Você sabia que filhos de óvulos doados podem ter características dos pais? O efeito epigenético pode fazer com que a mãe que gestou transfira características ao filho.
Você sabia que filhos de óvulos doados podem ter características dos pais? O efeito epigenético pode fazer com que a mãe que gestou transfira características ao filho.
O filho será meu? Uma pergunta que pode passar pela cabeça de uma mulher que recebeu a notícia que será preciso realizar tratamentos com óvulos doados para poder alcançar uma gravidez.
O número de mulheres que vivem esta realidade é muito maior do que você pode imaginar.
Apenas nos Estados Unidos são realizados mais de 20 mil ciclos de ovodoação por ano. Mas, apesar de ser cada vez mais comum, não costuma ser fácil receber a notícia de que o óvulo de outra mulher será necessário para ter um filho.
“Por isso, a forma como o tratamento é indicado e os cuidados emocionais com o casal são tão importantes quanto toda discussão técnica envolvida”, afirma o médico ginecologista especialista em reprodução humana, com experiência de mais de 10 anos na área, Dr. Davi Buttros.
A construção de uma aceitação plena para receber um óvulo doado virá de conversas esclarecedoras, diagnósticos precisos e individualização das condutas.
Tudo começa em saber se o tratamento com óvulos doados é realmente indicado ou apenas uma opção para trazer melhores resultados.
Poesia – Sentidos da Vida:
OVODOAÇÃO: INDICAÇÃO OU OPÇÃO?
A possibilidade de usar óvulos de uma doadora para alcançar uma gravidez pode gerar diferentes reações entre as mulheres.
Mulheres que se vêem sem nenhum horizonte para engravidar, porque já entraram na menopausa (falência ovariana), normalmente recebem esta notícia de forma mais otimista, pois acendemos novamente a esperança de poder gerar um filho.
Entretanto, mulheres que ainda possuem ciclos menstruais e alguma reserva ovariana, por menor que seja, vivem um grande dilema sobre qual caminho seguir: tratamentos com óvulos próprios e baixa probabilidade de resultados positivos ou tratamentos com óvulos doados que levariam a maior chance de gravidez.
Respostas precisas devem ser dadas ao casal para maior segurança na decisão tomada.
Três cuidados iniciais são fundamentais:
- Precisão no diagnóstico das causas de infertilidade;
- Avaliação minuciosa da reserva ovariana;
- Segurança em dizer quando o tratamento com óvulos doados é uma INDICAÇÃO, ou seja, não apenas uma opção para buscar melhores resultados, mas a única forma viável para buscar uma gravidez.
Existem casos em que há possibilidades positivas com óvulos próprios, porém, as menores probabilidades de sucesso fazem o médico pensar no tratamento com óvulos doados como OPÇÃO.
Poesia – Adoção:
Ninguém nasce querendo ter um filho com o gameta de outra pessoa.
Portanto, negar é sempre a primeira resposta, até que a vida mostre o contrário. Por isso, muito cuidado com respostas imediatas.
Dizer um rápido SIM ou NÃO, pode ser apenas uma reação reflexa em uma conversa geralmente difícil. A decisão deve ser trabalhada e muito bem pensada.
Na grande maioria das vezes, as doadoras de óvulos são mulheres que também enfrentam o drama da infertilidade e que precisam de ajuda para poder realizar sua Fertilização in Vitro (FIV).
Essa ajuda geralmente vem da receptora com a divisão dos custos do tratamento, permitindo que o casal doador consiga efetivamente realizá-lo.
Os óvulos produzidos no tratamento são divididos e oferecidos à receptora e fertilizados com os espermatozoides de seus respectivos parceiros.
O anonimato entre as partes é exigido por lei no Brasil. A doadora não saberá quem recebeu seus óvulos e receptora não terá nenhuma informação sobre a identidade de quem doou.
Poesia – Para os que pensam em parar:
Os especialistas que cuidam do caso buscam características físicas semelhantes entre doadora e receptora. Tipo sanguíneo, cor da pele, cabelos e olhos são as metas iniciais no pareamento.
Uma pergunta costuma permear os pensamentos das famílias: o maior objetivo é a busca pela maternidade ou o julgamento social da semelhança com os pais?
Mesmo filhos com óvulos próprios podem ter características diferentes dos pais.
Se pensarmos que este tratamento deve ser considerado para mulheres que discutem a adoção como alternativa para ter um filho, ficará mais fácil de entender que o objetivo real é a busca pela maternidade e o amor incondicional por uma criança, independente das características físicas que venha a ter.
O óvulo doado carrega a genética da doadora. Por isso há um cuidado com a seleção das doadoras com características físicas mínimas para poderem ser pareadas com uma receptora.
Poesia – Tratamento com óvulos doados:
Entretanto, existe um conhecido e interessante EFEITO EPIGENÉTICO.
A gestação é capaz de “ligar” ou “desligar” os genes do bebê em formação e, desta forma, gerar uma criança com características emocionais, comportamentais e até mesmo físicas diferentes, caso tivesse sido concebida no útero da doadora.
“A receptora é a importante maestra na determinação das características do seu filho”, conclui o especialista Dr. Davi Buttros.
Dr. Davi acaba de lançar o livro “Sentidos da vida: A busca pela maternidade nos limites da vida reprodutiva”, trazendo este e outros assuntos relacionados aos caminhos que podem levar à maternidade.
Sobre o Livro: “Sentidos da Vida”
Livro traz esperança para mulheres que buscam a maternidade.
Muitos são os casais que, no limite da vida reprodutiva, ainda lutam para aumentar a família. Um desafio que exige cuidado especializado e orientações precisas para que possam encontrar o melhor caminho rumo à maternidade.
O médico especialista em reprodução humana, Dr. Davi Buttros, acaba de lançar o livro “Sentidos da Vida”, disponível para aquisição através do site www.sentidosdavida.com.br.
Este livro tem o propósito de trazer “SENTIDOS” com um texto informativo e poético, além de ser um guia detalhado sobre as diferentes maneiras de prosseguir na jornada rumo à maternidade/paternidade.
Especialmente escrito para mulheres de idade avançada ou baixa reserva ovariana que enfrentam o drama da infertilidade, a obra traz muito conhecimento científico, com um tempero de poesia, para que o leitor conheça “Os cinco sentidos” que poderão conduzir sua busca.
Conteúdo, orientação, esperança e inspiração serão luz para quem busca no FILHO o sentido da vida.
Principais abordagens do livro:
- A busca pela maternidade de mulheres com idade avançada ou com baixa reserva ovariana.
- Os riscos e os cuidados que a idade impõe para quem ainda deseja engravidar.
- Trazer clareza e conhecimento amplo sobre temas pouco discutidos como tratamentos com óvulos doados e adoção.
- Preservação da fertilidade de mulheres que optaram por engravidar mais tarde.
Sobre o Autor: Dr. Davi Buttros
Especialista em Reprodução Humana há 10 anos e especialmente dedicado ao trabalho com mulheres de idade avançada e baixa reserva ovariana.
Com a sensibilidade de quem entende a importância de um filho na vida de um casal, Dr. Davi une sua experiência internacional no assunto ao compromisso de auxiliar todos aqueles que procuram ou oferecem ajuda.
Redes sociais: Instagram @dr.davibuttros / Facebook @drdavibuttros
Veja também, outros posts relacionados a Infertilidade.