quarta-feira, 10 setembro, 2025

Amamentando e precisa voltar a trabalhar? Confira algumas estratégias!

 

Olá, moms!

Tudo bem?

Estão amamentando e têm que voltar a trabalhar? Hoje a Gabrielle Oliveira, nossa colunista de NY e mamãe do Jack, trouxe algumas estratégias que facilitam esta fase!

Confiram!

 


 

Olá, mamães de plantão que estão amamentando, mas que precisam voltar a trabalhar!

O que fazer?

Aqui nos Estados Unidos, mais e mais as empresas e universidades estão criando estruturas (como salas exclusivas para mamães) e horários flexíveis para o aleitamento. Se você vai voltar a trabalhar, mas quer continuar dando de mamar ou apenas quer que seu bebê tome leite materno, existem algumas estratégias que podem ajudar!

Eu falo por experiência própria: já tirei leite no avião, em reuniões, banheiros públicos, banheiros de lojas, salas de aula, salas de reunião. Vocês não imaginam as histórias! Até no táxi aqui em NY já tive que tirar!

Hoje o Jack, meu filho, está com 8 meses e ainda toma leite materno. Eu dou de mamar no peito somente de manhã e tiro leite durante o dia. Eu basicamente experimentei todas as máquinhas de extrair leite – quando digo todas, eu quero dizer TODAS!

Às vezes nosso corpo demora a se adaptar a uma máquina que não é o bebê sugando o leite, então algumas mães se frustram, pois não conseguem tirar muito leite logo que começam; ou, ao contrário: no começo tiram muito leite e no decorrer do tempo a quantidade de leite diminui.

Outra opção é: se você não estiver produzindo a quantidade de leite que seu bebê toma, você pode misturar a fórmula com leite materno.

Depois de falar com mais de quatro consultoras de aleitamento, duas médicas, algumas enfermeiras e minha pediatra, eu tenho algumas dicas que para mim funcionaram:

 1. Encontre uma máquina de extrair leite que melhor funciona para você.

Eu aluguei uma da Medela que é a usada em hospitais. Achei mais confortável e menos intensa. Mas como ela é grande, fica estacionada em casa ou eu levo para viagens mais longas. Se chama Medela Symphony, eu tentei alugar no Brasil e só estava disponível para venda. Mas eu também tenho a Medela Freestyle Hands-Free.

Essa é uma máquina menor, com motor não tão potente que você pode levar para o trabalho. Ela é vendida com uma estrutura de ganchos que literalmente deixam suas mãos livres. Você pode falar no telefone, escrever emails no computador ou almoçar enquanto tira o leite.

E também adquira o extrator de leite da Medela que é manual. Esse não tem motor e você tem usar em uma mama de cada vez. Mas se às vezes você se atrasa e sente que o peito vai explodir, esse extrator é uma mão na roda.

Os extratores da Medela são todos fase dupla, ou seja, eles começam com sucções rápidas imitando o bebê quando ele começa a mamar e depois viram mais fortes e longas. A qualquer momento você pode aumentar a intensidade e a velocidade. O importante é sempre se sentir confortável e sem dor.

2. Coloque suas sessões de “tirar leite” no seu calendário enquanto estiver no trabalho, assim você impede aquele impulso de marcar coisas ao mesmo tempo.

Tente tirar leite 2 ou 3 vezes no trabalho – de preferência entre 3-4 horas. Localize um lugar onde você possa sentar por 15 a 20 minutos.

O melhor sempre é tentar usar um pouco do horário do almoço. Não sei como são as leis no Brasil, mas aqui nos Estados Unidos toda vez que chego em algum lugar eu já aviso: sou uma nova mãe e estou amamentando, existe algum lugar onde eu possa tirar leite?

Eu conheço praticamente todos os banheiros de lojas da cidade de NY porque já tive algumas urgências.

Se não houver refrigeração, leve um cooler (vendido com a Medela ou outra marca) e coloque as garrafinhas de leite lá. Não se esqueça de colocar os pacotes de gelo no cooler que duram até 12 horas.

Quando chegar em casa, você pode transferir o leite para saquinhos plásticos da marca Lansinoh ou Medela (aqui nos Estados Unidos já usei outras marcas também, mas prefiro estas duas) que já vêm pré-esterilizados e têm espaço para colocar data, horário e quantidade de ml de leite.

É muito importante marcar a quantidade, pois após congelado o leite expande.

3. Faça um sutien ou compre um próprio para a máquina de tirar leite (a marca Simple Wishes tem).

Eu acabei fazendo meus próprios – peguei um top de ginástica e fiz um furo (bem pequeno, porque eles aumentam) em cada lado onde está o mamilo. Assim você pode colocar as partes do extrator de leite (o cone espeficamente) encaixado lá e tirar leite fica realmente mais fácil.

Eu tenho um poncho da marca Poncho Baby que basicamente esconde tudo e poucas pessoas reparam que estou usando a máquina de tirar leite.

 4. Alguns produtos me ajudaram na produção de leite (além de comer bem, dormir, e tomar muito líquido).

– Fenugreek: em português se chama Fenacho, ou Feno Grego, e pode ser comprado em cápsulas ou em chá.

– Aveia: aqui nos Estados Unidos é o Oatmeal. Tem uma receita de cookies que usa aveia, semente de linhaça e um fermento que chama Brewer’s Yeast que também ajuda muito.

– Água de coco e Gatorade sempre me ajudaram muito.

Nos Estados Unidos é recomendado usar o leite congelado entre 4 e 6 meses, mas só se este estiver em um freezer separado da geladeira e que não é constantemente aberto. No Brasil é recomendado usar em 15 dias, mas a explicação é: a maioria dos freezers são parte da geladeira, então são menos gelados.

Eu pesquisei muito sobre as recomendações sobre coleta de leite materno e elas mudam de país para país, e como eu moro aqui nos Estados Unidos, sigo o que eles recomendam. Já transportei muito leite em viagens, então se tiverem mais dúvidas é só perguntar.

E a lei da quantidade de líquido que pode ser levada no avião nos Estados Unidos não se aplica para fórmula ou leite materno, mesmo que a mãe esteja viajando sem o baby!

Essas são algumas dicas que funcionaram para mim! Se vocês tiverem suas recomendações, adoraria escutar!

Beijos.

Gabi

Gabrielle Oliveira, além de mamãe do Jack, é doutorada em Antropologia pela Universidade de Columbia, Nova York, e pesquisa há 5 anos temas sobre a maternidade e educação de crianças e adolescentes.

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

  1. Gabrielle, parabens pelo relato. Muito util e concordo demais com as suas dicas. Passei desta fase, mas entre o setimo mês e 1 ano do meu bebê tirava leite duas vezes ao dia no trabalho, usando uma bomba da Phillips, na sala de reunião. Todos os meus colegas brincavam que era a pausa para a ordenha, rsss. Com isso consegui manter minha podução elevada e pude manter meu bebe tomando leite materno ate agora, com quase 2 anos ele ainda mama. Ė muito importante contar isso para as mães que precisam voltar ao trabalho, mas querem manter o aleitamento materno. Abraco, Vivi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

6 razões para a comida de verdade fazer parte da mesa da sua família!

Não é segredo nenhum que uma boa e balanceada alimentação é importante, mas sempre vale lembrar. Então, confira 6...

Aceitação do corpo pós-parto

Desde o início da gestação, nosso corpo já começa a mudar gradativamente. Mas, é quase unânime a dificuldade da...

Repelentes Infantis: Qual podemos usar nas crianças?

Quem aí tem mil dúvidas em relação aos repelentes infantis? Quais podemos usar? Como aplicar? Quais os diferentes tipos?...

Como transmitir o pressuposto de “Regra e Poder” para seus filhos? – por Luiz Alberto Hanns

  Olá, meninas! Tudo bem? Hoje teremos mais um post delicioso e fundamental para nós, que queremos ser pais educadores! Como já citamos...