quarta-feira, 22 outubro, 2025

Assaduras: por que aparecem e como evitá-las?

 

Meninas, a querida Dra. Juliana Macéa, que já nos deu informações de como tratar a pele na gravidez (veja aqui),  hoje vai nos dar dicas incríveis de como evitar e tratar as assaduras dos nossos filhos!

 

Os meus dois filhos já tiveram assaduras e dá muita dó!! É de partir o coração!!! Então, essas dicas são realmente relevantes!!!

 

Espero que vocês gostem!

Mil Bjsss

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

Dra. Juliana e sua filha Lorena

 

Palavras da dermatologista:

 

Acho que o surgimento de assaduras é um temor de 10 entre 10 mães.

 

Clinicamente, a assadura ou dermatite de fraldas, se caracteriza pelo surgimento de placas bem avermelhadas com alguma descamação ou até mesmo pontos de pus na chamada “área da fralda”. Parece incrível, mas aparecem de uma hora para outra. Acometem inicialmente a “dobrinha do bumbum” e, se não tratadas rapidamente, as lesões se espalham para as outras dobras, nádegas e região genital. Infelizmente, incomodam bastante o bebê que costuma chorar quando é feita a higiene do local.

 

A incidência de assaduras diminuiu após a popularização das fraldas descartáveis com alto poder de absorção, mas ainda é bastante frequente, especialmente no primeiro ano de vida.

 

Ela acontece pelo efeito irritante de substâncias presentes nas fezes em contato com a sensível pele dos bebês e, na grande maioria dos casos, é agravada pela ação de um fungo chamado Candida albicans. Esse fungo “vive” no trato digestivo e se multiplica rapidamente quando a pele está inflamada e abafada.

 

 

Como evitar as assaduras?

– Fazer trocas frequentes das fraldas, especialmente se seu bebê estiver com o intestino mais “solto”.

– Fazer uma limpeza cuidadosa a cada troca (com água ou lenços umedecidos) e sempre aplicar cremes antiassaduras que evitam o contato direto das fezes com a pele.

 

Como tratá-las?

– Arejar o local é muito importante. Procure deixar seu bebê boa parte do tempo sem fraldas e, se possível, exponha a região a um pouquinho de sol.

– Você provavelmente vai precisar usar um creme a base de nistatina ou outro anti-fúngico no local e, em casos recorrentes ou muito extensos, pode ser preciso associar um tratamento oral que deve ser indicado pelo pediatra ou dermatologista.

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!! Meu filho sofreu muito com a dermatite das fraldas. Sempre que um dente nascia ele ficava com intestino “solto”, observação de mãe, pois o pediatra falou que não havia relação de uma coisa com a outra. Depois de muitas experiências com cremes antiassaduras nacionais e importados, prevenção e tratamento, passei a usar bepantol e tudo mudou. Claro que nas crises também associava nistatina e por último anti-fúgico, sempre com indicação médica, mas desde então tudo mudou. Ah, uma dica na hora da higiêne durante as crises: Eau Thermale Avène, “acalma” a pele. Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

“Mãe, hoje lhe entendo…”

  Oi, moms! Tudo bem? Nesta semana do Dia das Mães queremos fazer uma homenagem para todas as nossas queridas leitoras e...

Gestação após 40 anos: 5 fatos importantes

Conheça 5 fatos importantes para quem quer ter uma gestação após os 40 anos, seja você uma mamãe de...

Meias lindas e divertidas para crianças!

  Olá, moms! Tudo bem? Não damos tanta importância para meias até nos tornarmos mães, rsrsrsrs... Digo isso porque logo no primeiro...

Hora de escolher a escola de seu filho? Conheça as linhas pedagógicas atuais!

  Oi, moms, Eu me lembro que antes de decidir a escola dos meus filhos, vivi o maior dilema. Fiquei muito indecisa...