segunda-feira, 20 outubro, 2025

Existe Botox para os Ovários?

Engravidar é natural… mas o tempo não perdoa. Descubra por que seus ovários não sabem das suas conquistas — e o que fazer a respeito. Mas e ai, existe Botox para os Ovários?

Mulher com teste de gravidez na expectativa do resultado positivo - Reprodução Humana

Oi Mamães e Papais! No post de hoje, vamos responder à pergunta: Existe Botox para os ovários? A sociedade mudou, a mulher conquistou espaço, liberdade e independência — mas o relógio biológico continua o mesmo.

Neste texto revelador, a nossa Colunista Dra. Paula Fettback – Ginecologista especialista em Reprodução Humana – traz uma reflexão poderosa (e necessária!) sobre planejamento reprodutivo.

Afinal, será que estamos mesmo informadas sobre nossa fertilidade?

Então, vem entender como a informação pode ser sua maior aliada nessa escolha tão íntima e transformadora.


Ela estudou nas melhores escolas e, desde cedo, aprendeu que o estudo e o trabalho eram fundamentais na vida da mulher. “Não dependa de ninguém. Invista em sua formação, em seu futuro.” Foi o que, sabiamente, seus pais lhe ensinaram. E ela traçou seu caminho com maestria.

Aos 24 anos, formou-se em uma universidade de prestígio. Aos 29, ganhou uma bolsa de estudos em Londres. E aí, aos 35, já era uma das profissionais mais requisitadas de sua área. Aos 38 anos, foi promovida a CEO da empresa dos seus sonhos.

Então, quando atingiu o ápice da maturidade e da independência financeira, decidiu se casar. Viajaram pelo mundo, compraram um apartamento, curtiram a vida de casal o máximo possível e, aos 42 anos, quando tudo parecia perfeito, chegou a hora de ter um filho.

Mulher CEO aos 40 anos - Reprodução Humana

As cobranças e perguntas inconvenientes da família e dos amigos já começavam a incomodar: “E aí, não vão ter filhos?”; “Você só pensa em trabalho, não quer ser mãe?”.

Mas, silenciosamente, ela sofria com aquelas palavras que não saíam de sua mente desde a última consulta médica: “Infelizmente, sua contagem de óvulos está muito baixa e, na sua idade, as chances de engravidar com seus próprios óvulos são menores que 10%.”

A história acima é o dia a dia do meu consultório.

Somos criadas com o conceito de que “engravidar é fácil”, “ser mãe faz parte da natureza” ou ainda “quando eu quiser engravidar, será rápido, na minha família todo mundo engravida”. Essas e outras narrativas estão enraizadas em nossa cultura.

Muitas vezes, inclusive, crescemos com medo de engravidar. Somos apresentadas à pílula anticoncepcional assim que o primeiro namorado sério aparece na jogada.

Obviamente, a adolescência não é a melhor fase para ter filhos — mas será que, nesse planejamento reprodutivo e nas nossas consultas anuais ao ginecologista, somos devidamente alertadas sobre a realidade do nosso relógio biológico?

Casal triste pois teste de gravidez deu negativo - reprodução humana

O papel da mulher na sociedade, felizmente, mudou. Estudamos, nos formamos, viajamos, escolhemos nosso contraceptivo, namoramos e casamos com quem quisermos e quando quisermos. Ganhamos nosso dinheiro, planejamos nosso futuro, nossa liberdade.

Isso tudo é, sem dúvida, maravilhoso. Mas o tempo passa — e passa rápido. E justamente nos melhores anos de nossas vidas, no auge da nossa capacidade produtiva, maturidade e liberdade financeira, algo em nossos ovários acontece silenciosamente: eles “esquecem” de atualizar o software das conquistas femininas.

Após os 30 anos de idade, independentemente do que façamos — ter uma vida saudável, não fumar, não beber, fazer atividade física, manter uma dieta equilibrada, parecer ter 25 aos 40 —, a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos vão cair progressivamente. Para todas, absolutamente todas as mulheres do universo.

“Não existe Botox para o ovário.”

Não me lembro quando ouvi essa frase pela primeira vez, mas é a mais pura verdade.

Então, o que fazer? Após 19 anos trabalhando com reprodução assistida, penso que a resposta é: INFORMAÇÃO.

A informação deve ser apresentada a tempo — na consulta anual, assim que as mulheres estiverem próximas dos 30 anos. Dessa forma, poderão decidir e planejar, como fazem com tantas outras áreas da vida, qual a melhor opção para seu futuro reprodutivo.

Exames como o hormônio antimulleriano (no sangue) e a contagem de folículos antrais (no ultrassom transvaginal) são de fácil acesso e devem ser solicitados pelo ginecologista geral.

Então, converse com seu médico. Informação é poder!

O congelamento de óvulos é conhecido como o “seguro de vida da mulher moderna”.

Obviamente, ele não é uma garantia de sucesso — mas pode ser, em muitos casos, uma possibilidade. Porém, é uma chance de realizar um sonho que o tempo vai tornando cada vez mais distante.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Conheça a Dra. Paula Fettback, Ph.D.

Instagram: @PaulaFettback

Mãe da Elena, ginecologista, obstetra, especialista em reprodução humana e modulação hormonal. Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Residência médica e doutorado no Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP) e estágio em reprodução humana na Universidade de Michigan (EUA). Atua na clínica MÃE em São Paulo e Londrina e trabalha com ênfase na saúde e bem estar da mulher em suas fases da vida.

Ênfase, também, na preservação da fertilidade e cuidados no climatério e menopausa.

Por fim, é Autora do livro “A Espera: O guia definitivo para o sucesso da gestação“.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Mais de 20 inspirações de quartos para bebês gêmeos!

  Oi, meninas! Hoje em dia é cada vez mais comum termos notícias de gravidezes gemelares! Mas as referências de quartos...

Mudança dos tempos: Tudo Igual

Fala-se tanto nas mudanças dos tempos, dos avanços digitais, do protagonismo das mulheres no mercado de trabalho, do papel...

As histórias de Mães Empreendedoras que estão dando o que falar!

Hoje, trazemos as histórias de algumas mães empreendedoras, que estão revolucionando o mercado em que atuam com marcas e...

5 poses de yoga para ajudar a criança a acalmar e evitar stress

  Meninas, Li um texto maravilhoso no site "O segredo" que mostra como a Yoga pode ajudar a acalmar e a...