Como fazer seu filho parar de gritar?

De Mãe para Mãe27/08/12 By: Renata Pires
(17) Comentários

 

Oi Meninas! Tudo bem?

Esse post é, na verdade, o que eu estou vivendo no momento!! Meus gêmeos não param de gritar! Um grita de um lado e o outro grita mais alto ainda. Minha casa está uma sinfonia e eu não sabia mais o que fazer!!!

Comecei a pesquisar pela internet sobre o assunto e achei uma matéria super legal no Baby Center Brasil (http://brasil.babycenter.com/toddler/comportamento/crianca-grita)!

Achei que seria interessante repassar para vocês! Pode ser que alguém esteja vivendo ou viverá essa mesma situação!!!

Separei os itens que achei mais interessantes.

Espero que ajude!!!

Mil Bjsss

 

 

O que os especialistas dizem:

Seu filho não levanta a voz para te aborrecer. Na verdade, ele está cheio de energia, alegria de viver e está fazendo experiências com o poder da voz. Mas, por que isso acontece justamente quando vocês estão no banco ou no supermercado?

“Há um efeito de eco superlegal quando você grita em espaços grandes”, diz Roni Lederman, do Centro para Família da Universidade New Southeastern, na Flórida, EUA. “E as crianças sabem que conseguirão mais atenção dos pais se gritarem em público”.

Algumas crianças pequenas gritam quando querem a atenção dos pais; outras berram quando querem algo que lhes está sendo recusado, como balas e doces.

 

 

O que fazer:

 

1) Gritar com seu filho para que ele abaixe a voz não ajuda – as vezes eu acabo fazendo isso, gritando: “Para!!!!” Mas, pelo jeito, não é nada aconselhável! No site, eles dizem que essa atitude só transmite a mensagem de que quem ganha é quem grita mais alto.

 

2) Saia com seu filho quando ele estiver nas melhores condições possíveis – é muito importante, antes de sair com seu filho, checar se ele está descansado, alimentado e, nas crianças que já não usam mais fraldas, se a bexiga está vazia.

 

3) Escolha lojas e restaurantes barulhentos – realmente é melhor as crianças gritarem onde tem mais barulho do que em lugares quietos, é menos constragendor e acabamos lidando melhor com a situação.

 

4) Peça para seu filho usar uma voz normal – “Se seu filho começar a gritar porque está feliz, procure não criticá-lo. Mas se isso estiver lhe incomodando de verdade, peça para ele usar uma voz normal e parar de gritar. Abaixe sua voz para que ele tenha de ficar quieto para conseguir escutar você, e diga, calmamente, que a gritaria está dando dor de cabeça.” – diz o site.

 

5) Invente brincadeiras – achei bem legal esta dica que faz com que gritar pareça uma brincadeira! Eles sugerem: “Experimente dizer para seu filho: “Vamos gritar o mais alto que a gente conseguir”, e juntar-se a ele na gritaria. Em seguida, abaixe o volume e diga: “Agora vamos ver quem consegue falar mais baixinho”. Continue brincando, sugerindo outros movimentos, como colocar as mãos nas orelhas ou pular. Isso acaba distraindo a criança e tirando o foco dos gritos.

 

6) Preste atenção nos sentimentos da criança – as vezes nossos filhos gritam porque querem nossa atenção ou estão desconfortáveis. Se estamos em algum lugar diferente, ele pode estar entediado ou sentindo falta de casa. Neste caso, não podemos ignorá-los. Converse com seu filho para que ele perceba que você notou seu desconforto.

“Agora, se seu filho grita porque acha que assim vai conseguir o biscoito, não dê o braço a torcer. Se der o biscoito, você só vai ensinar que ele consegue o que quer gritando. Em vez disso, explique, com calma, que você sabe que ele quer o doce, mas que é preciso terminar outras coisas primeiro e que ele pode comer quando chegarem em casa…” – cita o Baby Center

 

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Comentários:Como fazer seu filho parar de gritar?
  1. Avatar
    Nana

    Esse é um assunto que me desespera!!!
    Parabéns! AMO o Blog…

    • Avatar
      Renata

      Naniii, cade vc???? Esse assunto me desespera muito!! Eles só gritam!!!!!! Mil Bjs e obrigada

  2. Avatar
    Andrea

    Muito boa essa matéria! A-do-rei!!!

    • Avatar
      Renata

      Que bom De!!! Vc vai usá-la um dia…ahahahahah! Beijosss

  3. Avatar
    Mariana Pimento Ribeiro do Valle

    Bom saber q a sindonia nao acontece so em casa!!

    • Avatar
      Renata

      Nossa, vc não imagina! Aqui é grito para todo lado ultimamente!

  4. Avatar
    cássia

    Nossa, minha filha agora só fica gritando e me tira do serio, adorei as dicas…

    • Avatar
      Renata

      Oi Cássia!!! Os meus ainda estão um pouco nessa fase… espero que parem logo com isso!!!!!! Mil Bjsss e obrigada!

  5. Avatar
    Adriana Cordeiro

    meu filho grita por tudo. nao sei mais o que fazer… grita tanto que acho que ele e capaz de quebrar um copo. tem apenas 1 ano e 7 meses.

  6. Avatar
    luciana

    O mais obvio nao foi dito. Criancas podem gritar por nao escutar bem. Historico de otites ou doencas respiratorias podem deixar resquicios de rebaixamento auditivo. Procure fazer um exame. Abco=)

  7. Avatar
    munique

    Meu filho grita de mais ,qualquer coisa ele grita .tento agradar ele de toda forma , brincar e varias outras coisas .ele nao sabe a hora de parar o que faço to ficando louca.me ajudem. Nao sei tambem se e ciumes do irmao dele que tem apenas 4 meses.

  8. Avatar
    CIDA

    MEU DEUS PASSEI POR ISSO ONTEM NETOS QUASE FIQWUEI LOUCA

  9. Avatar
    PATRICIA SEGATTO

    BOA TARDE…. ME AJUDEM…..

    GOSTARIA DE UMA AJUDA OU ALGUMA OPINIAO, EU TENHO UM PRIMO DE 11 MESES, POIS A MINHA PRIMA NAO INTERAGE COM A CRIANÇA, ELE FICA TODO O TEMPO SENTADO NA CADEIRINHA E NO COLO ELE É MUITO QUIETO E O ESTRANHO É QUE ELE GRITA DEMAIS, QDO FALO GRITA DEMAIS É UMA COISA ANORMAL, O PIOR É QUE EU NAO POSSO CHEGAR E FALAR ISSO PARA MINHA PRIMA E MUITO MENOS PARA A MINHA TIA, POIS VÃO ACHAR UM ABSURDO, E TUDO ISSO VAI CAUSAR INTRIGAS NA FAMILIA, ELE NASCEU DE PARTO NORMAL,POREM MINHA PRIMA FIQUEI MESES INTERNADA COM DEPRESSAO DO PARTO, EU NA MINHA OPINIAO A SVEZES PASSA NA MINHA CABEÇA QUE ELA O MAL TRATE… SEI LÁ ,,SOU MAE DE UM MENINO DE 12 ANOS,E GRAÇAS A DEUS TODO PERFEITO, A MINHA DUVIDA É ESSE COMPORTAMENTO DO MEU PRIMINHO POIS NÃO É NORMAL UMA CRIANÇA QUE GRITA TANTO E QUE TODOS AO REDOR ACHAM ESTRANHO TBM E A CRIANÇA NAO INTERAGE TBM COM OS ADULTOS,,, SÓ ESTOU DESABAFANDO POIS QUERIA MUITO CHEGAR E FALAR, MAIS ISSO NAO POSSO…

    OBRIGADA E ABRAÇOS

    • Avatar
      suellen

      Patricia com o meu sobrinho acontece o mesmo tem que leva-lo no neuro pq pode ser autismo..

  10. Avatar
    lira

    É uma pena que as mães de hoje, que terceirizam a educação de seus filhos para babás,creches,escolinhas,avós,e outros…não educam, fazem o que querem e ganham tudo no grito! são os filhos do desamor! e eles sabem disso! por isso recebem tudo o que querem gritando…não eduque, e continue fazendo tudo o que ele quer no grito! depois faça uma viagem a Europa ou USA,e veja a diferença dos filhos educados de primeiro mundo, aos daqui de terceiro mundo! É uma lastima o que estão fazendo com as crianças deste Brasil!

  11. Avatar
    marcio bianchi

    uma varinha verde ajuda,ou poe ele no quarto e diz pra gritar uns dez minutos sem parar

  12. Avatar
    juju

    Minha irmã não para de gritar, mas parabéns, muito bom !!!!!

X Leia também: