terça-feira, 14 outubro, 2025

6 razões para a comida de verdade fazer parte da mesa da sua família!

Não é segredo nenhum que uma boa e balanceada alimentação é importante, mas sempre vale lembrar. Então, confira 6 razões para a comida de verdade fazer parte da mesa da sua família!

Just Real Moms Comida de Verdade Dra. Flavia Montanari Família

Oi, mamães e papais! Hoje vamos contar para vocês 6 razões para a comida de verdade fazer parte da mesa da sua família!

Temos trazido muitos posts referentes a uma boa alimentação, a importância do café da manhã, além de várias receitas fáceis de fazer em casa.

Hoje, a nossa colunista, Flavia Montanari – nutricionista, especializada em Nutrição Materno-Infantil, compartilha dicas preciosas, um quadro com classificação dos alimentos para facilitar a compreensão e ainda 2 receitas deliciosas!

Veja abaixo!


A alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes, é a escolha certa de alimentos para compor uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada. A regra de ouro é ter mais comida de verdade no seu prato e menos processados e ultraprocessados.

O primeiro passo é optar por alimentos in natura, que são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

Já os alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas.

Sendo assim, faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação, predominantemente de origem vegetal, por serem boas fontes de fibras.

Há, também, os produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias, por exemplo: óleos, gorduras, açúcar e sal.

Entretanto, estes produtos, devem ser consumidos moderadamente, já que contribuem para o aumento de peso e o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, quando consumidos em excesso e aliados a hábitos de vida não saudáveis.

Alimentos in natura tendem a se deteriorar muito rapidamente e esta é a principal razão para que sejam minimamente processados antes de sua aquisição.

Processos mínimos aumentam a duração dos alimentos in natura, preservando-os e tornando-os apropriados para armazenamento, e devido ao seu grau de processamento, existem os alimentos processados e os ultraprocessados.

Limite o consumo dos alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, já que são produtos fabricados com a adição de sal, açúcar, ou de outra substância de uso culinário a um alimento in natura ou minimamente processado com o objetivo de torná-los mais duráveis e mais agradáveis ao paladar.

Adicionalmente, evite o consumo dos alimentos ultraprocessados, devido a seus ingredientes serem nutricionalmente desbalanceados.

A fabricação de alimentos ultraprocessados, feita em geral por indústrias de grande porte, envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial, substâncias, estas que são sintetizadas em laboratório (aditivos alimentares).


Quadro 1: Classificação dos alimentos de acordo com o grau de processamento

Just Real Moms Comida de Verdade Dra. Flavia Montanari

Ter comida de verdade no nosso dia a dia parece fácil, mas sabemos o quanto é difícil diante da praticidade, facilidade e economia de tempo dos alimentos industrializados.

Isso por que a grande maioria dos ultra processados é consumida, ao longo do dia, substituindo alimentos como frutas, leite e água ou, nas refeições principais, no lugar de receitas caseiras, seja por crianças ou adultos.


Portanto, aqui, deixo as seis razões para se ter mais comida de verdade e assim podermos ter uma alimentação que contenha todos os nutrientes em quantidades adequadas e variada em qualidade:

#1 Leitura de rótulo nutricional: ao realizar a leitura de um rótulo, podemos comparar os produtos parecidos e optar por alimentos com os melhores valores nutricionais, como escolher, por exemplo, alimentos com maior teor de fibras e menor quantidade de calorias, gorduras totais, saturadas, trans, colesterol e sódio.

Sabendo fazer a interpretação e o entendimento correto dos rótulos, podemos optar por alimentos mais saudáveis e consequente melhoria de saúde e qualidade de vida. É importante saber fazer a leitura correta dos rótulos para sabermos exatamente o que estamos comprando, consumindo e oferecendo aos nossos filhos.

#2 Escolha de ingredientes inteligentes: sabendo fazer a leitura correta dos rótulos nutricionais, podemos escolher e comprar ingredientes com menos açúcar, sódio e gordura e mais fibras, para serem utilizados no nosso dia a dia.

#3 Receitas caseiras: preparando receitas caseiras, você saberá exatamente o que está sendo colocado no bolo do seu filho, por exemplo, sem aditivos e corantes, e com maior qualidade nutricional.

#4 Nutrição afetiva: quanto mais você cozinha para seu filho, mais ele lembrará de você… aquele bolo de fubá que você sente o cheiro, e lembra exatamente dos detalhes de quando era criança, de seus pais e avós ao redor da mesa… não tem preço que pague esta memória afetiva!

#5 Organização e economia de tempo: prepare as receitas um dia antes, ou aos finais de semana, com os ingredientes escolhidos corretamente a partir da leitura dos rótulos.

#6 Leve seu filho para a cozinha: quanto mais a criança tem contato com o alimento in natura (ou minimamente processado) mais contribuirá para seu hábito alimentar saudável.

 

Sabemos que somos “reféns” das indústrias alimentícias, mas com estas dicas podemos escolher e consumir melhores alimentos, estes que certamente serão comidas de verdade!

E hoje, deixo aqui para vocês, uma receitinha de verdade de molho de tomate. Além de super nutritiva, é um molho com ingredientes mais inteligentes, uma comida de verdade! Podemos usar para o molho da macarronada, para a pizza, para a carne de panela, etc…

Então, let’s cook?!!!


Molho de Tomate (de verdade) 

Ingredientes:

  • 2 kilos de tomate italiano sem pele e sem sementes cortado em cubos pequenos
  • 1 unidade (média) de cenoura ralada
  • 1 xícara (chá) de espinafre fatiado
  • 3 dentes (médios) de alho amassado
  • 1 unidade (média) de cebola cortada em cubos pequenos
  • 2 colheres (sopa) de manjericão fatiado
  • Quanto baste de caldo de carne caseiro coado
  • Quanto baste de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem

Modo de Preparo: Refogar a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescentar os tomates, a cenoura e o espinafre. Cobrir os ingredientes com o caldo de carne, cozinhar em fogo médio, e panela destampada até apurar. Acertar o sal e finalizar com manjericão.

Just Real Moms Comida de Verdade Dra. Flavia Montanari Molho de Tomate


Ah, para fazer o caldo caseiro de carne, segue a receitinha:

Caldo Caseiro de Carne

Ingredientes:

  • 1 kilo de paleta cortada em cubos grandes
  • 2 unidades de alho poró fatiado
  • 3 talos de salsão com folhas inteiras
  • 2 unidades (médias) de cenoura fatiada
  • 1 unidade (média) de cebola cortada em cubos médios
  • 4 dentes (médios) de alho amassado
  • 4 litros de água

Modo de Preparo: Em uma panela grande, colocar todos os ingredientes e cozinhar sem pressão até a carne ficar macia a ponto de desfiar (aproximadamente 2:30 horas). Este caldo você pode utilizar para preparar molho de tomate, caldos e sopas, cozinhar legumes, etc.

 

Por fim, gostou deste post, confira estes também: “10 dicas essenciais para a MELHOR introdução alimentar” e  “7 motivos para tomar o café da manhã, todos os dias!“.


Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p.
Crédito: Cortesia de August de Richelieu

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Dicas de viagem com o bebê!

  Olá, moms! Viajar com o bebê pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Algumas coisas (muitas, na verdade)...

Desconectando para conectar: Como ter mais conexão com o seu filho!

Nosso post de hoje é uma reflexão maravilhosa sobre como, ao desconectar, é possível criar muito mais conexão com...

10 ideias charmosas de lembrancinhas de maternidade

Oi, moms! Hoje eu trouxe 10 ideias charmosas de lembrancinhas de maternidade! No momento estou com várias amigas grávidas e...

Dica de Brincadeira: Contação de histórias com personagens articulados de papel!

Que criança não ama brincadeiras com personagens articulados de papel? Não apenas nossos filhos adoram, como nós adoramos também,...