Oi, meninas!
Tudo bem?
Aqui em casa, uma coisa que tento fazer é que meus filhos ajudem com algumas coisas da casa. Acho importante que a gente crie esse hábito desde cedo, pois tudo isso mostra às crianças que elas devem ter algumas responsabilidades.
É importante lembrar que os papais também devem fazer parte disso, afinal as tarefas domésticas devem ser divididas igualmente, não acham? Na nossa casa tentamos mostrar o exemplo aos nossos filhos: se todo mundo ajuda, o trabalho fica muito mais fácil! Esse é um exemplo muito importante a ser passado.
Logicamente devemos distribuir aos pequenos as tarefas que são mais adequadas para sua idade. Não adianta dar uma vassoura e um pano de chão para uma criança de 5 anos limpar toda a casa, não é mesmo? Kkkk…
Por isso é importante dar tarefas mais simples aos pequenininhos, com o tempo acho legal atribuir novas responsabilidades. Para os mais velhos, acho legal pedir que eles levem o lixo para fora (incentivando sempre a reciclagem), cortem a grama (caso você more em uma casa com jardim), lavar alguma peça de roupa suja, fazer uma faxina na casa (nós sabemos que é um trabalho bem chato, mas lembrando que dividindo as tarefas fica bem mais fácil) etc.
Para os mais novos, acho legal deixar algumas tarefas mais básicas. Algo que sempre fazemos aqui em casa é deixar um lembrete na geladeira com os afazeres do dia, ajuda bastante! Aqui vão algumas ideias de atividades domésticas nas quais os pequenos já podem ajudar:
– Limpar algumas superfícies baixas com um paninho;
– Arrumar seu próprio quarto, guardando brinquedos e dobrando roupinhas;
– Fazer a cama (dependendo da altura dela, pode ser que eles precisem sempre da ajuda de algum adulto);
– Esquentar alguma refeição ou preparar um lanche no microondas (como ainda são pequenos, não deixo que mexam no fogão ou forno, pode ser muito perigoso!);
– Ajudar a preparar o lanche da tarde ou para a escola;
– Ajudar na hora de fazer o almoço, lavando frutas e legumes.
Para isso, é importante sempre que os pais mostrem aos pequenos como executar essas tarefas. Em algumas delas, como mexer no microondas ou fazer a cama, acho legal ter sempre a presença de um adulto ou mesmo um irmão mais velho/adolescente para ajudar caso necessário. Basta um dia mostrar aos pequenos como devem ser feitas essas tarefas, que podem ser muito simples e ajudar bastante no fim do dia!
Também acho importante a supervisão da mamãe ou papai na hora de preparo do lanche, mostrando para a criança que ela pode comer um pedaço de bolacha, fruta ou torrada. Para acompanhar, um copo de leite misturado com um pó para preparo de bebida para complementar a alimentação – recomendo o Sustain Júnior que possui a fórmula mais adequada para complementar a alimentação das crianças! *. O produto é indicado para crianças maiores de 3 anos de idade e, além disso, o sabor chocolate possui o menor teor de açúcares da categoria* (o que para mim é sempre uma grande preocupação). Vale lembrar também que a marca possui também uma opção com zero adição de açúcares no sabor vitamina de frutas. Assim, o lanche não precisa ser complicado, pode ser simples e rápido de fazer!
No fim das contas, é muito importante que crianças ajudem um pouco e participem dessas atividades, pois elas mostram que todos temos algumas responsabilidades!
Gostaram das dicas?
Beijos!