Oi, moms!
Tudo bem?
Toda mãe já deve ter escutado sobre a importância dos primeiros 1000 dias na vida das crianças, não é mesmo? Resolvi ler um pouco mais a respeito e descobri que dentro desse período estão também os dias da gestação, vocês sabiam? Nos primeiros mil dias estão sendo contabilizado os 270 dias de gravidez + 365 dias do primeiro ano de vida do bebê + 365 dias do segundo ano de vida do bebê.
Nesse período, o crescimento e o desenvolvimento atingem seus picos e uma nutrição adequada pode garantir um crescimento e o desenvolvimento mais saudável, além de contribuir com a redução do risco de desenvolver na idade adulta obesidade e doenças cardiovasculares.
Toda mãe deveria se conscientizar disso, então resolvemos adotar essa causa e passar mais informações a respeito deste assunto para nossas leitoras!
Vamos tentar explicar os principais cuidados que as mães devem ter com os filhos nestes 1000 dias. São eles:
270 dias de gestação:
Nesse período os bebês passam de uma única célula a vários trilhões, crescendo mais do que em todo o resto da vida. Para que o crescimento ocorra de forma saudável, a alimentação da gestante deve ser balanceada e com alimentos saudáveis e sem excessos.
Entre os nutrientes que não podem faltar no prato da gestante estão ferro, vitamina C, cálcio, ômega-3 e fibras.
Comer de forma correta também é a melhor maneira de garantir que a futura mamãe ganhe peso de forma adequada – isto é, nem muito nem pouco. Mulheres que comem demais estão propensas a desenvolver diabetes, por exemplo, o que oferece riscos ao bebê. Por outro lado, aquelas que fazem dietas excessivas na gestação podem deixar de oferecer nutrientes importantes ao pequeno.
365 dias do primeiro ano:
Aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida e, a partir daí, a amamentação acompanhada de água, sucos, chás, papinhas e alimentos sólidos com quantidade de proteínas, vitaminas e sais minerais, adequada para o desenvolvimento nesta fase, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dormir bem também é algo muito positivo para os bebês. Afinal, é por meio do sono que hormônios e células responsáveis pela manutenção do organismo são produzidos e que a memória é consolidada.
Carinho, afeto e contato físico são alguns dos ingredientes essenciais para estabelecer e fortalecer os vínculos com o filhote. Receber amor e atenção contribui para o desenvolvimento neurológico e também para a imunidade do bebê.
Uma criança com uma base emocional sólida tende a ser mais segura no futuro.
365 dias do segundo ano:
Até o final do segundo ano, as crianças já desenvolveram boa parte das habilidades de um adulto. Elas andam, falam, pulam, cantam, contam histórias… Para que o desenvolvimento atinja todo o potencial alguns nutrientes são fundamentais:
Ofereça frutas, verduras, legumes, temperos naturais em diferentes preparações. E nem é preciso dizer que itens cheios de açúcar, gordura e sódio devem passar longe do prato do pequeno.
Além disso, não se esqueça de que a família deve ser exemplo. Se você quer que o seu filho coma frutas, então consuma esses alimentos na frente dele.
……………………………………………………………………………………………………………………………………….
Além do crescimento e desenvolvimento, a nutrição adequada nos primeiros mil dias também proporciona o amadurecimento imunológico. O intestino é um órgão importante para a defesa do nosso corpo, e o correto amadurecimento de suas mucosas e de sua flora bacteriana promovem um aumento da imunidade e consequentemente protege contra alergias e infecções.
A Nestlé é uma das principais apoiadoras da causa dos primeiros 1000 dias de vida e isso se tornou a base de comunicação e desenvolvimento de produtos da empresa para crianças pequenas. Amei o filme sobre os primeiros 1000 dias de vida que eles produziram inspirados nos stand-ups de comédia. Vale a pena assistir. Vejam que coisa mais fofa:
http://youtu.be/Lv3Qv2mfKDM
Fonte: Nestle Começar Saudável