quarta-feira, 22 outubro, 2025

Como estimular a linguagem do seu filho – por Camila Silveira Di Ninno

Olá, moms!

Tudo bem?

Nós já apresentamos a nova colunista aqui do Just Real Moms, a Camila Silveira Di Ninno. Ela é fonoaudióloga formada pela USP. Aqui no blog ela já nos explicou sobre gagueira infantil. Hoje ela ajudará as mamães com algumas dicas de como estimular a linguagem do seu filho, já que alguns pais podem ficar preocupados com crianças que falam pouco para sua idade.

Se esse é seu caso, não deixe de conferir!

 

 


 

A família tem um importante papel na estimulação da linguagem dos filhos. Quanto mais a criança for exposta à fala, maiores condições ela terá de adquirir a própria linguagem. Televisão, vídeos/filmes, computador/tablets e CDs não substituem a interação direta com a família. É importante orientar também os outros adultos que convivem com a criança (avós, tios, cuidadores).

 

como_estimular_a_lingugem_do_seu_filho-just_real_moms

 

 

  • Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela. Use a hora do banho, de vestir, das refeições, brincadeiras e passeios, para estimulá-la, dizendo o nome e as funções ou qualidades dos brinquedos, objetos, partes do corpo, alimentos. Diga o que está fazendo ou vendo.
  • Ao conversar com a criança, de preferência, fique na mesma altura e olhe para ela. A melhor maneira de conversar com uma criança é de frente, face a face.
  • Utilize palavras simples e frases curtas.
  • Pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação, mas sem exageros. Não falar de forma silabada ou ficar pedindo para a criança repetir as palavras.
  • Evite usar muitas palavras no diminutivo ou infantilizar sua própria fala ao conversar com a criança. É muito importante que o adulto não fale de forma errada com a criança, não ache graça, nem imite sua forma de falar.
  • A criança precisa sentir a necessidade de falar. Não a atenda prontamente quando ela tentar se comunicar apontando para os objetos ou por meio de gestos, mesmo que você saiba o que ela deseja. Não pegue nenhum objeto sem que seu filho tenha falado o nome (mesmo que de forma incorreta). Pergunte o que ele quer. Se ele não responder, dê duas opções. Exemplo: “ Você quer água ou suco”. Aguarde uns instantes para que ele tente responder.
  • Demonstre que você ficou contente com qualquer tentativa de fala da criança, mesmo que a palavra não tenha saído da forma correta.
  • Devolva sempre as palavras ditas pela criança de maneira correta e depois a coloque em uma frase simples, apropriada à situação: Por exemplo, a criança pede água: “ága”. Você deve responder: “Água? Você quer água?”.
  • Quando ela estiver juntando duas ou mais palavras em uma frase simples, devolva a frase acrescentando mais elementos. Exemplo: “Qué ága” > “Quer água? Você quer beber água?” ou “Você quer um copo de água?”.
  • Não fale o tempo todo com a criança. Cuidado para não falar por você e por ela. Tente estabelecer um diálogo. Deixe espaço para ela responder da maneira que conseguir.
  • Brinque de imitar sons do ambiente, da vida diária e de animais. Exemplos: “Au au” (cachorro), “Miau” (gato), “Trrrim” (telefone), ”Brumm” (carro), “Toc-toc” (batida de porta). Fale sempre o nome do animal/objeto/ação, juntamente com o som correspondente.
  • Explore os órgãos usados para a fala (língua, lábios, bochechas), fazendo-a vibrar os lábios, estalar a língua, jogar beijos, encher as bochechas de ar e estourar, etc.
  • Utilizamos os mesmos órgãos para comer e falar, por isso a alimentação tem papel importante no desenvolvimento da fala. Incentive a criança a usar canudinho e mastigar alimentos mais consistentes, como frutas (maçã e pera com casca, por exemplo), cenoura crua em palitinho, pão francês.
  • Chame a atenção da criança para os sons do ambiente (avião, carro, bater na porta, campainha, telefone, passos, barulho de animais).
  • Dê pequenas “ordens” para o seu filho, como: “Manda um beijo para a vovó”, “Joga a bola para o papai”, “Dá tchau para o amigo”.
  • Cantar músicas é também uma excelente maneira para estimular a fala. Cante músicas infantis, curtas e acompanhadas por gestos. Estimule-a a cantar com você e deixe que ela complete algumas palavras da música.
  • Conte histórias para a criança. Explore a mesma história várias vezes. A criança não exige uma história diferente por dia, ao contrário, gosta de ouvir a mesma. A história contada com boa entonação e criatividade (fantoches, bonecos, objetos, pedaços de pano) prende a atenção, gerando expectativa e previsibilidade, importantes no desenvolvimento da linguagem.
  • Leia livros infantis para o seu filho, por exemplo, na hora de dormir. Ler uma história também pode ser uma brincadeira divertida! Contar uma história usando as ilustrações do livro como apoio, estimula a criatividade e a imaginação, amplia o vocabulário e fortalece o vínculo entre pais e filhos. Criar o hábito de contar histórias em casa é uma maneira de estimular o gosto pela leitura. Escolha livros com ilustrações grandes e deixe que a criança manuseie os livros. Estimule seu filho a recontar a história a sua maneira.
  • Incentive-o a ser mais independente nas atividades de vida diária. Deixe que tente lavar sozinho algumas partes do corpo e vestir algumas peças de roupa; incentive-o a se alimentar sozinho, de preferência na mesa com os adultos pelo menos em uma refeição do dia; procure retirar as fraldas e incentivá-lo a usar o peniquinho.

 

Sabemos que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento, mas se você está preocupada, vale sempre a pena ouvir a opinião de um fonoaudiólogo. Intervir a tempo é sempre a melhor conduta!

 

Dra Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, é fonoaudióloga clínica (CRFa 2-5314), formada pela USP, especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa, mestre em Ciências da Reabilitação pela USP e doutora em Linguística pela UFMG. Atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório no Campo Belo e na Clínica Ignês Maia Ribeiro no Itaim Bibi, ambos em São Paulo.

Site: www.camiladininno.com.br, www.ignesmaiaribeiro.com.br

Facebook: Camila Silveira Di Ninno, Clínica Ignês Maia Ribeiro

E-mail: contato@camiladininno.com.br, clínica@ignesmaiaribeiro.com.br

Telefones: (11) 3853.6667 / (11) 9.75502309

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Desenvolva o interesse do seu filho pela música, uma atividade que traz muitos benefícios!

  Olá, moms! Já falamos um pouco aqui no blog sobre os muitos benefícios da música no desenvolvimento das crianças. Mas...

O curso de babá que vale a pena!

  Oi, moms, Tudo bem? Hoje vou divdir uma super dica com vocês! Um curso que vai até a sua casa para...

Brincadeiras desestruturadas são o milagre que os pais estavam esperando

  Olá, moms! Tudo bem? Muitas vezes, vocês comentam que sentem falta de quando eram crianças, pois, naquele tempo, não haviam videogames...

Você consegue observar as verdadeiras habilidades do seu filho na primeira infância? – por Carolina Toledo

  Olá, moms! Tudo bem? Como vocês já sabem, temos um espaço para que as leitoras do Just Real Moms escrevam seus...