É muito importante explicar que infertilidade masculina não está relacionada à virilidade! A pergunta que muitos homens podem ter – como saber se sou infértil – será abordada, junto com a questão de se há tratamento!
Oi Papais e Mamães! No post de hoje vamos falar quais os sinais que todo homem deve prestar atenção para a pergunta: Como saber se sou infértil?
Sabemos que a infertilidade masculina ainda é algo pouco falado e pouco questionado, mas é uma hipótese real e que certamente deve ser considerada.
Por muito tempo, mas muito tempo mesmo, quando um casal não conseguia engravidar, todos os olhos se viravam com compaixão para a mulher.
Porém, como estamos sempre trazendo assuntos para quebrar tabus, esse é certamente um dos grandes!
É muito importante explicar que infertilidade masculina não está relacionada à virilidade!
Esse talvez seja o maior impedimento para os homens se testarem e essa hipótese traz um sofrimento ainda maior para o casal, por causa dessa incompreensão.
Hoje, o Dr. Conrado Alvarenga da Clínica Vida Bem Vinda – especialistas em fertilidade, vai ajudar a responder essa pergunta: Como saber se sou infértil? E ainda, explicará se pode ser tratada!
Confiram!
De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos de infertilidade estão relacionados ao homem.
Mas, como saber se sou infértil?
Não é fácil nem simples ter sinais ou sintomas de infertilidade masculina. Muitas vezes não existe sintoma algum, mas, é necessário se atentar a alguns pontos, caso haja alguma dificuldade em engravidar.
Como saber se sou infértil?
Caso o casal esteja tentando engravidar há mais de 12 meses, mas não tenha obtido sucesso, é necessário procurar ajuda médica para realizar exames específicos de infertilidade.
Se a mulher apresentar idade superior a 35 anos, ambos devem fazer uma avaliação médica após seis meses de tentativa sem sucesso.
A infertilidade masculina pode ser causada por diversos fatores.
Embora, na maioria dos casos, ela seja assintomática, existem situações que colocam os homens em risco e podem ser um sinal de alerta, caso a gravidez não ocorra, como:
- contato com anabolizantes;
- consumo de drogas recreativas;
- alteração ao apalpar os testículos;
- se estiver muito acima do peso, com dificuldade em emagrecer;
- alteração no líquido da ejaculação;
- incômodo ou desconforto no testículo;
- histórico de alguma doença que pode atrapalhar a fertilidade;
- uso de imunossupressores;
- tratamento de câncer;
- cirurgia na região genital;
- contato ao longo da vida com produtos químicos que são tóxicos para os testículos.
Nessas situações, há cenários no passado ou sinais que podem servir de alerta para uma possível infertilidade.
Caso algum deles seja detectado e surja a dúvida “Como saber se sou infértil?”, é necessário procurar auxílio médico o quanto antes.
É possível tratar a infertilidade masculina?
A infertilidade masculina não significa a impossibilidade definitiva de ter filhos. O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de diversas técnicas e tratamentos.
Para identificar o caminho ideal a ser seguido, é necessária uma análise global do casal.
A infertilidade masculina pode ser tratada, em alguns casos, com medicações e melhora no estilo de vida ou tratamento cirúrgico, como no caso de varicoceles.
O que fazer quando o tratamento não funcionar?
Em casos raros, os problemas de fertilidade masculina não podem ser tratados.
Com isso, seu médico pode sugerir que você e sua parceira considerem procurar uma clínica, como a VidaBemVinda, para realizar o tratamento de Fertilização in Vitro (FIV), com o auxílio de um banco de esperma de um doador anônimo.
Por fim, para ler mais posts dos especialistas da Clínica Vida Bem Vinda, vejam: “Gestação Independente: Conheça Todos os Detalhes Importantes” e “Por que manter a saúde sexual é tão importante para o corpo?”
Fonte: Vida Bem Vinda – Clínica de Reprodução Humana
Escrito por: Dr. Conrado Alvarenga – CRM-SP 116.006 | Urologia | Andrologia e Infertilidade Masculina