Oi, meninas! No post de hoje falarei sobre as 10 coisas que toda vovó precisa saber!
Sempre escutamos (e eu concordo) que ser avó é ser mãe pela segunda vez, porém com mais sabedoria e experiência e menos obrigações e cobranças. Minha mãe e minha sogra, para minha sorte, são avós simplesmente incríveis! Ambas estão sempre ajudando e educando. E, por outro lado, sou apaixonada pelas minhas avós. Elas são parte importante da minha vida e tenho recordações maravilhosas da minha infância, época em que as vovós são mais lembradas! Tenho muitas memórias gostosas das visitas e comemorações na casa das vovós e não tenho dúvida da importância delas na vida de seus netinhos como fonte de sabedoria, educação e, principalmente, AMOR!
Sei que para muitas famílias essa relação das avós com os netos não deve ser fácil. Pensando nisso, pesquisei, discuti e resolvi escrever as 10 coisas que todas as “mamães açucaradas” precisam saber! Afinal, ser avó é entrar em um mundo novo em que as boas relações devem ser preservadas e nutridas!
1) Deixar a casa preparada para receber os netos, faz toda diferença!
Principalmente quando os netos ainda são bebês! Bebês precisam de mais cuidados e ter alguns itens disponíveis para eles fará com que a mamãe deixe-os com mais frequência em sua casa pois, além de diminuir em 90% a “tralha” que um bebê necessita ao sair de casa, a faz ficar bem mais segura! Se possível, tenha um berço (portátil), um jogo de lençol, um jogo de toalhas, fraldas descartáveis, pomada contra-assadura, mamadeira, chupeta, fraldinha e uma troca de roupas.
Aqui em casa, toda semana tem o “dia da avó”, quando meus filhos saem da escola e vão direto para a casa da minha sogra passar o dia! Brinco que esse é o dia da minha folga, já que eles voltam de pijama para casa!! E, com certeza, o fato de a casa dela estar completamente preparada para receber meus filhos faz toda a diferença! Eles simplesmente AMAM (e eu também, rsss…)!!
2) Saber sobre a rotina do bebê deixará a mãe mais segura!
Todas nós, principalmente as mamães de primeira viagem, somos um poço de inseguranças! Quando deixamos nossos tesouros na casa de nossa mãe ou sogra precisamos sentir confiança e segurança! Por isso, se elas souberem um pouco mais sobre a rotina dos nossos filhos, ajudaria bastante! É superimportante que elas saibam os horários de alimentação e descanso dos pequenos. Agora, atenção, mamães: é fundamental não tratar a avó como uma “babá de luxo”. Não é legal fazer listas do que pode ou não ser feito com as crianças. Confie na relação direta existente entre avó e neto!
3) As avós fazem muito bem para as crianças!
Quem não tem uma boa memória da casa da avó? Eu tenho lembranças incríveis e deliciosas das minhas avós! E, podem acreditar, é fato comprovado que as avós são peças fundamentais para o crescimento sadio de nossos filhos! A importância delas no desenvolvimento das crianças foi atestada em uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, da Grã-Gretanha, com 1,5 mil crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Os estudiosos observaram que as crianças que tiveram os avós por perto cresceram mais felizes.
4) A casa da vovó deve ser um lugar gostoso!
É claro que as avós têm o direito (e devem) educar, chamando a atenção ou dando uma bronquinha quando necessário. Porém, se isso virar rotina, a criança poderá achar a casa da vovó um lugar desagradável e não gostar de frequentá-la! Portanto, vovós, aproveitem esse tempo para brincar, mimar e se divertirem bastante com os netinhos!
5) É muito importante manter uma boa relação com todas as partes envolvidas!
Principalmente nos dias atuais, quando cada vez mais os pais e as mães trabalham bastante e têm uma rotina atribulada, a proximidade das avós é ainda mais benéfica e necessária. Portanto, é fundamental nutrir uma relação de confiaça e incentivar o laço direto que existe entre as avós e seus netinhos, respeitando e, dentro do possível, aceitando suas decisões e atitudes. Em minha opinião, esse é um dos pontos mais importantes, se não o mais! Mas, se a sua opinião for muito diferente da delas em alguns assuntos, que tal compartilhar essas diferenças em uma boa conversa, com muito jeitinho? Conversar sempre é o melhor caminho!
6) Ser presente é mais importante do que dar presente!
Não adianta as avós encherem os netos de presentes, mas não ligarem para saber como eles estão ou se gostaram! A PRESENÇA das avós é imprescindível! Não podemos nos esquecer que para os netinhos as avós são referências de pessoas adultas e, portanto, têm um papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças. Avós também foram mães e seu amor maternal e sabedoria transmitem segurança e conforto!
7) Mostrar disponibilidade ganha muitos pontos!
Nós, mamães, também precisamos trabalhar, sair, ter um momento a sós com nossos maridos ou apenas dormir e descansar! Assim, uma avó que tiver disponibilidade e vontade de tomar conta e participar ativamente da vida dos netos ganhará muitos pontos e uma relação de carinho e reciprocidade!
8) Nasce um neto, nasce uma avó…
As avós não nascem prontas! Por mais que tenham passado pela experiência da maternidade, ser vovó é outra história! Li em um artigo escrito por uma recém-avó um trecho interessante que diz: “O que causa essa ilusão do conhecimento é que os netos são filhos de nossos filhos e para nós, os filhos são sempre crianças, daí a dificuldade em vê-los como pais e mães e a tendência de achar que nós é que somos os pais de nossos netos.”
9) Desautorizar os pais é prejudicial ao relacionamento com os netos!
Acho que deve ser bem desagradável essa situação que, por sorte, ainda não passei! Desautorizar os pais na frente dos netos é o tipo de coisa que só atrairá confusão e discórdia! Isso fará com que alguns pais não queiram vivenciar essa cena novamente e, por consequência, evitem frequentar a casa dos avós!
10) Ser avó é TUDO de bom!! Aproveitem!
Que delícia que é ter avós! Depois de ser mãe, acho que ser avó deve ser a melhor coisa do mundo!!! As avós aproximam a família, nos fazem ter lembranças incríveis da infância, são sinônimos de alegria e encantamento. Ser avó, não é “tricotar numa cadeira de balanço”… As avós atualmente são mulheres modernas, ativas e que esbanjam energia. Portanto, vovós: aproveitem seus netos! E netos, aproveitem suas avós!
Ser avó é renovar os sentimentos de maternidade e de amor incondicional. As avós, depois da mãe, serão eternas defensoras dos netos! Mas, junto desse amor, também surge a responsabilidade em educar, transmitindo confiança para desenvolver nossos filhos. No final das contas, não podemos e não devemos cuidar e educar sozinhas os pequenos. Quanto mais gente nos ajudar nesta tarefa, melhor para nós e para os nossos filhos que terão mais referências, de preferência positivas, para evoluir, trilhar seus caminhos e tomar suas próprias decisões!
Minha neta tem 4 anos adora estar comigo, me pede para dormir, ir pra casa dela enfim não me larga. Mas estou preocupada. Na hora do banho diz que quer tomar banho comigo, no entanto se mostra irritada e não me deixa dar o banho ou escovar os dentes. E quando falo que a mãe ou o pai vai fazer, ela chora e fica muito irritada. Estou ficando preocupada.
Meu neto que fico convivi com ele desde pequeno e quando minha filha vem prá
SP para trabalhar eu venho junto e fico com ele, pois mama no peito . Ele está com 1 ano e 9 meses, ele me chama pelo nome da outra avó, e diz que vovó Bebel, como eleme chamava, está no céu. O que pode ser? Qdo viemos prá SP, nesta última vez, eu fiquei para fazer exames e voltei depois de 2 dias, mas aí ele passou a me chamar pelo nome da outra avó.
Minha filha não deixa minha neta vir na minha casa.
Nunca passou o dia comigo, eu nunca sai com ela para uma praça ou outro passeio.
Quando viaja deixa a menina com a outra avó.
Sofro muito com essa atitude.
Me sinto inútil, incapaz e rejeitada.
Já falei com ela é a cada hora é uma desculpa nova.
Me sinto uma idiota.
Minha neta já tem 7 anos.
Comigo acontece a mesma coisa, mas sou a sogra. Minha netinha tem 3 anos e fico muito triste. Na festa do aniversário dela de 3 anos agora em agosto, todas as vezes que cheguei perto dela ela disse “Não quero você”. Não sei o que fazer.
Estou incomodada com uma coisa, eu e meu marido nos separamos e ele arrumou outra pessoa.
Minha filha nos deu 2 netos um menino que está com 5 anos, e a menina de 3.
Só que a pessoa que está com meu ex se intitula vó deles, isso não pode bagunçar a cabeça das crianças. Afinal o pai e mãe dos seus pais são os avós. E ela chegou depois nesta relação. Quem é ela?
Não seria mais certo meus netos chama-la pelo nome para não bagunçar a cabecinha deles.
Minha filha não se opõe, dizendo que não tem coragem de dizer aos seus filhos que ela não é avó deles.
Concordo com vc. Mas seria interessante que os pais das crianças oriente- as quanto a este assunto. Tipo.. fulana não é avó de vcs, ela é a nova mulher do vovô mas não e avó. E pronto. Ensinando a não chama-la de avó.
A minha netinha vive em Vila Nova de Gaia com a mãe e a avó materna, eu vivo na Ilha da Madeira!
Vou vê-la todos os anos, alguns anos mais de uma vez! Ela tem 5 anos.
De ha 1 ano para ca, notei que ela não gosta mais de me ver por Skype. Além disso fala em mensagem de voz que tem saudades de todos, menciona o nome de todos menos o meu!
Não é só por eu estar distante, porque os outros de quem ela fala também ca estão, no mesmo sitio que eu…
Ela agradece pelos presentes, diz ate que gostou muito, mas depois mais nada.
A minha conclusão é que ela não gosta de mim…
Amei a matéria. Sou avó de dois meninos e muito apaixonada por eles. Se pudesse os veria todos os dias. Mas os vejo muito pouco, e isto me trás muitas tristezas as vezes. Mas quando minha filha dispõe de tempo para vir, ou eu posso ir sempre é uma linda festa em meu coração 😍🥰
Aiiii que delicia de relato!!! Sim, a presença no dia a dia pode ser difícil mesmo por tantas razões né – agenda, distância, etc! Mas o contato com os avós é algo SUPER rico que toda criança deveria (se possível), ter! E sim, esses encontros são sempre uma super festa! Amei sua mensagem Carmen! Ah, e aproveite o Dia dos Avós na semana que vem! Beijo grande, Fê!
Ganhei meu primeiro neto (Está com 1 ano e meio). Estou feliz. Teremos nosso terceiro encontro. Quero que ele lembre desses dias que iremos passar juntos novamente. Comprei um balanço de madeira. Acredito que me encaixe em algumas das dicas.
A ( 11 ) TODOS OS PAIS DEVERIAM SABER TBM! – Avós também gostam de passear, já que cuidam dos netos pq não fazer um agrado? Os Avós se matam em cuidar dos netos. para ajudar as dondocas durante a semana. E no fds as dondocas irem curtir em família, Viajam em bons hotéis, Bons restaurantes e por aí vai. Acordem!!! os AVÓS não são escravos. Fica a dica
Também concordo e acrescento minha opinião baseada na minha experiência: sou a bisa que a bisneta não se afina comigo. fico feliz pelo avô (filho) e penso que os netos deveriam contribuir na aproximação comigo! Outros netos a convivência é ótima: sou feliz não tenho o que reclamar! Bom dia!
Concordo com você.
A ( 11 ) TODOS OS PAIS DEVERIAM SABER TBM! – Avós também gostam de passear, já que cuidam dos netos pq não fazer um agrado? Os Avós se matam em cuidar dos netos. para ajudar as dondocas durante a semana. E no fds as dondocas irem curtir em família, Viajam em bons hotéis, Bons restaurantes e por aí vai. Acordem!!! os AVÓS não são escravos. Fica a dica
Muito obrigado pela dica, tudo realmente fz sentido para a recuperação de pessoas que tem este problema.
https://www.saberamar.com.br
É muito bom mesmo ser avó. Pena que as gerações de agora estão sendo levadas para atitudes que privam um bom relacionamento com os avós, pois colocam sobre os filhos ocupações e responsabilidades muito cedo tirando o frescor real da infância. Tenho visto crianças com enxaquecas precoce pois andam dizendo por ai que criança pode chorar ate por tres horas pra amadurecer, alguém concorda com isso? As novas mães parecem querer mostrar que dão conta, mas a custo de que? Querem voltar logo pra academia, trabalho. Tem crianças chegando desnutridas nos hospitais. E ninguém fala sobre isso nas redes. Mães que ficam zapeando, pegando no celular de uns e outro, mas não querem ouvir pelo menos alguém que teve muitos filhos. Será que essas mulheres experientes não sabem nada? Acredito que devemos ouvir de tudo e reter o que é bom, não criar guerra por causa disso. O que falta é humildade, e não competir pra mostrar quem faz o que. Foi um desabafo de alguém que viu em hospitais e vivenciou situações com relação a vós, netos e tudo mais. Parabéns pelo texto!
OLA, EU TENHO UM NETO E A MINHA MÃE É BISA VO, EO O BEBEZÃO DESDE QUE ELE NASCEU QUEM CUIDOU MUITO BEM DELE FOMOS NÓS AVOS, MAS A MINHA FILHA SE SEPAROU DO MARIDO E ESTA MORANDO EM UM OUTRO LUGAR E TOMOU O BEBEZÃO DE NOS E DEIXOU COM O PAI DELE E OUTROS AVOS E TIOS E NO MOMENTO A MI NHA FILHA PROIBIU DE NOS LEVAMOS PARA MINHA CASA E DA BIZA MINHA MÃE SENDO MUITO BEM TRATADO, NA OUTRA CASA EM QUE ELE SE ENCONTRA QUASE TODOS TRABALHA FICA COM A TIA QUE É DE MENOR E NÃO CUIDA DELE COMO DEVIA, MINHA MÃE FOI PEGAR ELE PARA RETORNO AO DENTISTA E FIZERAM LIGAÇÕES RA A AVO, PAI DO MEU NETO E PROIBIRAM
DE LEVAR QUE LEVOU UM ANO PARA TER ESTA VACA PARA TRATAMENTO DE BRUXISMO QUE ELE TEM E ELE ABRAÇOU A BIZA E DISSE QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES E A ULTIMA QUE ELE VEIO AQUI DISSE QUE QUERIA ORAR DE VOLTA AQUI, COMO ELES FICARAM SABENDO NÃO DEIXOU MAS ELE VIR AQUI E ALEM DISSO O AI E A MÃE NUNCA CUIDOU BEM DELE, EELE QUANDO NASCEU O MEDICO FEZ UNS PEDIDOS DE EXAMES PARA SER FEITO PELO MOTIVO DA MÃE E O PAI SER USUARIA DE DROGAS A CRIANÇA NASCEU COM PROBLEMAS RESPIRATORIAS E CARDIOLOGICO E O TEMPO PASSOU E ELES NUNCA MARCOU OS EXAMES EU JA MARQUEI VARIAS VEZES E ELA NUNCA O LEVOU E O MESMO PARA O BRUXISMO DELE, ELES DIZEM QUE ELE NÃO TEM NADA MAS SE O MEDICO DIZ QUE ELE TEM DE FAZER EXAMES E TRATAMENTO É O PORQUE ELE O MEDICO VIU ALGO ERRADO NA CRIANÇA E O ATUAL MARIDO DELA TB PROIBIU DO BEBE VIR AQUI MAS ELE COMO PADRASTO PEGOU UM BRINQUEDO QUE ESPIRRA AGUA E TOMOU E QUEBROU NO DIA EM QUE A MÃE LEVOU ELE PARA FICAR APENAS UM DIA NA CASA A ONDE ELES MORAM E ELE AINDA DISSE AO SAI DAQUI QUE A CRIANÇA SÓ VEM AQUI AO MANDO DELE E AINDA NOS AMEAÇOU UM CARA QUE ENTROU NA MINHA CASA SEM PEDIR PERMISSÃO A MIM PARA MORAR AQUI DENTRO DA MINHA CASA PASSAVA POR E A MINHA MÃE E NÃO DAVA NEM SE QUER UM BOM DIA QUANDO EU PEDI PARA ELE IR EMBORA ELE DESCEU AS ESCADAS E GRITOU DIZENDO QUE A CASA É DE MINHA FILHA E QUE EU FOSSE TRABALHAR E EU DISSE QUE A CASA É DA MINHA MÃE E QUE EU TB CONSTRUIR E REFORMEI A CASA ALÉM DE FICAR PAGANDO 7 ANOS PARA CAIXA E TENHO DOCUMENTOS PARA PROVAR QUE ESTA NO MEU NOME ELES QUERIAM FICAR MORANDO AQUI POR INTERESSE É COMO ELA DISSE QUE QUANDO EU FICAR DE CAMA PROSTADA ELE IRIA ME COLOCAR NA CASA DE VELHOS SENDO QUE EU CUIDEI MUITO BEM DELA MESMO TRABALHANDO E ESTUDANDO, SEMPRE DEI DE TUDO MATERIAL ESCOLAR, ROUPAS, TUDO DE GRIFE, UM QUARTO DO TAMANHO DE DOIS COMODOS COM BANHEIRO, MOBILHADO NA ULTIMA EMPRESA EM QUE TRABALHEI FORAM 9 ANOS HJ ESTOU DOENTE MAS NÃO ESTOU ALEJADA E A MINHA MAE É UMA SENHORA DE 71 ANOS MAS ESTA MELHOR DO QUE UMA MENINA DE 20 ANOS TEM CONDIÇOES DE CONTINUAR A CUIDAR DA CRIANÇA MINHA FILHA SÓ DEIXA DIVIDAS PARA NOS PAGAR E ERAM MUITAS ATÉ NO MOME DA MINHA MÃE ELA FEZ E O BEBEZÃO NÃO GOSTA DO PADASTRO NUNCA VI ELES BRINCANDO OU CONVERSANDO INGUINORAVA A CRIANÇA ASSIM COMO ELE FEZ COMIGO E A MINHA MÃE E NUNCA PAGOU 1 CENTAVO DOS GASTOS DE LUZ, AGUA ETC, AS CONTAS VIAM 2X MAIS MAIOR ALEM DAS DIVIDAS DE MINHA FILHA E ELA VENDEU UM TABLETE QUE ELE GANHOU DE ANIVERSARIO E OUTRO ELA NUCA MANDOU ARRUMAR AA OS AVOS POR PARTE DO PAI A AVO DONA ELA SE SENTE PROPRIETÁRIA, ACHA QUE TEM TODOS OS PODERES DO MUNDO SÓ PORQUE ELA É PASTORA JA VIU PASTORA SER EGOISTA E XINGAR O AVO SE SEPAROU DELA E QUANDO ELE FAZ AS VISITAS CONTINUAVAM A DORMI JUNTOS DEPOIS ELA DEU UM FORA NELE E AÍ O QUE FAZER PARA PELO MENOS TER DIREITO A CRIANÇA FICAR VINDO AQUI PARA MATAR A SAUDADES, QUANDO ELE ESTAVA AQUI E QUANDO DEIXAVAM ELE VIR AQUI AS ROUPAS SEMPRE BEM LIMPAS, PASSADAS E REFEIÇOES A CADA 3 HORAS, AGORA LA ELE VIVE GRIPANDO, SUJO, ROUPAS SUJAS TENIS UM CHEIRO TERRIVEL, MAGRO E ELES NÃO TEM TEMPO PARA CUIDAR DELE E AGORA DIZ QUE QUEM VAI CUIDAR É A MULHER DO IRMÃO DO PAI DELE QUE ESTA PRESO OLHA SÓ ISSO, COMO QUE PODE!
ATENCIOSAMENTE,
Pede guarda do menino no juiz, o juiz avalia, investiga e concede a guarda onde a criança se desenvolver melhor! Boa sorte !!!
muito legal! sou avó de 3 pessoinhas lindas! toda sexta feira os dois maiores posam em casa e fazem nossa vida uma festa!
hoje 23 03 2018 estou muito triste porque minha netinha pediu para minha esposa dar banho nela e meu genro nao deicchou
Oi, gostaria de uma ajuda. Tenho 50 anos e sou avó de uma linda menina de 10 anos. E vejo que estou cometendo os mesmos erros com ela que cometi com a mãe dela e com a tia (minhas filhas). Ela é tranquila, mas tem sempre uma resposta na ponta da linguá, e uma preguiça de outro mundo… não sei como lidar com isso. Fico muito chateada, tem momento que parece que ela quer mandar em mim, eu a amo muito e para piorar o meu esposo ainda tem momento que parece dar força pra ela tirando minha autoridade. Ela adora vir aqui pra casa, as vezes passamos uma semana juntos e sempre que viajamos, meu esposo e eu,levamos ela conosco. Ela adora nossa companhia o pior castigo para ela é ficar sem vir aqui para casa. No entanto, as vezes parece que ela abusa da condição de ser neta única. Pode me ajuda
*PODE ME AJUDAR???
Amei as dicas ,aprendi muito obrigado
Sou avo d euma linda menina chamada Sofia de 3 anos mas os pais só me deixam ve-la na calçada da casa deles pois escolheram outra religião e nao querem mais deixar que tenhamos outro contato. Hoje é dia de vê-la na calçada por cerca de 15 a 20 minutos e pronto. Sou muito triste opor nao ter um org ao que visa o bem estar dessa visita pra que seja num local decente;ja que o conselho tutelar diz que nao e obrigaçao deles e que tenho que entrar na justiça e isso podera demora muito e eles ficarem com mais raiva de mim, ate bloqueou a familia no grupo, facebook e as mensagens sao as piores possiveis, passei desde 23 de dezembro pedindo pra ver Sofia e so hoje vou ve-la dessa maneira
adorei o que li, e é verdade ser avó é o melhor do mundo , tenho quatro netos e são tudo na minha vida <3 <3 <3 <3
Gostei das informações, bem sabias, vou utilizar com meus netos.
É UMA PENA EU …. NAO PARTICIPAR DA VIDA DOS MEUS NETOS… A MINHA NORA NAO DEIXA … QUDO FICO COM ELES … ELA FICA ME REGULANDO EXPIONANDO E CRITICANDO O TEMPO TODO…. NAO TENHO LIBERDADE COM ELES…
eu crio uma neta a um ano e meio mais ou menos,quando ela vai pra casa da mae dela que eu vou busca, ela faz o maior escandalo,pois fico morrendo de vergonha.ela nao quer ir embora.nao maltrato ela amo muito ninha neta.
muito boa essas colocações,estou muto feliz pois mim enquadro em 80% dessas orientação muito boa, agora já posso fik tranquila sabendo que estou no caminho certo, sou vovó de primeira viajem, obrigado pelas dicas, mande mais sempre que poder um grande abraço.
Bom dia! Tenho 59 anos e 3 filhos entre 41, 30 e 15 anos. Porem esse meu filho do meio(de 30 anos) casou-se já fazem 3 anos e nasceu Luana que completa esse ano 2017 2 aninhos. Eu ainda não a conheço e sofro demais com isso. Eu nunca vi e nunca tive contato com minha netinha. Ela só mantem contato com a avós maternos. Já conversei com meu filho a esse respeito mas ele alega que a menina é muito nova, que há riscos dela sair de casa e ser sequestrada, etc. Eu moro no interior do Rio de Janeiro, e meu filho em Niterói (UMA HORA DE CARRO ATÉ A MINHA CASA) Na casa deles eu não posso ir pois me encontro doente do coração e tenho uma grave lesão no joelho esquerdo, me impedindo de andar. Por favor, como posso proceder para que eu possa conhecer a minha netinha? Estou morrendo de saudades da minha anjinha se nem a conheço. Me ajudem!! Não tenho condições financeiras para pagar um advogado Quero resolver na paz. Já pedi a meu filho que preciso conhecer a minha neta, mas não tem jeito. Obrigada por uma resposta.
Na minha casa tem um quarto montado especialmente para meus netos.
Minha avó
Ivone Boechat
Minha avó
era tão simples,
sabia quase tudo da vida,
sabia da morte também,
nunca errou uma conta
nem fração de vintém,
adivinhava, previa,
profetizava,
lia até pensamento
do namorado da gente…
como ninguém
sabia dar carinho,
sem encostar um dedo na gente,
sabia gritar baixinho,
dar beliscões,
sem machucar,
elogiar,
sem bajular,
criticar,
sem humilhar…
foi embora
mas deixou
belíssimas lições.
http://sitedepoesias.com/poesias/95350
dia 20 de Fevereiro,passado nasceu minha Netinha Clarice..linda demais,mas infelizmente meu filho mas a mãe da menina fizeram um acordo de não deixar ninguém da minha família ver a menina,pois bem as bisavó são idosas já,ambas vivem encima de uma cama,elas nunca viram a menina,porque os sabichão da vida não deixam.Concordo com o texto acima,mas infelizmente estas duas bestas não sabem o mal que eles estão fazendo pra criança, e também para as outras pessoas da família., e novidade é que a família da parte da mãe da menina pode ver,todos conhecem a menina,menos a família da parte do pai da menina.Vergonha desses dois viu,vergonha…nojo.
Uau…alguém que PENSA, nesse planeta.
Itens 9 e 5 são FUNDAMENTAIS para a relação dar certo. Raridade.
Estou me sentindo rejeitada e desprezada pelo meu neto de dois anos. Ele tem praticamente 3 avós as biologicas e uma que esposa do avô paterno, que é a preferida, sou avô materna. Sou presente, dou carinho, atenção, ela chega a passar, por semana, de dois a três dias comigo. Ocorre que quando a avó 3 (a esposa do avô paterno), está presente, ele me agride fisicamente e aponta a porta pra que eu saia, estou sofrendo muito, sem saber o que fazer, ela, por sua vez, qdo ve a agressão, ao invés de corrigi-lo, pq ele a ama, e ouve, simplesmente, tenta distraí-lo, com brincadeiras, tirando-o da minha presença. Já tentei “conquista-lo” e mostrar que o amo também, porém falo com ele e sequer me olha, parece me adiar. Sou sua ultima opção. Minha filha (ontem) falou com ela, pra que o corrija e que mostre que está errada sua atitude. As vzs faz isso com os pais, que o corrigem. Mas, comigo a agressão é contínua, por mais que tento agradá-lo. O que faço. pois qdo estamos sós ele fica normal, não retribui meus carinhos, mas, pelo menos não agride.
.
Bem complicada essa situação.
Não podemos esquecer que ele é só uma criança de 2 anos e que em primeiro lugar a responsabilidade da educação está a cargo dos pais.
Sendo assim, são os pais os maiores responsáveis pela atitude deste seu neto.
Creio que está na hora de colocar os pingos nos is.
Ter uma conversa séria com sua filha e seu genro, quanto a educação de seu neto.
Falta de correção neste determinado momento, pode ocasionar problemas futuro para todos, inclusive para os pais da criança que não interferem no modo que vc é tratada. Se vc trata bem, tambem merece ser bem tratada, creio que está é a lógica.
Gostei muito, principalmente quanto à dificuldade em enxergar o filho adulto e achar que neto também é responsabilidade dos avós. Muito ogrigada
Concordo com tudo isso,mas infelizmente apesar de eu saber que minha netinha de quase 4 anos me adora(modestamente),quase não me deixam ficar com ela,não sei o que fazer para que ela fique mais comigo.
Ela chora desesperadamente quando me vê,quer vir para a minha casa comigo e seus pais não deixam. A mãe dela é minha nora. Alguém pode me ajudar como devo fazer,para ter o direito de ficar mais com ela?
pois minha avo e mais ruim qque tem nao vou mentir
Gostei muito do texto, amo meus netos de paixão porque sei que eles são presentes de Deus em minha vida,bjsss.
Eu tenho respeitado estes conselhos e tenho uma excelente relação quer com os meus netos mais velhos, quer com os mais novos… e tenho 7, entre os 19 anos e os 10 meses. O fundamental é lembrarmo-nos sempre que não somos nós os pais, os principais agentes da educação, mas que somos também fundamentais na educação dos netos e no apoio aos nossos filhos.
ADOREIIIII! VOU PROCURAR SEGUIR ESTAS ORIENTAÇÕES COM O MEU NETO SAMUEL QUE ESTÁ PARA CHEGAR!
ser vovõ e ser mãe varias vezes .
10 coisas verdadeiras.
E a mais pura verdade.
Adoro ser avó.
Achei incrivel estas observações sobre ser avó(avô) Sou apaixonada pelos meus netos, lindos. Concordo com o9s lembretes.
Face
Eu vou ser isso tudo e muito mais, ptometo.
Amei me serviu muito,parabéns por nos ajudarem.Amo ser avó estou indo para o quarto neto.Grata bjs
Adorei o texto concordo com tudo o que esta escrito principalmente quanto a nao desautorizar os pais na frente dos pequenoa…e ser avó e muito melhor do que eu poderia
imaginar..adoreiquanto a
Repassando as vovis novas do pedaço, amei o texto. E tudo isto mesmo.
Texto maravilhoso, sou vó há dez dias,abriu a minha mente para algo que ainda não havia pensado, obrigada por ajudar-me a refletir…
Achei simplesmente fantástico as dicas para as avós, parabéns para quem teve a ideia de partilhar suas experiências , e sempre bom ver outras opiniões, nos ajuda a melhorar e crescer como seres humanos , muito obrigada
em breve serei avó de primeira viagem. Adorei o texto muito esclarecedor é bem didático. Quanto mais informações e orientações e “dicas” obtivermos melhor para toda família. Estou muito feliz.
Adorei as dicas… são ótimas. Parabénssssss
Otimo texto, coerente e excelentes dicas. Parabens!
Oi…muito bom o texto! Vou providenciar algumas coisas. Mas escreva sobre avós que moram longe e convivem uma vez por mes.
=(
Obrigada Renata, beijao
Nossa!! Estou vivendo esse momento maravilhoso de ser vovó, amei essas dicas que será de grande valia . Parabéns….
SOU APAIXONADA PELOS MEUS NETOS ESTOU Arrumando minha casa e planejo criar um lugar especial para eles pois sempre ouço inclusive dos meus filhos ai como era bom ir na casa da vo lembrando as coisas boas que tinha la eu quero que meus netos lembrem de mim com carinho eu procuro sempre educa-los sem nunca desautorizar os pais e me preocupo muito com eles se estão bem com saude se estão felizes se precisam de algo que eu possa ajudar se deus quiser eles serão felizes terão saude e sucesso recomendo as vovos procurar ser imparcial se comprar um presente par um compre para todos a menos que seje aniversario poIS doi muito sentir a preferencia por um irmão ou primo
Gostei muito do texto, ajuda bastante. Fiquei sabendo a pouco tempo que vou ser avó, fiquei super feliz pois meu sonho será realizado. Tenho certeza que vou ajudar minha filha muito e peço a Deus que me dê saúde e sabedoria para poder ajudar a criar meu neto ou neta; pois aínda não sabemos o selo. Bjs
Adorei as dicas ,vou ser vo de primeira viagem e nao vou esquecer nada que li ….obrigada pelas dicas
Excelentes abordagens sobre o comportamento das avós com seus netos.
Como serei avo pela primeira vez no final do ano, me interesso por todo assunto relativo a netos mesmo sem ser direcionados aos homens.
Parabéns pelo texto.
Sou avó e tive avós são indispensáveis , amo minhas avós até hoje apesar do falecimento , saudades .
Parabéns pela postágem.Amei… estou de pleno acordo em todos os pontos, tive lindas avós e hoje eu mesma o sou.Ser Avó é uma experiência riquíssima, eu diria mesmo é reaprender a vida com lindos sorriso e emoções, é reaprender as relações humanas saber reaplicar a cortesia com os filhos e as noras, saber estar apaixonada denovo e saber dividir este amor.Meu Deus obrigada por ser Vó, a propos, o Deus da gente a gente apresenta pros nossos netos também.Valeu Real Moms.Sucesso proces.
estiu completamente encaixada nestes itens de avó obrigado
Muito boas as dicas realmente ser Avó é ser mãe, mas nunca se esquecendo que este bebê tem pais muito importantes e bem dispostos a executar a tarefa afinal essa é a chance que temos de ver se eles serão tão capazes como acreditamos que são.
Adorei, tive a certeza de estar desempenhando bem meu papel de avo. Obrigada.
serei avó em breve e adorei as dicas! Tanks
Ser Avó é Amor Disponibilidade e muita Paciência para sabermos estar e sair sem desautorizar os pais. Ser Avó é uma dádiva do destino.
Amo ser avó. Seu texto é ótimo. Parabéns!
Adorei! Que todas avós possam ler e os pais.
Que matéria linda sou vovó de 02 netas e 02 netos fico feliz de ficar com eles e quando me chama de vovó parei de trabalhar só para com eles e muito graficante não tem preço para tanta alegria
Vou ser vovó daqui a 20 dias…..adorei o texto! Graças a Deus tem lindas lembranças com minha avó até hoje”..com 53anos! Lembranças Eternas……Tenho certeza que darei a minha neta e certamente a outros que virão muito Amor, carinho, confiança, paz.”…..
Nasci como avó há quarenta dias, quando Tavinho veio ao mundo, trazido pelo amor de minha filha Carol e meu genro Xande! Que experiência maravilhosa e surprendente! Que amor imenso é esse? É esse texto é muito bom para todas as partes envolvidas no processo, inclusive para os vovôs também! Parabéns!!!
AMO MINHA NETA <DE UM GEITO QUE E INESPLICAVEL E IMENSO O QUE SINTO <QUERO VE LA TODOS OS DIAS <SE NAO VEJO MORRO DE SAUDADE <CHEGO A SENTIR O CHEIRINHO DO MEU ANJINHO DE TANTO QUE AMO <SOU UMA VO MUITO CORUJA <E PEÇO A DEUS TODA PROTEÇAO PRA ELA MEU PRESENTE DE DEUS <SO TENHO A AGRADECER A DEUS POR TRAZE LA <PRA MIM <E TAMBEM TIVE UMA VO ASSIM AÇUCARADA QUE JAMAIS VOU ESQUECER AINDA TE AMO MUITO MINHA VOZINHA AMADA VO CHINOCA !!
Muito lindo e eficas
Minha avó é inesquecível. Simples, humilde, sem muita cultura, mas como avó, de uma sabedoria incrível. Hoje também sou avó e, apesar de ela já ter voltado para a eternidade, ainda deito em seu colo, sinto o seu cafuné e ouço os seus conselhos, ainda que intuitivamente. Esta é minha homenagem à minha avó que amarei sempre com paixão. Amo você, Vó Cocota.
todos esses pontos devem ser observados para nossa segurança e a dos nossos netos. Acrecentaría mais um ponto: dê asas a imaginação do bebê e acompanhe-o de perto. Celina Caig
Boa noite , me chamo Gleice Maria , tenho 56 anos ,sou casada há 39 e três meses ,tenho três filhas e cinco netos . Sou uma avó como você detalhou , amo meus netos, na minha casa tenho tudo para eles e participo de tudo que posso da vida deles .Por eles se puder faço tudo , na minha casa tem placas ; ” na casa da vovó e do vovô pode tudo ” , ” papai nervoso , mamãe estressada liga 0800 casa da vovó !tem o quarto dos meninos e o quarto das meninas , minhas filhas falam que perderam tudo comigo . Acontece que falo para todos se estou vivendo é por amor a eles , e tenho a certeza que eles sabem que podem contar comigo sempre . Procuro estar presente em todos os momentos especiais deles .Agradeço a Deus por tudo e em especial por eles minhas cinco razões de viver !Parabéns pelo texto , amei !Espero deixar boas lembranças para todos eles .
Eu amo ser avo
Otimo texto
Lindo!!!!!!!!! É tudo isso mais um pouquinho!
Dar atenção individual de acordo com as prioridades de cada neto.
Fazer uma comidinha gostosa e dizer. Fiz especialmente pra você.
Levar os netos a uma biblioteca deixá-los escolher um livro. Depois, ler o mesmo livro e discutir sobre o mesmo.
Curtir e curtir os netos.
Sou mais feliz poque sou avó. Ser mãe foi uma relização, ser avó foi realizaçao em dobro. Hoje tenho oito netos, que me dão muita alegria. Participo da vidinha de cada um quando e como posso. As dicas recebidas aqui acrescentaram muito ao que eu já sentia. Cada dia aprendendo mais.
Melhor do que ter avó é ser avó.
Muito legal, e assim mesmo a educaçao dessas crianças passa por tudo isso, que bom r ter a familia completa, sempre se ajudando.
Muito bom o testo, sugiro que faça um agora para as noras que não conseguem ver as avós dessa forma quando elas tentam ser.
Há mulheres que deveriam procurar marido no orfanato, provavelmente seriam mais felizes e evitariam problemas. Esqueceram que os homens nascem de uma mulher como elas, que amam e se dedicam aos seus filhos!
Extremamente inteligente este texto. Achei muito equilibrado pois serei vovó em junho e poderei seguir com responsabilidade e segurança. PARABÉNS.
Sou avó de um menino que vai fazer 6 anos,sou apaixonada por ele.Acho que sou uma avó que faz a diferença, pois não estrago o meu pequeno, muito pelo contrário,sempre estou pronta à ajudar os pais no que seja preciso.Mesmo sendo às vezes um pouco severa com ele, ele se diz apaixonado por mim,me ama tanto,que os amiguinhos querem vir à minha casa pra brincar com ele, e ele muito esperto logo avisa, “minha vovó é brava,mas ela também me dá gelatina azul” Isso me encanta!
gostei muito ….muito bom para clarear mentes de avós que acham que criou os filhos e eles que se virem… sou esta avó que voce descreveu só faltou uma coisa Brinquedos……
Ser avo e tudo de bom . É maravilhoso e mágico . Nos faz viver …..
E tantas outras coisas ….
Amo muito todos eles .
Adorei e me vi neste texto.pois sou aquela vo que deixa a casa com jeito deles.Pois quero que sintam bem vindos sempre.Amo os incondicionalmente.Quero que sejam felizes.
Sou avó de dois netos e acho que das 10 coisas preciso me aprimorar em algumas, mas o sentimento que invade meu coração sempre que penso neles é algo indescritível.
Quando meu neto Miguel nasceu, um pedaço do meu coração que havia partido com o meu pai, começou a ser preenchido novamente. E isto para mim, só tem um nome AMOR.
Matéria maravilhosa!! Estou feliz pq a minha filha postou a matéria no face e me fez uma declaração de amor que me deixou muito feliz. Sem modéstia e longe de ser perfeita, estou bem situada na pesquisa em todos os itens!
Muuito obrigada!!
Que delícia de texto! Serei vovó em breve pela primeira vez e me fez muito bem bem ler .
Exatamente assim, excêlente visão do que deve e não , bastante equilíbrio para não sermos vovós chatas e indesejadas na casa dos pais, tudo tem limites…
Obrigada pelo carinho por esta matéria, é bem assim que me sinto em relação a minha netinha Isabella. Tenho um grande amor por esta pequena, e é amor em dobro, por ela ser filha da minha filha. Acredito que ser avó é ser mãe açucarada e adorei saber que quando nasce um neto, nasce uma avó, nunca havia parado para pensar nisso. Estas dicas serão muito importantes para que eu me oriente para acertar mais e amar na medida certa, pois tenho um coração que tem amor demais e as vezes peca em exesso. Mas cinseramente se eu pudesse buscar uma estrela no céu ou até a lua e trazer para a Bella, confesso que faria. Grande abraço a equipe de jornalistas e publicitários que trabalharam nesta matéria, estas dicas foram ótimas para que eu acerte mais e erre menos nesta relação vó x netinha, e gostei daquela que pensamos que nossos filhos são crianças e que os netos são filhos eeehhh
Deixa contar um segredinho “ela “, minha neta Isabella me chama de “iá iá”, é o melhor apelido que que alguém podreia me dar. Beijão da vovó Sonia
Vou ser avó em Agosto , adorei o post , vou providenciar algumas coisas pra ser uma avo bem açucarada .
Obrigada.
excelente texto
Boa Tarde!
Tenho um relacionamento muito difícil com minha sogra!
Desde quando o marido deixou ela, se tornou uma pessoa egoísta e egocêntrica e muito azeda! Mais reclama do que agradece! Deus é testemunha do que já aguentei dela, todas as ofenças e humilhações, me expulsou da casa dela, já me fez separar por dois anos de meu marido, nunca siquer deu a entender que se arrependeu de tudo que fez pra mim e minha família, pra desencargo de consciência, muitas e muitas vezes, à recebi em casa, dando -lhe várias chances de mostrar ter melhorado como pessoa, não houve uma vez sequer que ela nunca disse nenhum desaforo ou desagrado dentro de casa, cheguei ao ponto de para agradar meu marido e fazer ele se sentir melhor, acabei me decepcionando com as cobranças dele que até hoje, indiretamente ainda faz! Quando minha filha mais velha tinha 8 anos, ela simplesmente virou pra ela e disse:” para de chamar ele de pai, pois ele não é seu pai!”, com a maior frieza para uma criança que também já estava de saco pra lá de cheio com o jeito dela! E quando eu consegui engravidar da minha segunda filha, muito esperada até pelos familiares, pois apesar de ela nos separar por dois anos, nos amamos e queríamos constituir nossa família novamente, apesar dos 10 anos de convívio, ela foi a única que não aceitou e a única que depois que minha filha nasceu, cobiçou, dizendo de uma maneira doentio:, olhando pra minha bebezinha:”Você vai morar comigo!”!!!! Dá pra acerditar? Somos de uma religião e ela fanática católica. Um dia dei mais uma trégua pra ela, resolvi deixar minha pequena com ela, na desculpa que eu precisava fazer umas coisas. Ela me pega minha menina e leva na igreja, sabendo que iria desrespeitar os limites, fiquei sabendo pela minha pequena que já havia 3 anos e me contou! A última descução feia que tivemos foi em casa, coloquei minha pequena de castigo, pois havia aprontado, coloquei ela no banquinho, seguimos éssa orientação atravéz do programa Super Nani! Evitamos os tapinhas! Ela ficou indiguinada com minha atitude, me desaltorizou, na frente da minha pequena e começou a falar… Aquilo foi a gota! Meu marido ao invéz de tomar uma atitude, pediu para uma pedir perdão pra outra. Minha reação, não como santa, mas como uma pessoa passifica até demais, olhei pra ela e simplesmente disse: -Me desculpa por não ser a nóra que a senhora gostaria de ter!. Quando meu marido disse pediu à ela que fizesse o mesmo! Ela disse: ” Perdão só pesso a Jesus”!!! Como se não bastasse foi embora dizendo que iria voltar quantas vezes quisesse para ver nossa filha! Comecei evitá-la até que chegou uma hora em que ela parou de vir em casa! Começou se fazer de vítima! Ligava várias vezes para o meu marido e às vezes ele nem queria atender, eu também muito menos! Concordei de ele levar nossa filha na casa dela que fica num bairro proximo daqui, ao invéz de ela vir em casa. Até chegar em um ponto em que ele joga na minha cara que ele tem vontade de chamar ela pra vir, mas que eu finalmente me imponho e digo à ele que se ela entrar por uma porta, eu saio pela outra.Ele ao mesmo tempo que me cobra isso, fica irritado com as ligações dela e com as chateações dos problemas dela repetidamentes váris vezes por dia! Minha sogra realmente faz muito juz á palavra “sogra”, passa longe da palavra mâe!
Agora eu pergunto: Como ter saco com uma pessoa doente como ela, que já deu todos os sinais de que não quer dar trégua e nem melhorar como pessoa? Vários se afastaram dela, hoje não sinto mais ódio dela, sinto pena! Mas é aquela pena: Ela no canto dela e eu no meu! Sei que um dia terei que contar pra minha mais nova, que hoje tem 5 anos, o porque de sermos afastadas, pois toda a minha família é unida! Sinto cisma de ela manipular minha pequena, como já fez algumas vezes, dizendo que gosta da mãe dela! Pura falsidade! Gostaria muito que fosse diferente, mas cheguei à conclusão que não depende só de mim, e ela não acha que está errada! Isso é que é o pior! Não desejo sogra como ela nem pro meu pior inimigo! É uma coitada mesmo! Ou se faz! Isso tudo foi um desabafo! Não achei prudente postar isso em uma rede social! Costumo ser discreta para não abalar meu marido, pois afinal de contas, se trata de sua mãe. É o que for mas, sua mae! Eu só tenho a lamentar, pois me vejo cada vez mais em uma situação difícil!
Sou vovó pela primeira vez estou muito feliz meu netinho é lindo e aprendi muito com esta materia ok filha Gisele.bjs.
Desautorizar os pais… principal razão de eu ter deixado de frequentar a casa dos meus pais…
Muito bom. Parabéns pelo texto!!!
Gostei muito do texto. É bom porque nos faz refletir e saber a importância da participação dos avós.
Ser avó esta sendo uma experiência incrível: renovadora, animadora, fortalecedora é uma alegria e emoção inexplicável. Anna Mel, Yan e os que virão serão sempre o complemento e a felicidade da família.
Amo ser Avo …………….
principal qdo eles falam vovoooooooooooooo…….ai amiga largo tudo e me entrego para eles……….jogo pulo brinco de tudo…….é so alegria………..kkkkkkk
lindo e necessario; amei.
adorei a matéria….sou apaixonada pelas minhas netas Maria Luizza,filha da minha filha e Ana Beatriz Filha do meu filho e Ana Vitoria presente de DEUS (meu filho adotou) eu passei porr momentos muito triste na minha vida e elas me ajudaram a voltar a viver são minhas estrelas,meu azul do céu….obrigada
Amei as dica já sou vó pela segunda vez estou amando procuro realmente fazer o melhor pra não interferir na educação que é cabivel aos pais, até porque eles estão se saindo muito bem…
Parabéns!! Vc está mais do que certa!! Admiro avós que pensam assim!!
Muito bonito o texto escrito aqui. Mas também gostaria de saber as10 coisas que toda a mãe deveria saber quando se encontram com seus filhotes nas casas dos avós.não vamos esquecer que hoje as meninas ganham filhos mais tarde e por conseguinte seus pais tb estão mais velhos e como toda aidade impõe restrições, como deve se comportar os filhos dos netos na casa de pais idosos. Quando minha mãe teve seu primeiro neto tinha 50 anos. Quenso fui avó pela primeira vez tinha 60? E tudo. Muito bonito quando se escreve algo passionalmente e tecnicamente. A realidade e um pouco diferente.
ADORO SER AVÓ. TENTO CURTIR E ESTAR PRESENTE NA VIDA DOS MEUS NETOS SEMPRE QUE POSSO. FICO MUITO FELIZ QUANDO ELES VEM FICAR EM MINHA CASA. AMO DEMAIS, SÃO MUITO QUERIDOS.
legal
Amei esse texto, e sei que como avó tenho participado de forma positiva na vida da minha netinha. Realmente o amor que sentimos por eles, transcendem tudo.
Excelente texto. Ser avó é muito gostoso e gratificante! Amo minha neta! Bjs
Amei o texto ! muita sabedoria e esclarecimentos incríveis !
TENHO 4 NETOS,2 MENINAS E 2 MENINOS,PARTICIPO DA VIDA DELES A TIVAMENTE,SEMPRE QUE POSSO ACOMPANHO- AS NA ESCOLA E NAS ATIVIDADES DO DIA A DIA.AMOOOOO OS DEMAIS.
É isso ai! Muito bom, né?
Obrigada pelo comentário, Iria!
Beijos!
estou adorando esta experiência, estou achando melhor que ser mãe em muitos momentos, pois quando estou cansada devolvo pra mãe e ainda posso ter segredos com meu neto mais velho que como mãe ,minhas filhas , não trocavam este tipo de atitude. Curtam muito, disponibilize tempo que você acha que deve ser seu para com estes pequenos. O mais importante de tudo é que recebemos uma energia tão limpa, tão doce que não devemos desperdiçar. Deixe de fazer coisas pra vocês para sentir esta troca. Não tem nada mais gratificante do que teu neto te chamar de VOZICA e dizer em voz bem baixinho em seu ouvido que te ama.É a força energética do DNA se renovando.
Muito bom! Serviu de reflexão para mim que estou sendo vovó.
Olá,poderia indicar esse artigo que você leu? Parabéns pelo blog.
Muito lindo adorei, parabéns.
Amei o texto, pois tive uma infancia maravilhosa ao lado de minha avó maternal, e momentos inesqueciveis, e hoje estou avó, curtindo e aproveitando a minha princesinha que esta recem nascida e não vejo a hora de ve-la crescer para aproveitar o maximo dela, rolar, cantar, dançar,pintar o sete com ela.Obrigado por esse incentivo maravilhoso as avós.
Boa tarde .meu filho desde quando nasceu que dorme com a vó dele..é um amor lindo que minha mãe tem por seu neto….ela faz coisas por ele que eu como mãe não faço…beijos
Adorei a matéria, parabéns…Como sempre falo: Ser avó é ser mãe duas vezes.
Adoro ser avó, meus netos são energias, transformadas em Amor!!
Gostei muito!
Pensamentos muito acertados. Parabéns.
Fátima
Oi Fátima! Que bom que gostou! Mil Bjss
Achei a matéria excelente, sou vovó há 8 meses e quando fico com meu neto para minha filha trabalhar, me sinto no paraíso, porém respeito a maneira como ela o educa, claro que faço uns mimos a parte. rsrsrs.
Muito obrigada.
Oi Maria Rita! Muito obrigada querida! Parabéns pelo netinho!!! Mil bjss!!
Adorei as 10 coisas que toda avó deve saber e me vi na maioria delas . Tenho 3 netos Bruna com 21 anos e que criei até os 11 anos e os gêmeos Luca e Lorenzo que estão com 3 anos e meio !! Amo de paixão minha princesa e meus pequenos príncipes e eles sempre ficam comigo quando os pais viajam !! Eles tem o quartinho deles com a caminha igual a da casa deles e procuro fazer as coisas da forma que eles estão acostumados com alguns mimos e gulodices extras rsss …. Para mim , ser vovó é a coisa mais deliciosa que a vida me proporcionou !!! Amo estar com eles , passear , brincar e olhar quando estão dormindo , mas é incrível a necessidade que tenho quando a saudade bate , eu preciso sentir o cheirinho deles !! É um amor diferente , e sou agradecida ao meu genro e minha filha pela confiança que depositam em mim !! Bjsss
Oi Eliane! Fico feliz que tenha gostado!! Que fofa você! Eles devem se sentir totalmente seguros em deixar os bens mais preciosos com vc!! Delícia essa confiança, que é fruto de amor e dedicação que vc tem com eles! Mil Bjss querida!
As melhores recordações da minha infância e adolescência,são também com os meus avós, sobretudo com a minha avó, pois o meu avô morreu tinha eu quase 7 anos. Da minha avó tenho muitas saudades, ela foi a 1ª pessoa que me segurou quando nasci, pois foi ela a parteira que me ajudou a vir ao mundo, até porque era a profissão dela. Vivi com ela, até ir para a minha própria casa e durante anos era nela que eu confiava e a quem pedia conselhos e ajuda, até porque não dizê-lo monetária, eu tinha na minha avó o meu porto seguro e até talvez tenha sido a pessoa que mais gostou de mim. Tivemos alguns pontos de fricção, é certo, gerações muito diferentes, eu gostava de ouvir os Beatles e ela dizia que era uma música muito barulhenta “esta rapariga dá comigo em doida com tanto barulho” :D eu sabia que podia sempre contar com ela, ela faria tudo o que estivesse ao seu alcance para me ver feliz e satisfeita. Reconheço tudo isso, sobretudo agora, à distância de tantos anos. A minha irmã, a minha avó e eu. https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/…/1010340… Hoje, também eu sou avó de 3 meninas e 4 meninos, os tempos mudaram e sou de facto uma avó mais “prafrentex” uso calças de ganga corro jogo à bola subo às árvores, etc. Mas, no essencial sou como as outra e como foi a minha, gosto de lhes dar o chocolate escondido, mesmo quando não devia dar, e de lhes fazer certas vontadinhas. Mas,concordo que no essencial temos que educar também, mas as boas recordações que guardamos dos nossos avós, são aquelas em que eles nos protegiam e às vezes faziam que não viam as nossas traquinices.
Oi Graça! Adorei seu depoimento!! Muito lindo! Vc deve ser uma super avó!!!! Seus netinhos devem amar estar perto de vc! Parabéns!!! Mil Bjss e muito obrigada!
PARABÉNS!!! RENATA… SOU AVÓ A APENAS 1 ANO E 10 MESES, ESTOU ADORANDO E CURTINDO MUUUUITO, SEU TEXTO É EXCELENTE, VOU APROVEITAR BASTANTE.
OBRIGADA PELAS LINDAS DICAS.
O 8º MANDAMENTO É DEMAIS.
BEIJINHOSSSSSSSSSSS
Oi Rosa!! Obrigada querida!! Fico muito feliz que tenha gostado!!! Obrigada à você, pelo carinho! E parabéns pelo netinhO!! Mil Bjss
Muito verdadeiro,bem escrito e objetivo. Gostei e recomendo
Oba Carmem!! Que bom!!! Fico feliz que tenha gostado! Bjssss
Muito interessante todos os itens,acrescento que avós tem tempo de observar com muito mais atenção cada conquista das crianças.
Oi bartira! É isso aí! muito obrigada pelo complemento ao post!!! Mil Bjss querida
Estamos esperando o post “As dez coisas q toda mamãe precisa saber”, escrita por uma vovó!
Annah
Adorei o texto! Sou avó e procuro ajir assim, com muito amor e carinho!!!
Oi Asta! Obrigada!!! Muito amor e acinho é o que os netinhos mais precisam das avós!!! Bjsss
Adorei o texto, é assim que todas as avós deveriam fazer , dar muito carinho e atenção aos netos mais sempre respeitando os pais,pois sou avó de dois netinhos uma de 10 meses e outro de tres e indo para um terceiro, e estou adorando ser avó e sempre respeitando os pais deles, beijos
Oi Rose! Que bom que gostou!!! Que delícia que deve ser ter netinhos! Aproveite muito todos eles e parabéns pelo que está para chegar! Um beijão!
Adorei. Sou esta avó, apaixonada, presente que ajuda na educação e sobretudo que dá muito mimo. Nunca perco a paciência com minha amadinha, enquanto as mães por serem mais atarefadas se estressam com mais facilidade.
Oi Almeri! Parabéns! Vc deve ser uma super avó!!! Seus netinhos devem adorar!! Mil Bjss querida
boa noite,sou sou avò há vinte e oito dias de benjamim,estou na casa dele cuidaando dele e da mâe,sou avó paterna ele é filho do meu único filho
Oi Alcilene! Que delícia! Parabéns vovó!! Vai se deliciar com o netinho recém-chegado! Aproveite muito! Mil Bjss
Muito bom.Adorei.Sou avó de seis netos e eles são presentes de Deus para mim.Obrigada pelo texto.
Oi Cecília! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada e parabéns pelos seis netos!!! Mil Bjss
Excelente post!
O amor de avó é duplamente incondicional! Todo mundo diz que avó é aquela pessoa com quem a criança estabelece uma relação de amor tal qual ocorre entre mãe e filho, porém sem as broncas que os pais costumam dar… De certa forma, isso possui um pouco de verdade, afinal quem nunca foi para a casa da avó e teve todas as suas vontades sendo realizadas? O papel da avó é essencial no desenvolvimento da criança, porque, além da experiência e ensinamentos, oferece um amor abrangente e intenso!
Oba! Que bom que gostou!! E casa da avó é isso aí! Eu tenho lembranças incríveis!!!!!Temos que estimular essa relação!! Mil bjss e muito obrigada!!
Ah… também gostaria de indicação de livro(s) que vocês julguem o(s) melhor(s) para papais de primeira viagem. Será de extrema importância para mim (como madrinha e futura mamãe, se Deus quiser!!!!)! Muito obrigada pela atenção! Beijos e sucesso!!!
Oi Si!! Já fizemos um post sugerindo alguns livros para os pais! Dá uma olhadinha aqui: http://www.justrealmoms.com.br/dicas-de-livros-para-mamaes/
Espero que ajude!! Mil Bjss
Adoro o blog de vcs!!!! Ainda não sou mamãe, mas sou madrinha e aguardo ansiosamente um post sobre o que todos os padrinhos/madrinhas devem saber ou fazer!!! Será que estou acertando?! Hehehe! Beijinhos!!!!
Oi Simone!!! Que delícia! Muito obrigada!! Adorei sua idéia!!! Vamos preparar um post com este tema!!!! Tenho certeza de que vc está acertando, já percebi que é super dedicada ao afilhado(a)!!!! Mil Bjss
Adorei o post, Rê!!! Ter avós é simplesmente maravilhoso e graças a Deus ainda tenho minhas duas avós, sempre estiveram presentes contando historias, brincando, fazendo coisas gostosas…é uma dadiva. E agora sendo mãe vejo a paixão da minha mãe pelo meu filho, e impressionante este amor e dedicação. Amei tudo que escreveu. Super bjo.
Oi Ju!! Ter avós é demais e ser avó deve ser mais ainda!!! Que bom que gostou!! Mil bjss querida!!!!
Oi Renata, amei esse post!!! Já repassei para minha mãe e sogra! É assim mesmo! Assino embaixo de todos os itens!! Um gande beijo
Oi Duda! Que bom que gostou! Vale a pena repassar mesmo! Rsrs!! Muito obrigada!!! Mil Bjsss
li o artigo e fiquei muito triste por meus filhos naõ terem esse contato com a avo deles pois minha mae faz diferença entre netos e os meus p ela naõ significam muita coisa
Sinto muito sandra!! Ate nós passamos por essa aguenta!
Excelente texto, centrado e equilibrado! Parabéns!
É exatamente assim que deve ser!
Muito Obrigada Fatima! Fico feliz que tenha gostado!!! Mil Bjsss
Fazem 25 dias que sou avó!!! Só que meu neto nasceu na Irlanda e eu estou em SP fazendo tratamento contra cancer de mama e nao pude ir ve-lo nascer… Mas estou confiante que vou poder passar o Natal c/ele, se Deus ajudar. Adorei o trabalho e VIVA AS AVÓS!!!!!
Oi Marlisa! Que alegria! Parabéns!!! Fique firme que vc ainda vai aproveitar e mimar muito seu netinho! Mil bjss e força!
Marisa, boa noite!
Que Deus, em nome de Jesus te cure e te dê longevidade para acompanhar sempre seus netos.
Que ele restaure sua saúde.
Bjs
Achei MUITO BOM O TEXTO , FICAREI MUITO FELIZ DE PODER VIVENCIAR AS 10 coisas com meus netos com saúde e muita alegria bjo
Adorei o texto. Obrigada!!!!
Concordo com tudo e assino em baixo. Bjs
Vou ser vovó
Serei avó em breve…as dicas são excelentes !