa e profilaxia profissional mensal ou trimestral, dependendo da necessidade de cada paciente.

Por isso, é necessário um controle adequado. Os cuidados principais são: limpeza diária dos dentes com escova e fio/fita dental!

As alterações bucais na gestante são passíveis de prevenção, o que é muito importante, pois a presença de doença periodontal em gestantes pode ter implicações na saúde do futuro bebê, devido à sua relação com a ocorrência de partos prematuros e bebês de baixo peso ao nascimento.

Os hábitos alimentares inadequados e higiene bucal precária são fatores de risco para o surgimento da cárie e doença periodontal.

As mudanças na dieta (introdução de mais carboidratos e/ou maior frequência alimentar), as mudanças na higiene oral (desatenção e/ou dificuldades na escovação devido a ânsias de vômito) e ainda a maior ocorrência de vômitos, podem desequilibrar o meio bucal e aumentar o risco nas gestantes de desenvolver cárie.

Esse desequilíbrio do meio bucal, se não for acompanhado de cuidados especiais, pode causar uma descalcificação da estrutura dental, que leva ao problema.

A gravidez sozinha não é uma condição para a cárie, mas sim a placa bacteriana.

Um controle efetivo dessa película de bactérias, o pré-natal odontológico e uma higiene bucal completa, o risco do aparecimento desse e outros problemas bucais, caem drasticamente.


Por fim, se gostou desse post explicando se Grávida pode ir ao dentista, aproveite para ler também da Dra. Lígia: “Aparelho em dente de leite, o quanto antes, melhor!” e “Odontopediatra: Quando devo fazer a primeira consulta?


Crédito: Image by wavebreakmedia_micro on Freepik

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Meu filho fala errado. Até que idade isso é esperado?

  Olá! O post de hoje foi escrito pela nossa colunista, a fonoaudióloga Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, com...

10 coisas que eu quero que minha filha entenda quando a vida ficar séria

  Olá, meninas! Tudo bem? No post de hoje, traduzimos um texto do site Scary Mommy que fala sobre 10 coisas que uma...

Bianca Zanini, da Petit Pelicano, dá as dicas

Bianca Zanini é mamãe de 2 e fundadora de uma marca linda de moda infantil e moda praia infantil...

Enjôo na gravidez – por Andrea Ierizzo

Olá, mamães! Tudo bem? No texto de hoje, a nossa colunista de nutrição, Andrea Ierizzo, fala sobre um tema bastante recorrente...