Olá, meninas!
Tudo bem?
Vocês já viram nos noticiários que nos últimos dias um surto muito sério está assustando parte da população brasileira, principalmente na região nordeste do país. Os casos de microcefalia, que são aqueles onde o bebê nasce com má formação do cérebro, já que a massa encefálica é menor do que o normal, subiram de modo preocupante. Já são mais de 1700 casos suspeitos registrados em 2015, sendo que em 2014 foram registrados por volta de 140. O Ministério da Saúde já confirmou que o Zika vírus está causando o surto. Esse vírus é transmitido principalmente pelo mosquito da dengue. É justamente no verão que os mosquitos se proliferam e, por isso, precisamos de alguns cuidados.
A prevenção contra o mosquito da dengue é algo que deve ser levado muito a sério, independentemente da estação do ano. Sempre devemos lembrar que é importante checar em casa se existe água acumulada em locais como pneus, vasos, caixas d´água etc. É nesses locais onde o mosquito deixa seus ovos.
Além dos mosquitos da dengue, temos os mosquitos “normais”, que também costumam vir mais na época do verão e no período da noite. Eles não só atrapalham meu sono e dos meus filhos, mas também picam bastante. Não temos nenhuma alergia, mas as picadas incomodam bastante por conta da coceira. Por isso, tomo alguns cuidados em casa:
Janelas fechadas e telas
Quando chega no fim da tarde, tenho o costume de fechar as janelas (se não estiver muito calor). Isso faz muita diferença na entrada de mosquitos. Também tenho aquelas telas anti-mosquito em todas as janelas, o que ajuda bastante. Já que estamos com temperaturas mais elevadas, nessa época do ano também ligo o ventilador no quarto dos pequenos, isso faz com que não venham tantos mosquitos.
Evitar água parada
As larvas do mosquito são incubadas em locais com presença de água parada. Ainda não existe uma vacina para prevenir a doença, por isso a eliminação desses criadouros é tão importante. São medidas simples, como evitar deixar água parada em vasos de plantas e pneus velhos, por exemplo.
Mosqueteiro
Se seu filho dorme em berço, o mosqueteiro pode ser uma ótima saída.
Repelente elétrico
Outra dica que descobri recentemente e que funciona muito bem é o repelente elétrico! Comprei um da Raid, o Raid Elétrico Líquido Advanced e estou gostando bastante. É bem fácil de usar, porque é só colocar na tomada e pronto. Já coloquei no meu quarto, no das crianças e na sala. Achei que esse é bem eficaz, tanto que meus filhos não reclamam mais de pernilongos durante a noite. Outro ponto positivo desse repelente elétrico é que ele pode funcionar automaticamente, então dá para ajustar por 8, 12 e 24 horas. Ele é um produto um pouco mais caro, mas vale muito o preço, já que ele dura até 45 noites (quando usado 8 horas por noite na intensidade baixa). E como o verão está quase aí, a intensidade dele é ajustável – o que ajuda bastante nessa época, já que a quantidade de mosquitos é bem maior. O Raid Elétrico Líquido tem uma ação bem rápida, então os mosquitos (inclusive os da dengue e do Zíka vírus) vão embora logo!
Esperamos que tenham gostado das dicas e que elas sejam bastante úteis!
Beijos!