domingo, 16 novembro, 2025

Dificuldade para engravidar do segundo filho?

Muitos casais têm o sonho de crescer a família, mas passam por dificuldade para engravidar do segundo filho. Entenda algumas causas da infertilidade feminina e infertilidade masculina.

Dificuldade para engravidar do segundo filho Dra Fernanda Imperial Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Temos conversado com muitos casais que estão passando pela dificuldade para engravidar do segundo filho.

Então, com isso em mente, trouxemos a nossa colunista, Dra. Fernanda Imperial para escrever sobre as possíveis causas para a mulher.

Adicionalmente, ela lista também as causas que podem causar a infertilidade masculina que representa por volta de 30% dos casos.

Então, veja abaixo e deixe seu relato no final, se quiser compartilhar a sua história conosco.


Você engravidou facilmente do primeiro filho e está com dificuldade para engravidar do segundo filho? Conheça as principais causas e quando procurar ajuda!

A infertilidade é definida como ausência de gestação após um ano de tentativas desprotegidas e frequentes.

E quando a dificuldade está presente em casais que já engravidaram e tiveram filhos, recebe o nome de infertilidade secundária.

A infertilidade secundária frequentemente está relacionada à idade da mulher, por diminuição da quantidade e qualidade dos óvulos.

Isso acontece principalmente após os 37 anos, quando o casal pode enfrentar maior dificuldade para aumentar a família.

Adicionalmente, outras possíveis causas que merecem atenção e podem causar infertilidade secundária:

  • endometriose
  • adenomiose
  • alteração no útero após parto, como fragilidade na cicatriz da cesárea
  • alteração nas tubas uterinas por aderências de processo cirúrgico
  • disfunção hormonal (como hipotireoidismo)
  • alteração seminal

Então, a avaliação do homem também é importante, porque em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada ao fator masculino.

As mudanças na fertilidade do homem podem acontecer pela idade – principalmente a partir dos 45 anos, obesidade, consumo de bebida alcoólica, cigarro, excesso de café, uso de anabolizantes e suplementos hormonais, como a testosterona.

Todos esses fatores podem influenciam negativamente na qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Portanto, se você já tem filhos e está com dificuldade para engravidar do segundo filho, e já está tentando há um ano (até os 35 anos) ou há 6 meses (se tem mais de 35 anos) sem sucesso, já está indicada a investigação do casal!

Por fim, se gostou do post da Dra. Fernanda Imperial sobre a dificuldade para engravidar do segundo filho, veja também: “Gestação após 40 anos: 5 fatos importantes!“.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre a Dra. Fernanda Imperial (CRM 141.770 SP)

Instagram: @DraFernandaImperial

Mãe da Alice e da Lívia, Dra. Fernanda se formou pela faculdade de Medicina do ABC e fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela FMUSP.

Divide sua dupla jornada de trabalho entre maternidade e Reprodução Assistida, ajudando formar novas famílias, contando com sua experiência pessoal e profissional sobre infertilidade.

  • Faculdade de Medicina do ABC. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • Especialização em Reprodução Humana no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Fez MBA de gestão de saúde pela Fundação Getúlio Vargas;
  • Fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia pela CETRUS;
  • Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Certificado de Atuação em Reprodução Assistida pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO);
  • É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE);
  • Atualmente, é médica da Clínica VidaBemVinda.

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Crédito: Pavel Danilyuk

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Construir brinquedos de sucata para as crianças! – por Orientace Pedagogia

  Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Hoje nossas colunistas da Orientace Pedagogia falam um pouco sobre construir brinquedos de sucata para...

Mitos e verdades sobre proteção solar – por Dra. Juliana Macea

Oi mamãe e papais! Conheça alguns mitos e verdades sobre proteção solar. Adorei o texto que a nossa colunista dermatologista,...

Como lavar o enxoval do bebê? #PrimeirasDescobertas

  Olá, meninas! Tudo bom? Quem nos acompanha aqui no blog sabe que fomos convidadas por OMO Puro Cuidado para falar...

Como as crianças encaram o divórcio dos pais, de acordo com a idade

  Olá! Cada vez mais tenho recebido notícias de casais que se separam e que têm crianças pequenas. Tenho essa experiência...