domingo, 14 setembro, 2025

Alergias respiratórias em crianças

Essa época do ano é super normal os filhos ficam com alergias e por aqui é uma loucura com as nossas mamães! Então, hoje viemos compartilhar sobre alergias respiratórias em crianças!

Alergias Respiratórias em Crianças Dra Brianna Nicoletti Alergista Just Real MomsOi Mamãe e Papais! Quem ai está com os filhos em casa sofrendo com as alergias respiratórias? Aqui já falamos é uma loucura e temos até falado bastante do uso de nebulizadores (ou inaladores) para ajudar, né!?

Bom, aproveitamos para compartilhar um post da nossa colunista Dra. Brianna Nicoletti – com especialização em Alergia e Imunologia pela USP – que vai falar um pouco sobre este assunto.

Ela conta um pouco dos sintomas, alguns passos com o que fazer, brevemente falou de medicamentos (porém SEMPRE consulte o seu Pediatra/Médico!) e um pouquinho sobre imunoterapia.

Confira e aproveite para mandar para outras amigas mamães que possam precisar dessas informações!


A estação do outono e inverno, é comumente relacionada com a piora dos sintomas das alergias.

Isso porque é neste período do ano que ocorre uma diminuição na umidade do ar, alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica.

Então, vamos falar um pouquinho das alergias respiratórias nas crianças?

A rinite alérgica pode começar em qualquer período da vida, porém, é pouco frequente antes dos 12 meses de idade.

Os sintomas clássicos da rinite alérgica são: crises de espirros, coriza (secreção clarinha), coceira no nariz (podendo atingir também os olhos, ouvidos e a garganta) e entupimento nasal.

Uma criança com pais alérgicos terá aumentada de 50% a 70% a chance de desenvolver uma doença respiratória, inclusive rinite alérgica.

No Brasil, segundo dados do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC), mostrou frequência média de cerca de 26% das crianças com rinite alérgica. Nos adolescentes/adultos esse percentual vai a 30%.

O primeiro passo, diante de uma alergia respiratória, é fazer o controle ambiental, retirando possíveis objetos que podem acumular ácaros, como cortinas e tapetes, encapar colchão e travesseiro com capa impermeável.

Para ajudar nessa limpeza, sempre recomendamos o aspirador do Grupo Rainbow. Ele utiliza a água como filtro e é o único que possui o FILTRO HEPA H13 (HEPA: High Efficiency Particulate Arrestance), o mesmo utilizado em hospitais, que retém 99,97% das impurezas e agentes alérgicos presentes no ar.

E ainda, deixar o ambiente iluminado e bem arejado, evitar animais no quarto e na cama da criança.

Uso de medicações PARA CONTROLE DAS ALERGIAS RESPIRATÓRIAS (jatinhos nasais, antialérgicos etc) e o que chamamos de IMUNOTERAPIA (tratamento de dessensibilização) conhecidas como “vacinas para alergias”, são outras formas de tratamento que podem ser definidas pelo especialista de acordo com o tipo de rinite e perfil alérgico do paciente.

Nas crianças o tratamento de imunoterapia está autorizado a partir de 2 anos de idade e se bem indicada e bem feita, muda a história alérgica desta criança e suas repercussões a longo prazo.

A imunoterapia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1998, como a única modalidade terapêutica capaz de alterar a evolução de algumas alergias (como as respiratórias, alergias de pele, alergias a insetos, alergias alimentares etc).

E também, de fato “tratá-las” e não apenas realizar o controle destas doenças, assim como prevenir novas sensibilizações.

A Imunoterapia age modificando a resposta do sistema imunológico. Assim, a criança (ou adulto) em tratamento passa a tolerar melhor o alérgeno que antes provocava uma série de reações inflamatórias alérgicas.

Atualmente a imunoterapia pode ser feita de forma injetável subcutânea e sublingual.

A eficácia das 2 modalidades é a mesma!

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Então, vale a pena considerar esta forma de tratamento, sim.


Por fim, se gostou desse post sobre alergias respiratórias em crianças, aproveite para ler também: “Atenção! Seu bebê está fazendo barulhos estranhos quando respira ao dormir?”, “Alergia em Crianças: Como cuidar do quarto de nossos filhos?” e “Respirar pela boca é normal?”.


Crédito: Cortesia

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Sobre ser mãe – por Carolina Toledo

  Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Quem nos acompanha aqui no blog sabe que temos um espaço para as nossas leitoras...

Meu filho não me ouve! Por quê?

Por que o meu filho não me ouve? Nem sempre conseguimos entender... Suely Buriasco nos traz 5 estratégias para...

Manejo do Estresse: Qual é o impacto do estresse na Infância?

Sabemos que o estresse traz muitas consequências não apenas físicas, mas emocionais e psicológicas também! Mas você sabe qual...

16 Perguntas para fazer ao seu filho antes dele dormir!

  Olá! Esses dias, conversando com uma amiga, ela me perguntou se eu conversava com meus filhos antes deles dormirem e...