Oi, moms!
Atendendo a alguns pedidos, fiz uma busca de livros interessantes para mamães que procuram informações sobre como educar melhor seus filhos. Ainda não li os que vou indicar, mas pelos comentários e críticas parecem ser muito bons! Os títulos são realmente interessantes e estimularam minha curiosidade. Se alguém já leu alguns deles, nos avisem para sabermos se realmente vale a pena!
A ciência dos bebês – da gravidez aos 5 anos, como criar filhos inteligentes e felizes
Autor: John Medina
Editora: Zahar
O autor John Medina aliou seu conhecimento científico e sua vivência de pai para escrever “A ciência dos bebês – da gravidez aos 5 anos, como criar filhos inteligentes e felizes”. Ele revela como as mais recentes descobertas nas áreas da neurociência e da psicologia podem ajudar nessa difícil e maravilhosa tarefa de educar os filhos. Usando uma linguagem simples e exemplos divertidos, Medina explica como o cérebro do bebê se desenvolve e o que fazer para otimizá-lo. O que os pais fazem antes, durante e depois do nascimento será determinante para a felicidade de seus filhos.
Crianças francesas não fazem manha
Autor: Pamela Druckerman
Editora: Fontanar
Tidas como crianças educadas, quietas em público – verdadeiro sonho de consumo de muitas mães e pais – as crianças francesas estão na moda. O ponto principal é que as francesas buscam não alterar sua vida com a chegada do bebê, algo que faz parte da cultura deles. Depois que os filhos chegam nas casas das mães francesas, nada é diferente: as crianças aprendem a esperar desde bem pequenas. Tudo ok se chorarem e espernearem, elas não ganham nenhuma atenção a mais por isso. Os pais não se ajustam à chegada do bebê, é o bebê quem se ajusta à vida do casal ou família.
Grito de guerra da mãe-tigre
Autor: Amy Chua
Editora: Intrínseca
“Grito de guerra da mãe-tigre” expõe o choque das visões do mundo oriental e ocidental no que diz respeito à criação dos filhos. Mas é basicamente a história das expectativas de uma mãe em relação às duas filhas e dos riscos que está disposta a enfrentar para investir no futuro de ambas. Encantador, divertido e provocante, um livro único que traz a história incontestavelmente honesta, muitas vezes engraçada e sempre instigante de uma mãe radical. Por se opor de maneira drástica à indulgência dos pais ocidentais, Amy Chua tomou a decisão de criar as filhas, Sophia e Lulu, à moda chinesa.
A culpa é da mãe
Autora: Elizabeth Monteiro
Editora: Summus
Neste livro emocionante, a psicoterapeuta Elizabeth Monteiro relata suas experiências – muitas vezes desastradas – como mãe de quatro filhos. Ela mostra que as mães, independentemente da geração, erram. Mas não devem se sentir culpadas por isso.
Quantas mulheres enfrentam o desafio de ser mãe sem ter aquele sentimento de fracasso e culpa rondando 24 horas por dia? Afinal, viver entre brigas, choros, fraldas, chupetas, além de cuidar da casa, do marido e dar conta do trabalho, não é bem o “paraíso”. É um cotidiano tão estressante que é raro encontrar uma mãe confiante e tranquila sobre o seu papel. A autora sentencia: a maternidade pode ser menos árdua e mais prazerosa. Para isso, as mães devem se permitir fazer o que consideram melhor para si e para seus filhos sem se guiar por regras ou modelos que, na maioria das vezes, não se adaptam ao seu modo de ser e à sua dinâmica de vida.
………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Eu já decidi o primeiro que vou ler! Com certeza será “A culpa é da mãe”, quem sabe assim me sinto um pouco menos culpada… Acho que estou em falta com meus filhos o tempo todo! Depois conto para vocês o que achei!
Mil beijos
Fonte:
O livro que mais gosto: http://www.saraiva.com.br/a-maternidade-e-o-encontro-com-a-propria-sombra-3162645.html
Olá!
Já li A Culpa é da Mãe e Crianças Francesas(…).
Indico somente A Culpa é da Mãe. Aliás, excelente livro! Muito bem escrito, com ótimas perspectivas e ensinamentos.
Crianças Francesas achei muito fraco, a tradução não está muito boa e me pareceu meio perdido.
Mas faltou Içami Tiba! Esse é um clássico e realmente muito bom! Indico!
Adorei o post!
Já tinha lido o “Crianças Francesas…” e achei muito legal!!! O “Ciência dos Bebês” uma amiga indicou.
Colocaria nessa lista ainda o livro “Mãe: Profissão de Risco”. Meu Deus, aprendi bastante coisa que estou aplicando com o Francisco. Vale muito a pena!!!
Um beijo!
Boa tarde,
Olha, ainda bem que li esse livro, Crianças Francesas não fazem manha, pois minha filhinha estava ficando muito impaciente, queria tudo na mesma hora…. Agora, depois de 2 meses praticando com ela a arte de esperar um pouco, já está melhou muito. Por isso indico tbmmm essa leitura, pois além de divertida, nos ajuda no dia a dia … ;-)
Muito bom, né Joana???
bjss
Bom, eu adorei o “Crianças francesas”, e diria, sem medo de ser feliz, que você vai se sentir bem menos culpada quando compreender os métodos franceses e implementá-los. É mais fácil do que parece, e surte efeito de verdade. Até a minha terapeuta ficou impressionada quando mencionei a forma como eles chamam a atenção das crianças; segundo ela, é uma abordagem inclusiva, porque se diz “nós não fazemos isso”, ao invés do tradicional “não faça isso!”, no imperativo.
Já comprei o segundo da autora, “Crianças francesas dia a dia”. Tá na fila para leitura… ah, tb recomendo um chamado “Crianças aprendem o que vivenciam”, comprei porque adorei a sinopse:
“Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, “As Crianças Aprendem o que Vivenciam” se tornou referência por apresentar um conceito simples e claro sobre educação: as crianças aprendem o tempo todo com o exemplo dos pais.
Seus filhos estão sempre prestando atenção em você. Talvez não ao que você lhes diz para fazer, mas certamente ao que de fato veem você fazer.
Este livro vai levar você a refletir sobre o exemplo que está dando aos seus filhos. Ele traz ensinamentos fundamentais para que os pais ajudem as crianças a lidar com o medo, a hostilidade e a inveja, assim como a desenvolver a autoconfiança, a coragem, o senso de verdade e justiça, o amor e o respeito pelos outros.
E não há presente maior para os pais do que assistir ao desenvolvimento da personalidade dos filhos, ver sua beleza brilhar no mundo e saber que contribuíram de modo essencial para a felicidade deles.”
Obrigada pela dica, Tati.
Estou grávida de 8 meses e já li o crianças francesas não fazem manha e também amei!!!
Estou lendo um bem interessante que não é diretamente um “manual” de criação, mas que destaca a importância do desenvolvimento de qualidades não cognitivas, como curiosidade, controle emocional, perseverança para que as crianças saibam lidar com situações adversas da vida.
Também tem um capitulo bem interessante sobre os efeitos psicológicos do traumas e estresse no desenvolvimento da vida escolar e futuramente profissional de crianças. Bem interessante. Recomendo!
Olha, dessa lista só li o Crianças Francesas não fazem manha. eu simplesmente amei. Acho que qualquer leitura você tem achar o que é melhor para vc e seu filho e adaptar as dicas para a sua realidade.
Mas achei o livro interessantíssimo pois nesse mundo louca achamos que o nosso filho tem que fazer 20 atividades por semana e na verdade temos que deixar eles serem eles mesmos.
Olá!
Muito legal a lista de livros! Já li todos, menos A Culpa é da Mãe!
O que mais me deu lições foi o Grito de Guerra da Mãe Tigre. Apesar de ser muito autoritária e rigorosa com os filhos, ela é uma mãe que sempre está lá! Ela pode ter obrigado a filha a estudar piano por horas a fio – mas ela mergulhou a fundo com a menina nessa arte e acompanhava seus estudos de perto. Sabia cada compasso e pausa.
O que mais aprendi com esse livro:
1- elogie sempre os ESFORÇOS do seu filho. Não adianta falar “Uau você é tão inteligente! Uau você é tão bonito!” Melhor dizer “Muito bom, você se esforçou muito pra conseguir isso né?”
2- Se você acha que ele pode fazer melhor, mostre a ele gentilmente. Costumamos elogiar tudo toda hora quando na verdade não tem que ser assim.
3- Dê importância para o que ele faz. Ele deve ser sua prioridade número um (como foi para a mãe tigre, apesar do trabalho – ela era professora de uma super universidade nos EUA)
4- Esteja DISPONIVEL para ele. No fundo, amar é estar disponível. Desligue celular. Tire a cara do jornal/livro/computador.
5- A frase mais impactante para mim foi “Escolha suas batalhas”. Antes de começar uma discussão com seu filho, pense, ‘é uma briga que vale a pena comprar?’ pois se comprar, deves ir até o fim.
Enfim. Passo por situações com os meus filhos dia pós dia e esse livro sempre me vem a cabeça. Mais do que todos os outros que já li.
Beijos e desculpa a redação, é que essa leitura foi muito importante na minha vida.
Debora
http://filhosemquadrinhos.com
Ju vc tem algum livro para me indicar sobre a chegada de um novo bebê, já com irmãos?
estou lendo “Crianças francesas não fazem manha” e adorando!
Eita, amei as dicas,excelentes! Qual o twitter de vocês?
Ju, comecei a ler esse mesmo! E estou adorando! Muitas saudades!!! Quero fazer uma visitinha semana que vem! Bjosss
Por favor querida! Vamos marcar um almoço? Muitas saudades! Beijos
Adorei as dicas Ju! Estou na dúvida de qual ler primeiro!!! Depois te conto! Bjosss
Oi Déia querida, estão dizendo que o das mães francesas é bem legal! Uma boa pedida para o feriado da Páscoa,o que acha? Eu vou levar o meu! Beijos e MUITAS saudades! Como está a princesa da MA?
Princesa da MC, sorry!
Li o livro a culpa é da mãe, da Elizabeth Monteiro e achei muito bom, dinamico, basei-se em fatos que acontece no dia a dia desde o nascimento até a adolescencia, ela relato fatos que vivenciou e sugere como agir, mas o mais interessante é que ela passa como educar e passar momentos “intensos” com muito amor, simplismente amei…
Oi Ju, que bom saber que você gostou do livro! Estou louca para ler! Se tiver mais alguma indicação nos avise!
Beijos
Tb lendo “Criancas francesas…” e encantada com o livro. Quem diria que quando gravida ate’ leria (com prazer) auto-ajuda? =)
Oi Bel, Tudo bem? Os livros de auto-ajuda para mães são os melhores e sempre chegam em boa hora! Esta todo mundo elogiando esse livro… estou louca para ler! Beijos
Faz alguns meses que li o livro Grito de Guerra da Mae Tigre (The Battle Hymn of the Tiger Mother) e nao somente gostei muito como tentei adotar algumas praticas do livro (para alguns consideradas extremente autoritarias) em minha propria casa. Achei super interessante a comparacao entre a educacao/ criacao ocidental X oriental. Confesso que nao concordo 100% com a autora, mas ela certamente me fez repensar alguns valores: pais ocidentais sao excessivamente permissivos e flexiveis com seus filhos se comparados aos orientais. Vale a pena ler.
Oi LU, que bom saber que você gostou do livro. As criticas são muito boas! Agora estou mais segura de que foi uma boa indicação. Beijos e obrigada!
Estou grávida de 6 meses e lendo Crianças francesas não fazem manha. Estou adorando, eu indico!
Oi LU, Tenho ouvido apenas coisas boas sobre esse livro! Vou ler com certeza! Obrigada pelo comentário. Beijos
Faz uma semana que acabei de ler o Crianças Francesas Não Fazem Manha e simplesmente amei de paixão!
É que eu sempre fui muito decidida com relação a educação dos meus filhos, e sempre resisti em aceitar o que a sociedade brasileira pensa sobre a maternidade, pois na minha opinião é muito machista e conservadora, que condena as mães e as faz infelizes. Claro que não concordo com tudo neste livro – como o fato das francesas amamentarem muito pouco seus bebês no peito, no entanto há nele muitas dicas bacanas que podemos usar em nossas vidas. O ideal é achar um meio-termo. E se o marido se interessar em ler, melhor ainda, pois será um apoio fundamental.
Oi Soraya,
Muito obrigada pelo seu depoimento! Fiquei ainda mais curiosa para ler o livro! Um beijo enorme
eu ameiiii esse livro tambem !!!