quinta-feira, 2 outubro, 2025

Dificuldade para engravidar do segundo filho?

Muitos casais têm o sonho de crescer a família, mas passam por dificuldade para engravidar do segundo filho. Entenda algumas causas da infertilidade feminina e infertilidade masculina.

Dificuldade para engravidar do segundo filho Dra Fernanda Imperial Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Temos conversado com muitos casais que estão passando pela dificuldade para engravidar do segundo filho.

Então, com isso em mente, trouxemos a nossa colunista, Dra. Fernanda Imperial para escrever sobre as possíveis causas para a mulher.

Adicionalmente, ela lista também as causas que podem causar a infertilidade masculina que representa por volta de 30% dos casos.

Então, veja abaixo e deixe seu relato no final, se quiser compartilhar a sua história conosco.


Você engravidou facilmente do primeiro filho e está com dificuldade para engravidar do segundo filho? Conheça as principais causas e quando procurar ajuda!

A infertilidade é definida como ausência de gestação após um ano de tentativas desprotegidas e frequentes.

E quando a dificuldade está presente em casais que já engravidaram e tiveram filhos, recebe o nome de infertilidade secundária.

A infertilidade secundária frequentemente está relacionada à idade da mulher, por diminuição da quantidade e qualidade dos óvulos.

Isso acontece principalmente após os 37 anos, quando o casal pode enfrentar maior dificuldade para aumentar a família.

Adicionalmente, outras possíveis causas que merecem atenção e podem causar infertilidade secundária:

  • endometriose
  • adenomiose
  • alteração no útero após parto, como fragilidade na cicatriz da cesárea
  • alteração nas tubas uterinas por aderências de processo cirúrgico
  • disfunção hormonal (como hipotireoidismo)
  • alteração seminal

Então, a avaliação do homem também é importante, porque em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada ao fator masculino.

As mudanças na fertilidade do homem podem acontecer pela idade – principalmente a partir dos 45 anos, obesidade, consumo de bebida alcoólica, cigarro, excesso de café, uso de anabolizantes e suplementos hormonais, como a testosterona.

Todos esses fatores podem influenciam negativamente na qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Portanto, se você já tem filhos e está com dificuldade para engravidar do segundo filho, e já está tentando há um ano (até os 35 anos) ou há 6 meses (se tem mais de 35 anos) sem sucesso, já está indicada a investigação do casal!

Por fim, se gostou do post da Dra. Fernanda Imperial sobre a dificuldade para engravidar do segundo filho, veja também: “Gestação após 40 anos: 5 fatos importantes!“.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre a Dra. Fernanda Imperial (CRM 141.770 SP)

Instagram: @DraFernandaImperial

Mãe da Alice e da Lívia, Dra. Fernanda se formou pela faculdade de Medicina do ABC e fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela FMUSP.

Divide sua dupla jornada de trabalho entre maternidade e Reprodução Assistida, ajudando formar novas famílias, contando com sua experiência pessoal e profissional sobre infertilidade.

  • Faculdade de Medicina do ABC. Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • Especialização em Reprodução Humana no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Fez MBA de gestão de saúde pela Fundação Getúlio Vargas;
  • Fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia pela CETRUS;
  • Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Certificado de Atuação em Reprodução Assistida pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO);
  • É membro da Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP), da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE);
  • Atualmente, é médica da Clínica VidaBemVinda.

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Crédito: Pavel Danilyuk

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Meu filho não come direito e isso me preocupa!

  Oi, moms! Tudo bem? Muitas crianças não se alimentam direito e isso é um problema muito grande para os pais. Todo...

10 organizações que você precisa fazer em casa para a chegada do bebê

Olá, moms!   Todo mundo sabe que casa com criança merece e pede alguns cuidados especiais. Pensando nisso, criamos uma lista...

Seu filho sofre bullying? Veja como identificar!

  Oi, meninas!   Hoje vamos falar de um assunto que está em alta nos últimos tempos: o bullying. Mas, afinal, como...

7 dicas para ajudar o seu filho a desenvolver a fala

Olá, meninas! Como vocês estão? Muitas vezes, recebemos e-mail e comentários com mães que estão com dúvida sobre o desenvolvimento da...