Patrícia Marinho dá as dicas!

Entrevistas23/06/15 By: Juliana Freire
(10) Comentários

 

Olá, moms!

Na entrevista de hoje, quem dá as dicas é a Patrícia Marinho, publicitária e mamãe da Carolina, de 9 anos, e da Gabriela, de 1 ano e 6 meses.

Tive o prazer de conhecer a Pati quando eu trabalha no mundo corporativo e ela era alta executiva da agencia que me atendia.

Sabe aquela mulher bem sucedida, competente e admirada por todos? Assim era ela… E para a surpresa geral, depois que sua segunda filha nasceu, ela resolveu dar um tempo do trabalho para poder se dedicar mais às filhas! Mas talentosa do jeito que é, logo se envolveu em  um trabalho maravilhoso que está dando super certo.

Ela criou o Tempojunto, site que fala sobre a importância de brincar e passar o tempo com os pequenos, com dicas de atividades, aplicativos, livros e tudo o que tem a ver com arte e entretenimento para as crianças. Conheçam, é demais!

Hoje, ela conta aqui no blog alguns segredinhos de mãe, dá dicas, e fala sobre suas experiências com suas pequenas.

Confiram!

 

PM_IV-2

 

Sabe a história da executiva de multinacional que um dia resolve reavaliar o seu propósito e mudar de vida? Eu sou uma dessas. A licença maternidade da segunda filha me fez questionar a minha capacidade de equilibrar a carreira de VP de uma mais maiores agências de publicidade do Brasil com a vontade de dar atenção para duas filhas com idades tão distantes. Mais do que isso, eu adoro e preciso trabalhar, mas apesar de ter construído uma carreira sólida no mercado publicitário, há tempos sentia falta de me dedicar a um projeto que me realizasse pessoalmente e me ajudasse a fazer diferença na vida de outras pessoas.

O resultado foi que parei de reclamar da falta de tempo com as filhas para fazer do tempo que tinha o melhor possível. Daí nasceu o Tempojunto, um projeto que tem por objetivo não apenas conscientizar as mães (e pais, avós, tios…) sobre a importância de brincar, como também fornecer soluções práticas para que as pessoas possam incorporar a brincadeira com os filhos no quotidiano, usando os tempos, espaços e recursos disponíveis. Eu falo sobre brincar no engarrafamento, no restaurante, no dia de chuva, sempre privilegiando soluções simples que envolvem usar o corpo, a voz, objetos da casa, material reciclado. Tem até sugestões de brincadeira para fazer quando você só tem 10 minutinhos. Tudo para eliminar as barreiras da falta de tempo, cansaço e desinformação que faz com que as mães brinquem menos com os filhos do que deveriam.

O brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças e também para ajudar a construir vínculos sólidos entre pais e filhos. Se eu conseguir ajudar a deixar o mundo mais brincante com o blog, o canal do Youtube, a rede social, o livro do Tempojunto (será lançado em setembro) e todos os demais projetos que estou desenvolvendo, terei atingido o meu propósito.

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

Foi com a minha mãe que aprendi a importância de cantar para as meninas, desde a maternidade, para ajudar na construção do vínculo. O som da minha voz acalma e nos une. Um dos momentos mais mágicos do meu dia é ver os olhos da Gabi se fechando enquanto canto uma canção de ninar. Até hoje a Carol gosta de algumas músicas que ouvia quando criança.

Mas acho que mais importante do que uma dica específica, o que de melhor vem sido passado de geração em geração na minha família é a missão de ensinar os valores. As crianças são esponjas que absorvem as atitudes e comportamentos dos pais. Com a minha mãe eu aprendi a respeitar as pessoas, ser generosa, ser responsável, ter autonomia e assumir o controle da minha vida – a minha felicidade depende das minhas escolhas. É minha tarefa diária criar as meninas para que elas cresçam assim também.

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

O meu grande facilitador chama-se rotina. Tanto com a Carol, a minha filha mais velha, quanto com a Gabi, desde os primeiros meses de vida eu procurei montar e seguir uma rotina que desse segurança para elas e tivesse o benefício adicional de me deixar montar a minha vida pessoal em torno dela. As minhas duas filhas são crianças calmas e por isso foi relativamente fácil implantar esta rotina. Até hoje, com 9 anos, a Carol tem horário para estudar, dormir e ver TV. Claro que na medida em que as crianças crescem vai aumentando a flexibilidade. No entanto, a previsibilidade da rotina, ao invés de ser chata, faz com que possamos exercer a maternidade com mais facilidade, já que criança sabe o que esperar e consegue lidar mais facilmente com o desconhecido.

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

A minha maior dificuldade foi lidar com o lado negativo da maternidade, o cansaço, a noite sem sono, as angústias. Antes de sermos mães tendemos a construir uma visão idealizada da maternidade quando na verdade, por mais maravilhoso que ter filhos seja – tanto que resolvi começar de novo 7 anos depois – tem horas em que você tem certeza de que não vai dar conta e dá vontade de sumir.

Para mim foi fundamental assumir as minhas características pessoais, que sempre me afastaram das tarefas da casa, por exemplo, e entender que eu precisava de ajuda. No meu caso a ajuda vem do marido, que tem mais facilidade para dormir do que eu e assumiu as acordadas noturnas depois que eu parei de amamentar quando a Gabi tinha 1 ano. Vem também da babá que assume a maioria das tarefas relativas aos cuidados básicos e me permite trabalhar. E, finalmente, vem do entendimento de que estar 24 horas disponível para cuidar das filhas não é o melhor que posso fazer. A coisa mais importante que tenho para dar para elas é o meu amor, e isso elas têm de sobra. Agora que já tenho uma filha de 9 anos, sei que estou no caminho certo.

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

Eu também faço juízo de valor. Pronto, falei. Por mais que eu tente evitar, volta e meia me vejo julgando o comportamento de outras mães, o que eu acho absolutamente terrível, porque estabeleço como parâmetro as minhas convicções como as verdadeiras. Não sei o que acontece, mas a gente deveria ser menos dura com nós mesmas e nos preocupar com as nossas vidas, em vez de formar opinião sobre a realidade alheia. Ainda tenho muito o que melhorar a esse respeito.

Eu sou uma mãe que fez dois partos normais, amamentou de forma exclusiva até os 12 meses e tem babá para ajudar nos cuidados cotidianos. Isso não me faz ser melhor nem pior do que a mãe que optou por cesárea, não conseguiu amamentar e faz questão de cuidar dos filhos sozinha. Eu acho impressionante a facilidade com que a gente cria verdades sobre o que é certo e errado, sobre trabalhar fora X ficar em casa, escola X babá, dormir no berço X dormir na cama, como se esses fatores fossem os determinantes para a boa parentalidade. Quanto menos julgarmos os outros e mais nos preocuparmos em assumir o papel que devemos ter na formação dos filhos, melhores indivíduos criaremos no mundo.

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

Eu sou do time que adora a Disney desde que me entendo por gente. Fui pela primeira vez com 15 anos e até hoje sou daquelas que fica na fila para tirar foto com o Mickey feliz da vida. Acho que nunca vou me esquecer da minha alegria ao ver a reação de encantamento da Carol quando foi aos parques pela primeira vez…

Mas ao invés de ficar dando dicas sobre a Disney (porque acompanho o Just Real Moms e vejo que muita gente fala de Orlando), vou recomendar os 3 melhores hotéis fazenda que visitei com as crianças aqui mesmo, no interior de SP: Fazenda Capoava, Fazenda Dona Carolina, Fazenda Mazzaropi (foto). Todos ficam a menos de 2 horas da capital e contam com uma estrutura ótima para os pequenos. A dinâmica de uma cidade grande como São Paulo acaba afastando as crianças do contato com a natureza e os animais. Por isso, a diversão de brincar na lama, de tocar os animais e ainda interagir com outras crianças, tudo isso num ambiente lindo e confortável, e ainda com comida boa, fazem dessas opções ótimas alternativas para um feriadão ou mesmo um final de semana especial.

 

Entrevista com Patrícia Marinho - Just Real Moms

 

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários:Patrícia Marinho dá as dicas!
  1. Avatar
    Natascha

    Acompanho o blog com frequencia e gosto desta seção. Achei esta uma das melhores entrevistas!

  2. Avatar
    Elisa Sabatel

    Sensacional entrevista, meninas!! Recentemente conheci o tempojunto e tem me dado otimas dicas e ate ideias!!

  3. Avatar
    Natália

    Uma das melhores entrevistas, até hoje!
    Parabéns!!

  4. Avatar
    Fátima

    Olá, sou Fátima estudante da Fgv , cursando MBA em gestão de pessoas , vi a matéria sobre o site e primeiramente quero parabeniza-las o site é fantástico !!! meu TCC tem tudo a ver com o trabalho de vcs , e gostaria de fazer contato para uma proposta , como podemos nos comunicar ?

    • Avatar
      Fátima

      A matéria a qual me referi é da Revista Exame

  5. Avatar
    Luiza

    Ótimo!!! Gostaria de ver uma entrevista com a Johanna Stein Birman e a Flavia Fonseca Camargo.

  6. Avatar
    LUIZA CAMPOS

    NOSSA, PATRICIA!

    CONCORDEI E ME IDENTIFIQUEI COM VOCE EM MUITOS PONTOS: JUIZO DE VALOR (FACO MAS ME REPREENDO SEMPRE!), SOBRE O FATO DE QUE NAO PODEMOS/NEM PRECISAMOS/NEM DEVEMOS ESTAR 24H NO “PLANTAO MAE” E SOBRE A DISNEY! SEMPRE GOSTEI DESDE PEQUENA E FIZ QUESTAO DE QUE MEUS FILHOS (2 MENINOS: 4 E 1 ANO) GOSTASSEM TAMBEM! BEIJOS

  7. Avatar
    Dj Mikico

    Descobri um canal no youtube que tem um projeto super legal que tendo em vista a problemática de em festas infantis não ter músicas com letras condizentes a idade, chega como objetivo de nessas festas trazer músicas tradicionais brasileiras infantis, só que com ritmos mais atualizados. Como o denc music.
    https://www.youtube.com/watch?v=qMstosc-2j0
    https://www.youtube.com/watch?v=Tde8RYWETpI
    https://www.youtube.com/watch?v=9uEgLSgcNbk
    Vamos ajudar visualizando, se inscrever, da joinha e compartilhar. Criança tem que ser criança e viver sua infância

  8. Avatar
    Juliana

    Estou sentindo falta das entrevista

X Leia também: