quarta-feira, 22 outubro, 2025

Existe Botox para os Ovários?

Engravidar é natural… mas o tempo não perdoa. Descubra por que seus ovários não sabem das suas conquistas — e o que fazer a respeito. Mas e ai, existe Botox para os Ovários?

Mulher com teste de gravidez na expectativa do resultado positivo - Reprodução Humana

Oi Mamães e Papais! No post de hoje, vamos responder à pergunta: Existe Botox para os ovários? A sociedade mudou, a mulher conquistou espaço, liberdade e independência — mas o relógio biológico continua o mesmo.

Neste texto revelador, a nossa Colunista Dra. Paula Fettback – Ginecologista especialista em Reprodução Humana – traz uma reflexão poderosa (e necessária!) sobre planejamento reprodutivo.

Afinal, será que estamos mesmo informadas sobre nossa fertilidade?

Então, vem entender como a informação pode ser sua maior aliada nessa escolha tão íntima e transformadora.


Ela estudou nas melhores escolas e, desde cedo, aprendeu que o estudo e o trabalho eram fundamentais na vida da mulher. “Não dependa de ninguém. Invista em sua formação, em seu futuro.” Foi o que, sabiamente, seus pais lhe ensinaram. E ela traçou seu caminho com maestria.

Aos 24 anos, formou-se em uma universidade de prestígio. Aos 29, ganhou uma bolsa de estudos em Londres. E aí, aos 35, já era uma das profissionais mais requisitadas de sua área. Aos 38 anos, foi promovida a CEO da empresa dos seus sonhos.

Então, quando atingiu o ápice da maturidade e da independência financeira, decidiu se casar. Viajaram pelo mundo, compraram um apartamento, curtiram a vida de casal o máximo possível e, aos 42 anos, quando tudo parecia perfeito, chegou a hora de ter um filho.

Mulher CEO aos 40 anos - Reprodução Humana

As cobranças e perguntas inconvenientes da família e dos amigos já começavam a incomodar: “E aí, não vão ter filhos?”; “Você só pensa em trabalho, não quer ser mãe?”.

Mas, silenciosamente, ela sofria com aquelas palavras que não saíam de sua mente desde a última consulta médica: “Infelizmente, sua contagem de óvulos está muito baixa e, na sua idade, as chances de engravidar com seus próprios óvulos são menores que 10%.”

A história acima é o dia a dia do meu consultório.

Somos criadas com o conceito de que “engravidar é fácil”, “ser mãe faz parte da natureza” ou ainda “quando eu quiser engravidar, será rápido, na minha família todo mundo engravida”. Essas e outras narrativas estão enraizadas em nossa cultura.

Muitas vezes, inclusive, crescemos com medo de engravidar. Somos apresentadas à pílula anticoncepcional assim que o primeiro namorado sério aparece na jogada.

Obviamente, a adolescência não é a melhor fase para ter filhos — mas será que, nesse planejamento reprodutivo e nas nossas consultas anuais ao ginecologista, somos devidamente alertadas sobre a realidade do nosso relógio biológico?

Casal triste pois teste de gravidez deu negativo - reprodução humana

O papel da mulher na sociedade, felizmente, mudou. Estudamos, nos formamos, viajamos, escolhemos nosso contraceptivo, namoramos e casamos com quem quisermos e quando quisermos. Ganhamos nosso dinheiro, planejamos nosso futuro, nossa liberdade.

Isso tudo é, sem dúvida, maravilhoso. Mas o tempo passa — e passa rápido. E justamente nos melhores anos de nossas vidas, no auge da nossa capacidade produtiva, maturidade e liberdade financeira, algo em nossos ovários acontece silenciosamente: eles “esquecem” de atualizar o software das conquistas femininas.

Após os 30 anos de idade, independentemente do que façamos — ter uma vida saudável, não fumar, não beber, fazer atividade física, manter uma dieta equilibrada, parecer ter 25 aos 40 —, a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos vão cair progressivamente. Para todas, absolutamente todas as mulheres do universo.

“Não existe Botox para o ovário.”

Não me lembro quando ouvi essa frase pela primeira vez, mas é a mais pura verdade.

Então, o que fazer? Após 19 anos trabalhando com reprodução assistida, penso que a resposta é: INFORMAÇÃO.

A informação deve ser apresentada a tempo — na consulta anual, assim que as mulheres estiverem próximas dos 30 anos. Dessa forma, poderão decidir e planejar, como fazem com tantas outras áreas da vida, qual a melhor opção para seu futuro reprodutivo.

Exames como o hormônio antimulleriano (no sangue) e a contagem de folículos antrais (no ultrassom transvaginal) são de fácil acesso e devem ser solicitados pelo ginecologista geral.

Então, converse com seu médico. Informação é poder!

O congelamento de óvulos é conhecido como o “seguro de vida da mulher moderna”.

Obviamente, ele não é uma garantia de sucesso — mas pode ser, em muitos casos, uma possibilidade. Porém, é uma chance de realizar um sonho que o tempo vai tornando cada vez mais distante.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Conheça a Dra. Paula Fettback, Ph.D.

Instagram: @PaulaFettback

Mãe da Elena, ginecologista, obstetra, especialista em reprodução humana e modulação hormonal. Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Residência médica e doutorado no Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP) e estágio em reprodução humana na Universidade de Michigan (EUA). Atua na clínica MÃE em São Paulo e Londrina e trabalha com ênfase na saúde e bem estar da mulher em suas fases da vida.

Ênfase, também, na preservação da fertilidade e cuidados no climatério e menopausa.

Por fim, é Autora do livro “A Espera: O guia definitivo para o sucesso da gestação“.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

6 motivos para a educação japonesa ser uma das melhores do mundo

  Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Não é segredo para ninguém que o Japão é um país muito avançado. Por todo...

Saiba quais são os benefícios da natação na vida das crianças!

Olá, meninas! Tudo bem? Recentemente, fizemos um post sobre os benefícios do judô na vida das crianças e recebemos um bom...

Aspirador Rainbow®: Mais que um aspirador, um sistema de purificação

Hoje viemos te contar TUDO sobre o famoso aspirador Rainbow®, conhecido não apenas como um dos melhores aspiradores, mas...

O que é o “olho de peixe”? – por Dra. Juliana Macéa

  Olá, moms! Tudo bem? Com o verão se aproximando, os casos de "olho de peixe" começam a crescer. Muitas mães ficam...