quarta-feira, 10 setembro, 2025

Setembro Laranja: Combate à obesidade infantil

Em celebração do Setembro Laranja, nosso colunista Dr. Paulo Telles, traz dicas de como prevenir à obesidade infantil. Confira abaixo!

Setembro Laranja Combate à obesidade infantil Dr Paulo Telles Just Real Moms

Oi Mamãe e Papais! Hoje trouxemos um post incrível sobre o Setembro Laranja. Para quem não conhece, é o mês do combate à obesidade infantil.

Os números de obesidade têm aumentado assustadoramente nos últimos anos e agora, com a Pandemia do Covid-19, o sedentarismo e maus hábitos se tornaram mais evidentes também.

A obesidade não traz apenas inúmeras consequências físicas para esta criança desde cedo e até a fase adulta, mas sérios problemas psicológicos e sociais.

Nosso colunista, o Pediatra Dr. Paulo Telles, traz informações riquíssimas no tema, além de exemplificar todos as consequências da obesidade e como podemos trabalhar para preveni-la.

Confira abaixo e não deixem de mandar para outras mães e pais!


Estamos entrando no mês de combate à obesidade infantil, talvez o tema mais importante das últimas décadas quando falamos de saúde infantil.

Estamos vivendo uma epidemia de ganho de peso, de sobrepeso e obesidade. Temos que encarar a obesidade de forma complexa, e direta!

A criança obesa é uma criança doente!

Pode ser difícil muitas vezes de ouvir e enxergar desta forma, mas só assim conseguiremos melhorar este cenário tão preocupante.

Os números são assustadores:

Em 1975 existam 11 milhões de obesos, sendo que destes apenas 1,6% eram crianças.

Em 2016, 41 anos depois chegamos a 126 milhões de obesos no mundo, destes 14% são crianças, estou falando de quase 18 milhões de crianças e isso antes da pandemia da Covid-19.

Certamente hoje em 2021 estes números estão muito piores.

Temos que alertar e entender que o melhor momento para mudarmos estas estatísticas é a infância, pois 80% dos adolescentes que estão obesos serão adultos obesos.

A prevenção, conscientização é sem dúvidas a melhor forma de cuidar para que nossas crianças e adolescestes sejam adultos saudáveis.

Você sabia que existe uma associação clara entre obesidade na infância e maior risco de mortalidade por doenças cardiovasculares na vida adulta?

Além também de uma maior associação com doenças dermatológicas, endocrinológicas como diabetes, gastrointestinais, neurológicas, ortopédicas, como desvio de coluna e problemas articulares, problemas psicológicos e sociais como depressão, baixa autoestima, alterações respiratórias, como apneia, bem como limitações funcionais, e aumento em 40% de taxa de câncer na fase adulta.

Além de maior taxa de complicações em doenças como a Covid.

A obesidade não é só um desbalanço entre o que se come e que se gasta, precisamos acabar com o pensamento que o obeso é sem vergonha, pois come porcarias, porque é desleixado.

É preciso de uma vez por todas perder o preconceito, entender que na grande maioria dos casos existem fatores genéticos, que incluem mudanças que se iniciam desde o momento que o bebê está dentro da barriga da mãe, com alterações epigenéticas, que podem alterar a programação metabólica, endocrinológica e gerar propensão a ganho de peso, preferência por alimentos mais calóricos e até nível de saciedade diferente.

Existem problemas Psicológicos, algumas doenças e problemas como depressão, ansiedade, podem sim trazer consigo comportamentos alimentares inadequados.

Claro que erro alimentar contribui e muito com a obesidade, o consumo atual de alimentos hipercalóricos a tendência de porções enormes, muito açúcar, aumento de consumo de produtos processados e ultra processados, muitas vezes de mais fácil acesso e custo menor que alimentos mais saudáveis também influenciam no ganho ponderal.

A redução de atividades, uso excessivo de telas, computadores, jogos eletrônicos também favoreceram este desbalanço.

Então, devemos encarar a obesidade como uma doença, somos nós pais os responsáveis por dar bom exemplo, comer de forma adequada, balanceada, estimular uma relação saudável com a comida e uma rotina com atividades físicas diárias e ajudar no tratamento da criança, que deve ser sempre multifatorial

Com estímulo a hábitos alimentares saudáveis e atividade física apropriada a cada idade.

Redução do tempo de tela, acompanhamento com pediatra, endocrinologista, psicólogos e participação ativa dos familiares nas mudanças de hábitos e rotina da criança.

Então, podemos sim mudar esta realidade, precisamos conscientizar a todos que a mudança começa o quanto antes for possível, desde o útero, depois na amamentação e na primeira infância.

Por fim, cuidar e prevenir que uma criança seja obesa mudará o futuro da saúde mundial.


Se gostou desse post sobre o Setembro Laranja e o combate à obesidade infantil pelo Dr. Paulo Telles leia também: “Violência contra mulher: Como mudar essa história?” e “Qual o papel do Pai nos cuidados e criação das crianças?


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre o Dr. Paulo Nardy Telles (CRM 109556 | RQE 93689)

Instagram: @PauloTelles

Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

  • Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
  • Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
  • Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
  • Título de Especialista em Pediatria pela SBP
  • Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
  • Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
  • 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Crédito: Cortesia de Kampus Production

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Educação pensada e planejada! As 6 competências básicas de vida para ensinar aos filhos – Por Luiz Alberto Hanns

  Oi, meninas, Tudo bem? Quem nos acompanha aqui no blog viu que participamos de um projeto maravilhoso da marca CHAMBINHO, da...

13 Dicas de Presentes Maravilhosos para o Dia dos Pais

Quem está precisando de ideias para este Dia dos Pais? Selecionamos 13 dicas de presentes maravilhosos para comemorar a...

3 características de mães mentalmente fortes

  Olá, moms! Esses dias estava lendo alguns artigos na internet e um deles me chamou bastante a atenção. Quem o...

Lanches saudáveis e divertidos na lancheira das crianças!

  Oi, meninas! Muitas mães nos pedem para falarmos sobre o que levar na lancheira das crianças. Para ajudá-las, resolvi fazer...