sábado, 6 setembro, 2025

Alessandra Garattoni dá as dicas!

Oi, meninas! Hoje quem dá as dicas é a querida Ale Garattoni!!

Mãe da pequena Maria Helena, de sete meses, Ale é uma das pioneiras no universo dos blogs. Lançou, em 2007, o famoso ItGirls, um blog de moda, que reúne tendências, lifestyle, viagens, dentre outros assuntos. O sucesso foi tanto que o blog virou livro e já está na sua quarta tiragem!

Além deste livro, ela possui outros três publicados no formato e-book: Coisas que só uma mulher entende, Guia de NY para principiantes e Emprego dos sonhos! E não para por aí… Ela juntou outros três blogs autorais em um site que leva seu próprio nome: Alegarattoni.com.br! Nele, você encontra dicas incríveis sobre diversos assuntos, inclusive o nosso preferido: maternidade!

O Tô Grávida tem dicas e textos deliciosos sobre o universo infantil! Vale muito a pena a visita, vocês vão adorar!!

Uma mãe real, com dicas reais! Está incrível!

Aproveitem!

Mil Bjss

ale21


temas1

Eu era um zero à esquerda no universo baby. Não tinha a menor ideia de enxovais, quantidades, itens necessários, nada. Conheci logo no começo da gravidez a Miriam Wu, que faz o serviço de concierge de enxovais e monta uma lista de acordo com seu perfil e prioridades.

Ainda que hoje a gente já consiga referências de listas na internet ou com amigas, me ajudou muito ter essa consultoria sob medida como ponto de partida. Fiz questão de reeditar pessoalmente a lista que ela preparou: cortei algumas coisas, acrescentei outras, mas não saberia nem de onde começar sem isso. (tfmconcierge.com).

ale1

Já para as próprias mamães, minha melhor dica se chama limpeza e hidratação de pele. Como não podemos usar muitos cosméticos durante a gravidez, a pele acaba sentindo.

Coincidentemente, é nessa fase que ela fica mais sensível, com algumas ocorrências de acne em uns casos, ressecamento em outros e muita tendência a manchas para todas.

Passei a fazer limpeza + hidratação no consultório da minha dermatologista no 4º mês e segui essa rotina mensalmente até o fim da gravidez. Minha pele agradeceu muito! (limpeza com Luciana – mãos mágicas! – na clínica TRE Dermatologia, no Itaim – Tel 11 3845-4477)

ale3

E, por último, acreditem no papo de mergulhar em óleos e cremes anti-estrias! Tenho uma super tendência a elas, engordei 22 quilos (!!!) e, mesmo assim, saí ilesa! Usava duas vezes ao dia e meus favoritos eram o óleo de banho e o hidratante de amêndoas da L’Occitane.

ale2


temas2

Logo no comecinho da gravidez, assumi uma postura de só ler coisas leves e positivas sobre o assunto. Minha médica diz que, em tempos de Google, as mulheres se tornaram muito mais neuróticas e preocupadas. Eu, que sou super impressionada (é ler sobre uma doença rara que já começo a ter os sintomas!), percebi que o tal ditado “a ignorância é uma benção” faz muito sentido na gravidez.

Li alguns livros de educação durante a gravidez e todos falavam muito sobre a importância da rotina. Eu, que já sou chegada a métodos e organização, fiquei com essa ideia na cabeça e, desde bem cedo, fui colocando-a em prática com a Maria Helena – horários de mamadas, de banho, de apagar a luz…

Coincidência ou não, a MH começou a dormir a noite toda logo que completou dois meses (e assim segue até hoje, com alguns raros dias de noites interrompidas no meio). Acho que cada mãe sabe o que é melhor pra si – e vejo que não há unanimidade na maternidade -, mas isso funcionou pra mim e creio que seja a melhor pedida para quem gosta de um certo ritmo e até tempo pra si.

ale4


temas3

Minha barriga só foi aparecer mesmo com uns cinco meses de gravidez, então, até lá, eu segui usando as minhas próprias roupas normais.

A partir do sexto mês, comprei uns dois jeans com ajustes na barriga, uma calça preta e uma pantalona de seda marinho e passei a me virar com isso e as minhas próprias regatas (fez calor minha gravidez toda). No finzinho da gravidez, descobri uma calça que amo até hoje: ela é larguinha (tipo pantalona), de uma malha deliciosa e tem um ajuste na cintura, que dá um efeito bem bacana.

Se chama calça Flavia, tem um preço ótimo e vende na Silmara Bebê. Fiquei tão viciada nessa calça que semana passada comprei mais uma em tamanho menor, porque mesmo não-grávida ela segue parte do meu “uniforme” de dia a dia!

p.s.: Tenho super poucas fotos grávida! No máximo um ou outro selfie pro instagram!!

Como quase todas as mães de meninas, amo enfeitar minha filha, principalmente com vestidinhos lindos! Amo os da Silmara e os da Paola da Vinci. Mas no dia a dia, gosto que ela fique à vontade e super confortável. Agora no verão, ela tem usado muito shortinho e jardineiras de malha, peça que nós duas amamos!

Amo as coisas básicas da Baby Cottons, mas também temos bastante peças assim da Carters e da Baby Gap, que mesmo no Brasil tem ótimo custo-benefício.

ale12

ale13

ale11

ale10

ale8

ale7

ale6

ale20


temas4

Ela ainda tem só sete meses, então não rolou nenhuma grande comemoração. Só fiz bolinhos em família no 1º e no 5º mês, além do batizado!!

Bolinho de “mêsversário”

ale14

 

Batizado

ale26

ale25

ale22

ale19


temas5

No começo da gravidez, eu dizia que queria um quartinho bem clean, neutro, sem excesso de cor-de-rosa. Mas foi um rosinha aqui, um rosinha ali e quando vi o resultado final… Ficou bem rosa!! Mas no geral, segui a ideia original, que era de cor de palha + móveis cor de pátina + detalhes em rosa. Como décor, o primeiro item que encomendei foi o quadrinho de maternidade de ursinhos da Rosaria Cunha, de quem virei fã!

Minha peça favorita é a poltrona de amamentação: fiz test-drive em vááárias e me apaixonei por essa, da Mama Art. Acho que foi uma das compras mais acertadas do enxoval, ela é tão, mas tão confortável que dá vontade de ficar o dia todo nela! Valeu a pena.

Uma outra dica de algo que amo é o kit-higiene. Não encontrava nenhum que eu gostasse, achava todos caros e com muito fru-fru, nada a minha cara.

Daí encontrei uma bandeja de acrílico que fiz com o fundo em estampa floral, a mesma dos tecidos do berço, trocador e sofá-cama, e comprei potinhos brancos em uma loja de coisas de casa. Ficou do jeito que eu queria e gastei menos do que todos que havia visto até então. Sem falar que ficou 100% coordenado com o quarto em si!

 

Quarto da Maria Helena

ale16

 

Porta de maternidade Rosária Cunha

ale17

ale24

 

Kit-Higiene

ale15


temas6

Quis esperar os primeiros meses antes de fazer a primeira viagem, que deverá ser agora em janeiro para o Rio, onde ela vai finalmente conhecer a terra da mamãe carioca!! Não vejo a hora dela conhecer a praia! Aqui em SP, fazemos programações bem “paulistinhas”, como: shopping, parque e passeios pelo bairro.

ale5

ale18

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

4 COMENTÁRIOS

  1. Re,

    Sou super fã do blog da Alê e sigo desde os tempos do it girl!
    Eu me apaixonei pelo vestido do batizado da Helena. Vc sabe me dizer a marca?
    Bjos

  2. Fiquei apaixonada pelas pernocas da bebê, que delícia, vontade de morder rsrsrsrs… Realmente quando eu estava grávida eu sempre corria para o google toda vez q tinha alguma dúvida e lá aparece de tudo claro, temos q saber filtrar, ótima dica! bjos

    • Oi Dé!! Fofa demais a filha dela né? Também adorei essa dica, pq até hoje, às vezes entro no Google e me desespero por causa do que encontro… Rsrs!!!! Mil Bjss

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Fernanda Piva Vidigal dá as dicas!

      Olá, meninas! Hoje quem dará as dicas é a lindíssima Fernanda Piva Vidigal!   A Fefa (como é chamada) é literalmente...

Ana Carolina Meireles dá as dicas!

      Oi, meninas!   Hoje quem dá as dicas é a Ana Carolina Meireles!   A Nana, como ela é chamada, é uma das...

Camila Mancebo Pimentel dá as dicas!

  Oi, meninas, Hoje quem dá as dicas é minha amiga querida, Camila Mancebo Pimentel! A Camu, como é chamada, é daquelas...

Sarah Oliveira dá as dicas!

    Oi, meninas!   Hoje quem dá as dicas é a querida Sarah Oliveira!   Mãe ultradescolada da pequena Chloé, de 8 meses, Sarah...