Que criança não ama brincadeiras com personagens articulados de papel? Não apenas nossos filhos adoram, como nós adoramos também, rs! É, sem dúvida, uma atividade que envolve toda família! Veja abaixo essa super dica de brincadeira!
Oi mamães e papais! No post de hoje vamos apresentar para vocês uma alternativa super fácil para distrair os pequenos: dica de brincadeira com personagens articulados de papel.
Eles são gratuitos, simples de montar e podem render brincadeiras novas a partir de poucos materiais – uma ótima pedida para exercitar a criatividade e passar tempo de qualidade junto com os filhotes.
Ah, e não se preocupe, porque vamos apresentar aqui no texto vários temas diferentes para contar (ou inventar) histórias.
Bom, vamos lá!
Para montar os bonecos, você só precisa ter alguns colchetes (também conhecidos como bailarinas), um item bem fácil de encontrar em papelarias e lojas que oferecem materiais de escritório.
Depois, é só fazer Login com a sua conta Twinkl, baixar e imprimir os personagens para recortar. Se você ainda não tiver uma, é só se cadastrar gratuitamente.
Dica: para fazer os furinhos onde vão ser colocados os colchetes, coloque o papel em cima de uma borracha e use um lápis ou caneta para furar.
Animais da fazenda
Esse recurso inclui cavalo, vaca, porco, bode, cachorro, gato, carneiro e galinha.
A ideia é apresentar esses animais, contextualizando o ambiente em que vivem. De acordo com a idade, incentive seu filho a descobrir e imitar o som que os bichos fazem.
Se o pequeno é fã de Mundo Bita, uma dica é usar os personagens para cantar a música “Fazendinha”.
Dinossauros
Criança normalmente adora dinossauros, e não é para menos! Quem não fica fascinado ao pensar nesses animais gigantes que viveram há milhares de anos na Terra?
Se o seu filho é um desses apaixonados, apresente para ele o Tiranossauro, o Triceratope, o Brontossauro e o Estegossauro.
Fundo do mar
Esse é para misturar realidade e ficção na contação de histórias do Fundo do Mar!
Você pode tanto apresentar o caranguejo, a água viva, a tartaruga e o peixe para falar dos diferentes animais que moram no oceano quanto incorporar a sereia para narrar uma história fantástica.
Uma opção é usar um lençol ou toalha azul para representar a água do fundo do mar.
Pessoas
Nesse material, Pessoas, são seis crianças (três meninos e três meninas) com diferentes características físicas que podem ser incluídas em qualquer uma das coleções acima, especialmente a de fazendinha, para fazer parte da história.
Também dá para montar o Pinóquio e contar a aventura da marionete que tinha o sonho de se tornar um menino de verdade.
Outros animais
Se quiser incorporar o leão, o urso, o tigre e o elefante às histórias, é só acessar esse link. E nesse aqui você encontra rato e arara.
Que fofo!
A partir daí, você pode inventar diferentes formatos de brincadeira.
Aqui te damos três dicas de brincadeira:
Monte uma cena!
Dependendo da idade do seu filho, você pode ou contar uma história ou pedir que a criança invente a sua própria.
Conversem sobre quem são os personagens, suas personalidades, quais são as principais cenas e as características do universo escolhido.
Com os personagens articulados, proponha que a criança monte junto com você uma cena que representa o momento favorito da narrativa.
Teatrinho!
Com uma caixa de sapatos fica super fácil fazer o palco – basta retirar a tampa e cortar um retângulo proporcional ao tamanho da caixa no fundo (deixando cerca de 2cm de margem como moldura).
Cole os personagens articulados em palitos de picolé ou churrasco e monte a história que quiser!
História interativa!
Enquanto você narra a história, desafie seu filho a ir representando os acontecimentos com os personagens articulados em uma superfície plana.
É mais ou menos como na cena montada, só que ao invés de criar apenas um momento, a ideia é contar toda a trama com o uso dos personagens.
Se quiser, imprima os bonecos de papel em preto e branco e convide o pequeno a colorir com canetinha.
Agora é só soltar a criatividade e se divertir!
Se gostou desta dica de brincadeira com esses recursos gratuitos, veja outro que postamos sobre “10 recursos FREE para ajudar seu filho a aprender inglês!”