Muitos casais têm o sonho de crescer a família, mas passam por dificuldade para engravidar do segundo filho. Entenda algumas causas da infertilidade feminina e infertilidade masculina.
Oi Mamães e Papais! Temos conversado com muitos casais que estão passando pela dificuldade para engravidar do segundo filho.
Então, com isso em mente, trouxemos a nossa colunista, Dra. Fernanda Imperial para escrever sobre as possíveis causas para a mulher.
Adicionalmente, ela lista também as causas que podem causar a infertilidade masculina que representa por volta de 30% dos casos.
Então, veja abaixo e deixe seu relato no final, se quiser compartilhar a sua história conosco.
Você engravidou facilmente do primeiro filho e está com dificuldade para engravidar do segundo filho? Conheça as principais causas e quando procurar ajuda!
A infertilidade é definida como ausência de gestação após um ano de tentativas desprotegidas e frequentes.
E quando a dificuldade está presente em casais que já engravidaram e tiveram filhos, recebe o nome de infertilidade secundária.
A infertilidade secundária frequentemente está relacionada à idade da mulher, por diminuição da quantidade e qualidade dos óvulos.
Isso acontece principalmente após os 37 anos, quando o casal pode enfrentar maior dificuldade para aumentar a família.
Adicionalmente, outras possíveis causas que merecem atenção e podem causar infertilidade secundária:
- endometriose
- adenomiose
- alteração no útero após parto, como fragilidade na cicatriz da cesárea
- alteração nas tubas uterinas por aderências de processo cirúrgico
- disfunção hormonal (como hipotireoidismo)
- alteração seminal
Então, a avaliação do homem também é importante, porque em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada ao fator masculino.
As mudanças na fertilidade do homem podem acontecer pela idade – principalmente a partir dos 45 anos, obesidade, consumo de bebida alcoólica, cigarro, excesso de café, uso de anabolizantes e suplementos hormonais, como a testosterona.
Todos esses fatores podem influenciam negativamente na qualidade e quantidade dos espermatozoides.
Portanto, se você já tem filhos e está com dificuldade para engravidar do segundo filho, e já está tentando há um ano (até os 35 anos) ou há 6 meses (se tem mais de 35 anos) sem sucesso, já está indicada a investigação do casal!
Por fim, se gostou do post da Dra. Fernanda Imperial sobre a dificuldade para engravidar do segundo filho, veja também: “Gestação após 40 anos: 5 fatos importantes!“.

Sobre a Dra. Fernanda Imperial (CRM 141.770 SP)
Instagram: @DraFernandaImperial
Mãe da Alice e da Lívia, Dra. Fernanda se formou pela faculdade de Medicina do ABC e fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela FMUSP.
Divide sua dupla jornada de trabalho entre maternidade e Reprodução Assistida, ajudando formar novas famílias, contando com sua experiência pessoal e profissional sobre infertilidade.
- Faculdade de Medicina do ABC. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
- Especialização em Reprodução Humana no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Fez MBA de gestão de saúde pela Fundação Getúlio Vargas;
- Fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia pela CETRUS;
- Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Certificado de Atuação em Reprodução Assistida pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO);
- É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE);
- Atualmente, é médica da Clínica VidaBemVinda.